Flamengo: novo preparador físico treinou jogadores em deserto para sair da ‘zona de conforto’

Quando estava no México, Nicolás Maidana colocou atletas para treinar em meio a Dunas de Bilbao

Com a saída de Pablo Fernández, que agrediu Pedro com um soco no vestiário do Flamengo, o uruguaio Nicolás Maidana foi o escolhido para assumir a função. Considerados ‘diferentes’, os métodos do profissional enquanto trabalhava em uma equipe do México chamaram a atenção do torcedor rubro-negro nas redes sociais.

Em dezembro de 2022, antes da temporada iniciar no México, Maidana levou os jogadores do Santos Laguna para um treino nas Dunas de Bilbau, deserto localizado no estado mexicano de Coahuila. “Vomitem sem medo”, foi o que gritou o preparador aos seus colegas. Segundo ele, a prática serviu para tirar os atletas da zona de conforto e baixar o ego que cercam os times grandes.

https://twitter.com/fla_infos/status/1688694669956300802

“Uma experiência muito agradável, não só para o nível físico, mas também ao nível psicológico, porque tenho uma ideia que para ter sucesso na vida tudo começa de cabeça para baixo, e a ideia era tirá-los da zona de conforto um pouco. Quanto maior é a carreira e mais poderosos são os escudos, maior é o ego de tudo o que se envolve nos clubes”, afirmou Maidana ao Canal 6.

Para incentivar os jogadores, o preparador utilizou como exemplo o filme “Rocky: Um Lutador”, que muitos atletas do elenco são fãs. Na produção cinematográfica, o protagonista também treinou em um local remoto

“Eu disse aos caras – muitos fãs de Rocky aqui – quando Rocky se preparou para lutar contra Iván Drago, Drago estava na União Soviética e Rocky treinou com seu treinador no meio do nada com uma picareta e com machados e foi assim que fizemos isso, uma boa experiência para todos”, detalhou.

Em meio ao deserto, os jogadores do Santos treinaram com picaretas e martelos (a exemplo de Rocky), levantaram pneus e pesos, disputaram cabo de guerra e até levaram companheiros em macas.

https://twitter.com/FABULOSOCHOY/status/1600589158954815498

Torcida dá “aval” para Maidana no Flamengo

Ao acompanharem os métodos de Maidana, torcedores do Flamengo nas redes sociais brincaram e aceitaram que ele coloque sua metodologia no clube. Para alguns, a forma de trabalhar do preparador pode tirar alguns jogadores da zona de conforto.

Porém, alguns rubro-negros se mostram receosos para a forma que o elenco vai lidar com as ideias do preparador. Pessimistas, torcedores disseram que Maidana não vai durar muito no cargo pela “zona de conforto” que está o grupo de jogadores do clube.

Carreira de Nicolás Maidana

Maidana há 13 anos é preparador físico de atletas de futebol e antes do Santos Laguna passou pela Udinese, da Itália, e os clubes uruguaios Nacional, Defensor, Boston River e Biguá de Villa Biarritz.

O profissional tem formação na Universidade de São Paulo (USP), além de graduações no Uruguai. Maidana também é palestrante sobre preparação física e ciência do esporte.

A polêmica agressão do preparador anterior do Flamengo em Pedro

Durante a partida entre Atlético-MG e Flamengo, o atacante Pedro se recusou a aquecer junto dos reservas após o técnico Jorge Sampaoli realizar uma substituição. No vestiário, o preparador Pablo Fernández cobrou o jogador, apontou o dedo em riste, deu três tapas na cara do atleta antes de dar um soco em seu rosto.

Isso envolveu o clube em uma crise nos bastidores. Jorge Sampaoli balançou no cargo por ser seu preparador de confiança, mas com a demissão de Pablo os ânimos se acalmaram. Pela indisciplina, Pedro foi multado pelo clube em 5% do salário e ficou de fora da vitória sobre o Olimpia, do Paraguai.

Próximos jogos do Flamengo

  • Flamengo x São Paulo – Campeonato Brasileiro – Maracanã – domingo (13/8), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Flamengo x Grêmio – Copa do Brasil (semifinal – volta) – Arena do Grêmio – quarta-feira (16/8), às 21h30 (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.