Na tarde deste domingo (28), Internacional x Bahia duelaram no gramado do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre; em jogo válido pela 8ª rodada do Brasileirão Série A 2023.
O Colorado gaúcho venceu o Esquadrão baiano pelo placar de 2 x 0. Por fim, os gols que deram números ao placar foram marcados por Johnny e Wanderson, pelo Internacional.
Índice
Assista aos melhores momentos de Internacional x Bahia
1º tempo: O Bahia acerta uma bola na trave
O jogo começou bastante disputado, mas foram os visitantes que se lançam ao ataque. Nos primeiros minutos, o Internacional conseguiu adiantar sua marcação, e segurou o ímpeto do Bahia. O jogo seguiu um pouco truncado, pois o time Colorado deixava a equipe Tricolor com a posse de bola, e tentava usar o contra-ataque.
Apesar da boa estratégia colorada, o Bahia não caiu na armadilha do Internacional. Seguiu mais agudo e pressionando os donos da casa, que ficaram acuados e não conseguiam trabalhar a bola, mesmo jogando em seu reduto.
A partir dos primeiros 15 minutos, o Inter relaxou um pouco a marcação, no intuito de tentar recuperar a posse de bola para ameaçar o adversário. Entretanto, quem assusta foi o Bahia, que meteu uma bola na trave com Biel aos 16′ da etapa inicial.
O Internacional carecia de chances no ataque. Numa oportunidade isolada, por volta dos 26′, o jovem Alemão desperdiçou a oportunidade, e a torcida colorada se lamenta nas arquibancadas.
Do lado do Bahia, o time seguiu muito bem em campo: atacando pelas laterais (destaque para as investidas de Vitor Jacaré) e oferecendo perigo aos Colorados. Assim o Esquadrão teve boas oportunidades aos 22′, 34′ e 36′; mas pecou na hora das finalizações.
Apesar do Inter recuperar boa parte da posse de bola nos minutos finais da etapa inicial, a equipe sofreu com pouca criatividade no meio-campo. Além disso, a marcação do Bahia seguiu bastante aplicada, sem dar muito espaço para os donos da casa.
Por fim, o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães finalizou o primeiro tempo com a igualdade estampada no Beira-Rio: 0 x 0 na etapa inicial.
2º tempo: Internacional reage
No retorno do vestiário, o Internacional fez alterações no seu elenco. O técnico Mano Menezes trocou Alemão e Thauan Lara por Wanderson e Renê. Assim, o treinador colorado mudou a referência ofensiva e procurou conter o jogo perigoso dos oponentes pelas laterais.
O pensamento de Mano Menezes deu certo: em jogada pela lateral com Renê, o Inter chegou ao ataque pela linha de fundo. Após o cruzamento para a área, o leve desvio de Pedro Henrique ajeitou para Johnny encher o pé e abrir o placar, sem chances para a defesa do goleiro Marcos Felipe, do Bahia.
Assim, o Inter fez 1 x 0 aos quatro minutos da etapa complementar, e resolveu se fechar para jogar no contra-ataque. Com um elenco cansado por conta da logística da disputa da Libertadores, os Colorados tentaram dosar a intensidade em campo. O Bahia, por sua vez, não se abateu e seguiu pressionando. Dessa vez, o Tricolor foi para cima em busca do empate.
O técnico português Renato Paiva percebeu o desgaste dos adversários e resolveu explorar essa fraqueza: trocou Chávez por Ryan e David Duarte por Ademir. Assim, dava mais dinamismo para o ataque tricolor; e um parceiro de jogadas ofensivas para Jacaré.
Dito isso, os visitantes realmente melhoraram em campo. Assim, o Bahia explorou bastante as pontas do seu ataque, com Ademir e Jacaré dando bastante trabalho aos defensores colorados. Escanteios perigosos rondaram a área colorada.
Mano Menezes sentiu o perigo e viu que não poderia abdicar do ataque. Assim, colocou Luiz Adriano, descansado, no lugar de Pedro Henrique.
Os visitantes não se abalaram, e foram para cima do Inter. Sob muitas vaias da torcida colorada, o Bahia atacava e pressionava o Inter na metade da etapa complementar. Exausto, Rômulo desabou em campo e obrigou Mano Menezes a colocar Igor Gomes em seu lugar.
Aos 34′, o Bahia quase empatou num escanteio perigoso. Antes disso, o goleiro John salvou a meta do Internacional numa bela defesa, e sentiu o alívio dos colegas Colorados em campo. O goleiro do Inter aproveitou para deitar no gramado e receber atendimento médico.
Após o reinício da partida, o Bahia seguiu pressionando o Inter, que se defendia como podia na reta final da partida.
Aos 39′ da etapa complementar, um susto em campo: Luiz Adriano desmaiou após um grave choque de cabeça com o defensor Victor Hugo, do Bahia, numa bola dividida. O atacante do Internacional foi rapidamente atendido e saiu meio desorientado de campo. Em seu lugar, Mano Menezes colocou Lucca, já por volta dos 43′ da etapa final.
Já nos acréscimos, o goleiro John voltou a salvar o Internacional em mais duas oportunidades, após as finalizações de Biel e de Ademir, pelo Bahia.
No apagar das luzes, o Inter sela sua vitória. Aos 54′ da etapa final, o time colorado aproveitou o contra-ataque iniciado nos pés de Lucca. Assim, Wanderson colocou a bola no fundo das redes adversárias, e deu números finais ao placar do jogo.
Apesar da pressão nos minutos finais da partida, o Esquadrão não conseguiu empatar, e o Colorado selou de vez a vitória em casa. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães finalizou a partida aos 55′ do 2º tempo, com o placar final de 2 x 0 para o Internacional.
https://twitter.com/SCInternacional/status/1662928760742592515?s=20
Internacional x Bahia – E agora?
Com o placar de 2 x 0, Internacional somou três pontos nesta 8ª rodada do Brasileirão Série A. Dessa forma, o Internacional ocupa o 12º lugar na tabela, com 10 pontos conquistados; enquanto o Bahia segue com os mesmos sete pontos, e ocupa a 16ª posição na classificação.
Após o duelo de hoje, as equipes voltam seus olhares para seus próximos jogos nesta temporada de 2023.
O Internacional terá compromisso nas oitavas de final da Copa do Brasil. Dessa forma, o Inter recebe o América-MG no Beira Rio na próxima quarta-feira (31), no jogo de volta em Porto Alegre. O jogo está marcado para as 21h30 (horário de Brasília).
Por sua vez, o Bahia recebe o Santos também pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Assim, o duelo acontece também na quarta-feira (31) , mas um pouco mais cedo, às 19h (horário de Brasília).