Fluminense desafia péssimo retrospecto recente contra o Atlético-MG para ‘driblar’ crise

Após começo de temporada avassalador, com direito a bicampeonato carioca em cima do maior rival Flamengo e largada expressiva na fase de grupos da Libertadores, o Fluminense parece ter perdido o gás. A equipe comandada por Fernando Diniz caiu de produção, sofreu derrotas consecutivas e acabou eliminada da Copa do Brasil ainda nas oitavas de final. Sofrendo forte pressão, o Tricolor terá de superar um adversário indigesto no próximo compromisso pelo Brasileirão: o Atlético-MG. O time das Laranjeiras desafia o péssimo retrospecto recente contra o Galo para tentar espantar a má fase.

Em virtude do fechamento do Maracanã para reparos no gramado, a partida entre Fluminense x Atlético-MG, válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, será realizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. A torcida tricolor, desconfiada e insatisfeita com o time, não deve comparecer em grande número para o confronto. Além da má fase e do ambiente de crise, o clube das Laranjeiras, como citado, precisará superar um algoz, que recentemente tem atrapalhado bastante a vida da equipe carioca.

Retrospecto recente entre Fluminense x Atlético-MG

De 2019 para cá, Fluminense e Atlético-MG se enfrentaram 10 vezes. O Galo leva larga vantagem, já que venceu metade desses jogos (5). O Tricolor triunfou em apenas uma oportunidade, quando bateu o Alvinegro por 5 x 3 no 1º turno do Brasileirão de 2022. Neste recorde, houveram ainda quatro empates entre as equipes. No quesito ‘gols marcados', os mineiros também levam a melhor sobre os cariocas: 15 bolas na rede contra 11.

O último embate entre Atlético-MG e Fluminense ocorreu em outubro de 2022. Na ocasião, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Galo contou com dois gols de Hulk e venceu o Tricolor por 2 x 0, na Arena Independência. Cuca comandava o Alvinegro, enquanto Fernando Diniz (atual técnico) já estava à frente do time carioca.

Confira os últimos 10 jogos entre Fluminense x Atlético-MG

  • Atlético-MG 2 x 0 Fluminense (Brasileirão 2022)
  • Fluminense 5 x 3 Atlético-MG (Brasileirão 2022)
  • Atlético-MG 2 x 1 Fluminense (Brasileirão 2021)
  • Atlético-MG 1 x 0 Fluminense (Copa do Brasil 2021)
  • Fluminense 1 x 2 Atlético-MG (Copa do Brasil 2021)
  • Fluminense 1 x 1 Atlético-MG (Brasileirão 2021)
  • Fluminense 0 x 0 Atlético-MG (Brasileirão 2020)
  • Atlético-MG 1 x 1 Fluminense (Brasileirão 2020)
  • Fluminense 1 x 1 Atlético-MG (Brasileirão 2019)
  • Atlético-MG 2 x 1 Fluminense (Brasileirão 2019)

Como chegam Fluminense e Atlético-MG para a partida?

Eliminado nas oitavas da Copa do Brasil pelo Flamengo, o Fluminense acumula resultados negativos consecutivos recentemente. Nos últimos oito jogos na temporada, o Tricolor perdeu cinco, empatou dois e venceu apenas um. Com 17 pontos conquistados, o time de Fernando Diniz está na 5ª colocação do Campeonato Brasileiro. Já na Libertadores, os cariocas lideram o Grupo D e precisam de um triunfo simples na 6ª e última rodada diante do Sporting Cristal para avançarem às oitavas de final na ponta da tabela.

O Atlético-MG também vive dias turbulentos. Após o empate em 1 x 1 diante do Red Bull Bragantino, o técnico Eduardo Coudet pediu para sair e se despediu dos jogadores ainda no vestiário do Mineirão. Na última sexta-feira (16), Luiz Felipe Scolari foi anunciado como novo treinador e a tendência é que faça sua estreia contra o Fluminense. Eliminado nas oitavas da Copa do Brasil pelo Corinthians, o Galo é o vice-líder do Grupo G da Libertadores e ocupa o 4º lugar no Brasileirão.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.