Inter: retrospecto negativo na altitude ameaça sonho do tricampeonato

Inter vai à La Paz com a missão de voltar com um resultado reversível em Porto Alegre, onde superou o River Plate nas oitavas de final da Libertadores

Nesta terça-feira (22), o Inter tem um grande desafio pela frente. Isso porque o Colorado encara o Bolívar-BOL, em La Paz, com uma diferença de 3.625 m de altura em relação ao nível do mar. O jogo de ida pelas quartas de final da Copa Libertadores acontece no Estádio Hernando Siles, às 19h (horário de Brasília).

Para alcançar o principal objetivo do time comandado por Eduardo Coudet, o tricampeonato continental, um bom resultado na altitude é fundamental para a classificação às semifinais. Mas tanto o retrospecto do Inter quanto os últimos jogos do adversário em casa não são animadores para os torcedores colorados, que dividem opiniões entre esperanças e conformidade com a sua adversa.

Retrospecto do Inter na altitude preocupa

O Colorado venceu apenas uma vez na altitude. O jogo acontece pela Libertadores de 2011, quando o time gaúcho venceu o Jorge Wilstermann por 4 a 1, a 2.570 metros acima do nível. Além disso, o Inter disputou outras seis partidas, com três empates e três derrotas.

Quatro dessas partidas foram em La Paz, capital boliviana. Mesmo que seja a primeira oportunidade que as duas equipes se enfrentem, o Internacional disputou todas as suas partidas no mesmo estádio do confronto desta noite e não marca gols desde a vitória inédita.

As partidas do Inter em La Paz

  • Jorge Wilstermann 1 x 4 Internacional – fase de grupos da Libertadores de 2011;
  • The Strongest 1 x 1 Internacional – fase de grupos da Libertadores de 2012;
  • The Strongest 3 x 1 – fase de grupos da Libertadores de 2015;
  • Always Ready 2 x 0 Internacional – fase de grupos da Libertadores de 2021.

Não é só a altitude…

Magrão é um dos homens do futebol colorado, cuidando da transição entre diretores e jogadores do time gaúcho. O ex-atleta é lembrado pela sua garra dentro de campo e, segundo a experiência dele, campeão da Libertadores em 2010 com o clube, a preocupação do Inter não deve ser apenas a altitude.

“Além da altitude, é a qualidade do time. Pensamos na altitude e também no bom time do Bolívar. Não é um time desconhecido. Está entre os oito melhores. Temos de tomar muito cuidado, não só com a altitude, mas com a qualidade deles”, disse.

Prova disso é a atual campanha do Bolívar nas últimas 10 partidas jogando em casa, um dos grandes motivos da equipe figurar nas quartas de final da Copa Libertadores.

Nos últimos 10 jogos, o Tigre Boliviano está invicto: venceu sete partidas e empatou outras três. Entre os adversários derrotados na altitude estão o Palmeiras (a única derrota do time de Abel Ferreira nesta Libertadores) e o Athletico-PR, eliminado na última fase pelo Bolívar.

Quando será o jogo de volta entre Inter x Bolívar?

O duelo que decide quem avançará para as semifinais da Copa Libertadores de 2023 acontece na próxima terça-feira (29), também às 19h (horário de Brasília), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Quem avançar entre Inter e Bolívar encara Fluminense ou Olímpia, do Paraguai, na próxima fase, em função de estarem do mesmo lado da chave. Os jogos de ida estão marcados para a semana do dia 25 de setembro, enquanto a volta está programada para a semana do dia 2 de outubro.

Próximos jogos do Inter

Flamengo x Internacional – Brasileirão 2023 – Maracanã – sábado (26), às 18h30 (horário de Brasília);

Internacional x Bolívar-BOL – Libertadores 2023 – Porto Alegre-RS  – terça-feira (29), às 19h (horário de Brasília);

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.