Acabou o sonho continental do Fortaleza, pelo menos por agora. A equipe de Juan Pablo Vojvoda perdeu por 3 a 0 para o Estudiantes, em La Plata e está eliminada da Libertadores da América.
Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que o confronto já era difícil desde que o sorteio o definiu. O Estudiantes fez uma excelente fase de grupos e despachou o Red Bull Bragantino na primeira fase.
Além disso, o time argentino é dos mais difíceis de encarar entre os não brasileiros. Experiente, forte fisicamente, com bom jogo aéreo e com uma atmosfera hostil contra os adversários no seu estádio, recém reformado.
Por outro lado, o Fortaleza jogava sua primeira Libertadores. A situação crítica no início de Brasileirão não permite ao time de Vojvoda negociar resultados.
Desse modo, o elenco do Leão do Pici á exigido dia após dia, em um nível de pressão enorme.
Fora da Libertadores, Fortaleza precisa se salvar no Brasileirão
Outrossim, devemos afirmar que o Fortaleza cumpriu bem seu papel na Libertadores 2022. Fez bons jogos contra River Plate, Estudiantes e Colo-Colo, os dois primeiros em casa e o último fora.
Entretanto, agora é hora de voltar para a realidade de um clube em ascensão. O time é o lanterna do Campeonato Brasileiro e encara o Palmeiras, líder do torneio, no próximo domingo (10).
O Leão do Pici precisa estar atento para não repetir o roteiro do Sport em 2009. O time pernambucano foi à Libertadores da América, caiu nas oitavas de final e não conseguiu se recuperar no Brasileirão, caindo para a Série B.
Outro ponto a ser considerado é o que a diretoria pretende fazer a respeito de uma possível continuidade de Vojvoda. Acredito e defendo que o trabalho seja mantido, mas caso a má fase seja mantida, já sabemos para quem a corda arrebenta primeiro.
Finalmente, o Tricolor de Aço tem totais condições de voltar à Libertadores em breve, contudo deve focar todas as suas forças em permanecer na Série A para 2023, a fim de não interromper seu crescimento, que ocorre desde 2017.
Foto Destaque: Felipe Cruz / Fortaleza EC





