Duda Sampaio: biografia, estatísticas, carreira e prêmios

A jogadora Duda Sampaio vem para a sua primeira participação em Mundiais. Inserida no conjunto de atletas convocadas para compor a Seleção brasileira feminina na disputa da Copa do Mundo de 2023, a meia do Corinthians se prepara para debutar na competição internacional.

Dito isso, conheça um pouco mais sobre a jogadora Duda Sampaio, convocada pela técnica Pia Sundhage. Saiba mais sobre sua biografia, seus números nas estatísticas, sua carreira e prêmios conquistados.

Duda Sampaio: biografia, estatísticas, carreira e prêmios

Nascida na cidade de Jequeri, no interior do estado de Minas Gerais, Maria Eduarda Ferreira Sampaio tem 22 anos. Com uma rápida trajetória de sucesso no futebol feminino, Duda Sampaio já vestiu camisas de peso no país, além do manto da seleção Canarinho. Veja mais informações a seguir.

Duda Sampaio: biografia, estatísticas, carreira e prêmios
Duda Sampaio, no CT da Seleção brasileira. Divulgação / Thais Magalhães / CBF

Biografia – Duda Sampaio

Nascida em 2001 e natural de Jequeri, Duda Sampaio concedeu uma entrevista ao site da CBF ainda em 2019, e falou quando deu seus primeiros passos no futebol: “(…) jogando no campinho de várzea. Costumo falar que nasci no campo, porque o campo era ao lado da minha casa” descreveu a meio campista brasileira.

Do campinho ao lado de casa para o futebol amador, Duda Sampaio marcou muitos gols e logo virou destaque, ajudando suas equipes na conquista de títulos e recebendo vários prêmios individuais em competições da região.

O sucesso da menina Eduarda nos campeonatos levou um amigo da vizinhança a inscrevê-la na peneira da equipe feminina do América-MG. A garota tinha entre 15 e 16 anos, e começou atuando em diferentes posições, mas sempre pelo meio do campo. Destaque no processo seletivo, Duda Sampaio ingressou na equipe do Coelho.

Aos 17 anos, Duda Sampaio assinou um contrato com o América-MG e se tornou jogadora profissional. A mudança de paradigma faria a jogadora se mudar do interior, e passar a morar na região metropolitana de Belo Horizonte.

Carreira – Duda Sampaio

A meio campista assinou contrato com o América-MG e atuou pelo Coelho pelas temporadas de 2017 e 2018. No ano de 2019, Duda Sampaio se transferiu para o Cruzeiro e fez três boas temporadas (2019-2021) integrando o elenco das Cabulosas. Foi em 2020, jogando pela equipe celeste, que a atleta foi convocada pela primeira vez para a Seleção brasileira feminina.

Na sequência, a jogadora despertou o interesse do Internacional, que assinou contrato e Duda Sampaio vestiu o manto colorado na temporadas de 2022. No elenco do clube gaúcho, a meio campista se tornou menos artilheira e mais cerebral, sendo responsável pelo comando do meio de campo.

A posição de referência no meio campo deu novo destaque à jogadora, que mostrou versatilidade e capacidade de liderança. Assim, na temporada de 2023, Duda Sampaio troca Porto Alegre por São Paulo, e passa a integrar o elenco do Corinthians.

Estatísticas – Duda Sampaio

Na sua passagem pelo América-MG (2017-2018), Duda Sampaio atuou em 22 jogos e marcou 14 gols com o manto do Coelho, nas temporadas de 2018 e 2019.

Atuando pelo Cruzeiro (2019 – 2021), a meio campista foi a campo em 59 oportunidades. Dito isso, a jogadora balançou as redes adversárias em 31 vezes, além de dar duas assistências nesse período.

Na chegada ao Internacional, Duda Sampaio atuou em 22 jogos e marcou quatro gols, dando 11 assistências na temporada de 2022.

Em 2023, vestindo a camisa do Corinthians, a atleta foi a campo em 18 jogos e marcou sete gols, além de dar quatro assistências.

Pela Seleção Brasileira feminina, Duda Sampaio vestiu o manto da Seleção Canarinho em 13 vezes, sendo seis pelo time principal. Neste período, disputou a Copa América feminina 2022, marcou dois gols e deu duas assistências.

Prêmios – Duda Sampaio

A meio campista conquistou vários títulos e prêmios individuais. A começar pela trajetória no futebol amador, onde Duda Sampaio garantiu muitos troféus de artilharia e destaque da competição, além de ajudar suas equipes na conquista dos campeonatos amadores.

No profissional, a atleta conquistou a Copa BH de Futebol Feminino 2018,  o bicampeonato no Mineiro feminino em 2018 e 2019 com a equipe do Cruzeiro. Pela equipe do Internacional, veio o título do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 de 2022 e o vice-campeonato com a equipe principal.

Na chegada ao Corinthians, Duda Sampaio conquistou seu primeiro título já em 2023, com o troféu da Supercopa Feminina de 2023 com o Timão. Pela Seleção brasileira feminina, o título da Copa América 2022.

Entre as premiações individuais de Duda Sampaio, destacam-se a de Melhor meio campista e a de Principal jogadora do Brasileirão Feminino 2022, vestindo o manto do Internacional.

João Jales

João Jales

Paraibano radicado no Rio, atua como jornalista esportivo especialista em Análise de Dados. Tipster e setorista de futebol nordestino no Futebol Na Veia. É também narrador no canal Dimensão Esportiva; e host do podcast Rifando a Bola, onde fala de futebol, variedades e apostas.