Na última terça-feira (4), a fase de grupos da Copa Libertadores 2023 teve início. Aproveitando o clima deste começo de competição, a Betfair decidiu usar a ferramenta de inteligência artificial ‘ChatGPT' para obter a resposta de um simples, porém trabalhoso questionamento: qual é o melhor time da história do torneio continental? Com isso, o programa apresentou o 11 ideal, sendo quatro deles brasileiros, e um quinto, que atuou no Brasil. Confira a lista abaixo!
Confira a ‘escalação' ideal da história da Libertadores
Goleiro – Rogério Ceni
Ídolo eterno da história do São Paulo, Rogério Ceni foi apontado como o melhor goleiro. Bicampeão da Copa Libertadores (1993 e 2005), o camisa 1 disputou 11 torneios continentais pelo Tricolor e é o maior artilheiro do clube na competição mais importante da América do Sul, com 14 gols marcados. Referência técnica, o arqueiro foi durante anos o capitão e principal líder da equipe do Morumbi dentro de campo. Atualmente é técnico do time.
Zagueiros – Gamarra e Roberto Ayala
No miolo de zaga os selecionados pela ferramenta foram: Gamarra e Roberto Ayala. O primeiro defendeu Cerro Porteño, Corinthians, Flamengo e Internacional e é tido como um dos principais zagueiros sul-americanos da história. Atuou pela Seleção Paraguaia na Copa do Mundo de 1998 em quatro jogos e não cometeu sequer uma falta. O segundo citado, por sua vez, é argentino, disputou as Libertadores de 1994 e 1995 pelo River Plate e foi semifinalista em sua última participação na competição.
https://www.youtube.com/watch?v=dmtCorg9y40
Laterais – Cafu e Roberto Carlos
Nas laterais, a histórica dupla pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2022: Cafu e Roberto Carlos. O lateral-direito foi bicampeão da Libertadores (1992 e 1993) com o São Paulo, já seu parceiro defendeu as cores de Corinthians e Palmeiras no torneio continental.
Meias – Carlos Valderrama, Enzo Francescoli e Riquelme
Para o meio-campo, o primeiro selecionado foi o colombiano Carlos Valderrama, ex-Júnior Barranquilla e Deportivo Cali. Típico camisa 10 das antigas, o jogador era bastante criativo e tinha boa visão de jogo. O uruguaio Enzo Francescoli, campeão da Libertadores em 1996 pelo River Plate e eleito duas vezes o melhor futebolista sul-americano completa o setor ao lado do histórico e gigante Riquelme, argentino tricampeão pelo Boca Juniors e Bola de Ouro da competição nos anos de 2000, 2001 e 2007.
Atacantes – Mário Kempes, Fernando Morena e Pelé
Campeão do Mundo pela Seleção Argentina em 1978, Mário Kempes é o primeiro nome do ataque selecionado. Apesar de não ter vencido a Libertadores, teve boas atuações no torneio defendendo River Plate e Rosário Central. O uruguaio Fernando Morena, que alcançou a Glória Eterna em 1982 pelo Peñarol e foi três vezes artilheiro da competição é outro atleta da lista.
Para fechar a seleção história da Copa Libertadores, ninguém menos do que o Rei Pelé. Maior jogador de futebol de todos os tempos, o ídolo mundial foi bicampeão do torneio continental em 1962 e 1963 com o Santos. Defendendo a Seleção Brasileira, levantou a taça da Copa do Mundo três vezes (1958, 1962 e 1970).





