Grupo do Goiás na Sul-Americana 2023: argentino, altitude e tradição

Na última segunda-feira (27), o torcedor Esmeraldino conheceu o grupo do Goiás na Sul-Americana 2023. E o resultado do sorteio não foi nada animador para o time do Centro-Oeste brasileiro, isso porque, o time treinado por Guto Ferreira está no Grupo G da competição, ao lado de nada mais nada menos do que Independiente Santa Fé, da Colômbia, Gimnasia y Esgrima, da Argentina, e o Universitário, do Peru.

O Verdão volta a disputar a Copa Sul-Americana após dois anos. Em 2020 o time foi eliminado ainda na primeira fase da competição, pelo time do Sol de América do Paraguai. A estreia do Goiás na Sul-Americana 2023 acontece no próximo dia 4 de abril, às 19h (horário de Brasília), diante do Independiente Santa Fé, no Estádio da Serrinha, em Goiânia.

Confira o grupo do Goiás na Sul-Americana 2023

https://twitter.com/Sudamericana/status/1640526188803235841

Conheça em detalhes o grupo do Goiás na Sul-Americana 2023

Independiente Santa Fé – Colômbia

Fundado em 28 de fevereiro de 1941, o Independiente Santa Fé tem sede na capital colombiana, a cidade de Bogotá. Seu estádio é o El Campín e o time já faturou a Copa Sul-Americana em 2015, quando venceu o Huracán, da Argentina na grande decisão. Naquela edição, um dos artilheiros foi o atacante do Santa Fé, Wilson Morelo, que anotou cinco gols no torneio.

O Santa Fé tem nove títulos colombianos, a última conquistado em 2016. Em 2023, o time não faz uma boa campanha e ocupa a modesta 8ª colocação da competição. Seu técnico é Harold Rivera, de 52 anos, treinador que iniciou sua trajetória profissional no clube em 2019, saiu em 2020 , e voltou em 2022.

A novidade para a disputa da Copa Sul-Americana deste ano é o retorno de Wilson Morelo, que voltou ao Independiente Santa Fé após passagens pelo Pachuca, do México, e Colón, da Argentina. Morelo se reintegrou ao time colombiano na temporada passada.

 Gimnasia y Esgrima – Argentina

Time tradicional e centenário do futebol argentino, o Gimnasia y Esgrima tem 135 anos de história, e está entre os clubes mais antigos da história do cenário local.

O Gimnasia foi um clube fundado inicialmente para a prática de outras modalidades, com foco maior na ginástica e também na esgrima, como o próprio nome do time mostra, com o passar do tempo e a popularização do esporte bretão, o futebol foi incorporado à seu grupo de esportes.

Sua casa é o Estádio do Bosque, localizado na cidade de La Plata. Atualmente, o Giminasia y Esgrima não vem nada bem no Campeonaro Argentino, e ocupa a 24ª colocação da competição. Em oito jogos, o time conquistou apenas duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Na última rodada da competição, o time venceu o Estudiantes de La Plata, no clássico regional, pelo placar de 2 x 1.

Na Copa Sul-Americana, o time soma quatro participações, sendo as melhores delas quando chegou às quartas de final em 2002 e também em 2006. Sebástian Romero é o treinador do time que chegou a ser comandado por Diego Maradona, inclusive, sendo o último time que El Pibe comandou em sua carreira.

 

Universitario – Peru

O atual líder do Campeonato Peruano promete ser o adversário mais difícil do Goiás na primeira fase da Copa Sul-Americana. Treinado pelo uruguaio Jorge Fossati, que já treinou o Internacional e também a seleção do Uruguai, o Universitário é um dos clubes de maior tradição do futebol nacional, tendo vencido a liga local por 26 vezes.

Nos anos 70, o time chegou até a final da Copa Libertadores, quando disputou a a decisão contra o Independiente da Argentina em 1972.

Seu estádio é o tradicional Monumental de Lima, palco da final da Libertadores de 2019, quando o Flamengo de Jorge Jesus, venceu o River Plate de virada pelo placar de 2 x 1.

No Campeonato Peruano da atual temporada, o time divida a liderança com outros dois times que disputam a Libertadores de 2023, o Allianza Lima e o Sporting Cristal. O Universitário tem os mesmos 15 pontos dos seus adversários e está na frente por conta do número de vitórias. Em oito jogos, o time conquistou cinco vitórias e três derrotas.

Calendário do Goiás na Sul-Americana 2023

  • Goiás x Independiente Santa Fé – 1ª rodada – 04/04 – 19h
  • Universitário x Goiás – 2ª rodada – 20/04 – 23h
  • Gimnasia y Esgrima x Goiás – 3ª rodada – 04/05 – 19h
  • Goiás x Universitário– 4ª rodada – 23/05 – 19h
  • Goiás x Gimnasia y Esgrima – 5ª rodada – 08/06 – 19h
  • Independiente Santa Fé x Goiás – 6ª rodada – 28/06 – 23h

Foto destaque: Isabela Azine/IconSport

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.