Com estreia marcada para o próximo dia seis de abril, o torcedor do Massa Bruta já pode analisar os adversários do grupo do RB Bragantino na Sul-Americana 2023. O Toro Loko está na chave C da competição ao lado do Tacuary, do Paraguai, que inclusive é o primeiro compromisso do time de Bragança Paulista, Oriente Petrolero, da Bolívia, e do Estudiantes de La Plata, time que esteve no grupo do Braga na Copa Libertadores da temporada passada.
Eliminado do Paulistão pelo Água Santa na fase semifinal, e na Copa do Brasil pelo Ypiranga de Erechim, o torcedor do RB Bragantino espera uma reação do time no restante da temporada, e aposta na disputa da Sul-Americana para tentar conquistar um título em 2023.
Confira o grupo do RB Bragantino na Sul-Americana 2023
ESTAMOS NO GRUPO C DA @SudamericanaBR.
O Red Bull Bragantino vai enfrentar o Estudiantes-ARG, Oriente Petrolero-BOL e o Tacuary-PAR na fase de grupos da competição. #VamosBraga #GrandeConquista #RedBullBragantino pic.twitter.com/Wt1D1aG67u
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) March 28, 2023
Índice
Conheça em detalhes o grupo do RB Bragantino na Sul-Americana 2023
Oriente Petrolero – Bolívia
Atual 8º colocado do Campeonato Boliviano com oito pontos ganhos, o Oriente Petrolero chega para esta Sul-Americana em fase regular na temporada. Até aqui no campeonato nacional, o time conquistou duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
Na última partida, o time Albiverde empatou em 1 x 1 diante do Real Tomayapo. O time boliviano joga na cidade de Santa Cruz de la Sierra, cidade a 400 metros acima do nível do mar, o que não gera problemas em relação à altitude e o seu estádio é o Ramón Tahuichi Aguilera.
Seu treinador é Erwin Sánchez, o “ Platini Boliviano” lendário jogador da seleção boliviana, que esteve junto ao plantel de ouro da história do país, que conseguiu se classificar para a Copa do Mundo dos Estados unidos em 1994, única participação da Bolívia na história dos mundiais.
Seus principais reforços para a temporada foram os centroavante Henry Vaca, contratado do The Strongest, o meia Cristian Álvarez, que chegou do Nacional de Potosí, Erwin Sánchez, meio-campista vindo do Blooming, e que tem o mesmo nome do treinador do time. Em relação aos destaques do time atual, o Oriente Petrolero conta com um velho conhecido da torcida palmeirense no comando de ataque.
Jonathan Cristaldo, atacante que esteve no Palmeiras entre 2014 e 2016, é a referência no ataque do time albiverde, que também conta com as assistências de Cristian Álvarez, recém chegado, e que já é uma das principais peças da equipe.
Tacuary – Paraguai
Primeiro adversário do RB Bragantino na Copa Sul-Americana, o Tacuary é teoricamente o time mais fraco do grupo. O time é o último colocado na fase Apertura do Campeonato Paraguaio com apqnas quatro pontos em nove jogos disputados. O time tem apenas uma vitória, um empate e sete derrotas na competição.
Na última rodada do campeonato nacional, mais um revés, desta vez para o Sportivo Luqueño, fora de casa, pelo placar de 2 x 0. Para chegar até a fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Tacuary eliminou o General Caballero nas cobranças de pênaltis, após empate de 2 x 2 no tempo normal.
Carlos Paredes, emblemática figura do futebol paraguaio, é o treinador do Tacuary. Ele vestiu a camisa da seleção paraguaia entre 1998 e 2008, disputando 74 jogos, marcando 10 gols e disputando as Copas de 1998, 2002 e 2006.
O técnico de 46 anos tem a sua disposição no seu elenco algumas peças conhecidas do futebol brasileiro como os atacantes Patrick e Edson Cariús, que estava na Portuguesa-RJ, além do zagueiro Igor Ribeiro, que tem passagens pelo Gama e Ceilândia, e Valdeci, meio-campista que já defendeu o Ferroviário do Ceará e o Coritiba.
Estudiantes de La Plata – Argentina
De longe, o time mais tradicional e o que provavelmente dará mais trabalho ao RB Bragantino na fase de grupos da Sul-Americana 2023. Na temporada passada os dois time se enfrentaram na fase de grupos e o Massa Bruta não conseguiu sequer pontuar diante dos argentinos. Em dois jogos, duas derrotas, 1 x 0 em Bragança Paulista e 2 x 0 jogando em Mar del Plata.
Tetracampeão da Libertadores, tradição em competições continentais é o que não falta ao time treinado por Eduardo Domínguez, que chegou ao time neste mês de março após a saída de Ricardo Zielinski. O começo de temporada do Estudiantes não é nada promissor, o time é o 23º colocado na Campeonato Argentino com oito pontos ganhos em oito jogos, são duas vitórias, dois empates e quatro derrotas.
Entre os destaques do time, um velho conhecido da torcida corintiana, o centroavante Mauro Boselli, que já tem três gols marcados na temporada, e que é ídolo da torcida do Estudiantes. Na última conquista do time de Mar del Plata da Libertadores, ele marcou o gol do título na grande final diante do Cruzeiro em 2009.
Além dele, Santiago Ascacíbar, volante que chegou esta temporada do Hertha Berlim, da Alemanha e Matías Godoy, atacante que chegou do Argentinos Jrs, são outros jogadores que prometem dar muito trabalho ao Massa Bruta nesta primeira fase.
Calendário do RB Bragantino na Sul-Americana 2023
- Tacuary x RB Bragantino – 1ª rodada – 06/04 – 21h
- RB Bragantino x Oriente Petrolero – 2ª rodada – 18/04 – 19h
- RB Bragantino x Estudiantes – 3ª rodada – 02/05 – 21h
- Oriente Petrolero x RB Bragantino– 4ª rodada – 25/05 – 21h
- Estudiantes x RB Bragantino – 5ª rodada – 07/06 – 21h
- RB Bragantino x Tacuary – 6ª rodada – 28/06 – 19h
Foto destaque: Rafael Moreira/IconSport