Cruzeiro: Fábio critica SAF e refuta declarações de Ronaldo

Ídolo e jogador com mais jogos na história do Cruzeiro, o goleiro Fábio deixou o time celeste após a chegada de Ronaldo Nazário, que comprou a SAF do clube

O goleiro Fábio, de 42 anos, renovou seu contrato com o Fluminense — que se encerraria no próximo mês de dezembro — por mais dois anos, até o final de 2025, e defenderá o Tricolor das Laranjeiras até seus 45 anos. A extensão do vínculo vem num momento onde começavam a surgir especulações de um possível retorno do arqueiro ao Cruzeiro, clube no qual passou mais de 15 anos da sua carreira.

Apesar de parte da torcida do Cruzeiro desejar ver o Fábio — que disputou 976 partidas pelo clube, sendo o jogador que mais vezes vestiu a camisa celeste na história — retornar à Toca da Raposa II para completar mil jogos e encerrar seu ciclo vitorioso de uma forma amigável, esse retorno parece cada vez mais distante.

Em entrevista à revista Placar, o goleiro demonstrou sentir mágoa da forma que saiu do Cruzeiro, logo após a SAF do clube ser adquirida pelo empresário e ex-jogador Ronaldo Nazário, o Fenômeno. Fábio acredita que faltou ética da direção do clube no momento de sua saída.

— Deixei de sair do Cruzeiro no pior momento. Se eu tivesse falado (que deixaria o clube) depois que o Cruzeiro caiu para a Série B, com certeza, eu teria equipes para jogar, mas sempre tive a paz e a tranquilidade que tinha que permanecer. Pela minha gratidão, não achava justo, seria uma pessoa ingrata se tivesse saído. E faria (agora) da mesma forma. A minha saída do Cruzeiro não dependeu de mim em nenhum momento, deixei bem claro, todo mundo viu. Tenho a consciência tranquila que fiz de tudo para continuar — disse Fábio.

As declarações de Fábio rebatem aquilo que foi dito pelo próprio Ronaldo, em participação no programa Boleiragem, do SporTV. Na ocasião, o gestor celeste afirmou que a saída de Fábio se deu por dificuldades financeiras enfrentadas pelo Cruzeiro, que naquele momento se preparava para disputar sua terceira Série B seguida.

— Chegamos a fazer uma oferta para ele e ele não aceitou, o que é diferente do que ele colocou na carta (de despedida escrita por Fábio ao ser comunicado que não jogaria mais pelo Cruzeiro) — falou Ronaldo, na ocasião.

[dugoutvideo id=”eyJrZXkiOiIxd2JMQ2JxdSIsInAiOiJ0cml2ZWxhIiwicGwiOiIifQ==” partner=”trivela”]

O goleiro disse ainda que jamais conversou com Ronaldo para uma retorno ao clube depois de deixar o Cruzeiro.

— Eu nunca conversei com o Ronaldo. A forma que aconteceu (a saída do Cruzeiro) foi totalmente fora do que é correto. Eu fiz de tudo: voltei antes de férias para conversar antes com os caras, abri mão de tudo e depois não tive mais contato. Nem na minha volta (para jogar contra o Cruzeiro pelo Fluminense) tive contato, só com as pessoas direcionadas a conversar comigo. Como falei: abri mão de tudo, fiz tudo para permanecer, poder ajudar, falei o que tinha acontecido nos dois anos que o Cruzeiro ficou na Série B, falei que ia começar a temporada, mas depois que saí de lá nunca tive contato com o Ronaldo — falou o experiente goleiro, que conquistou 12 títulos oficiais com a camisa estrelada.

“Não foi por dinheiro”

O goleiro, por sua vez, afirma que entraves financeiros nunca foram questão para ele. Segundo Fábio, que faz grande temporada com a camisa do Fluminense, faltou hombridade e transparência aos gestores da SAF celeste.

— Deus sempre vai justificar, eu fiz a minha parte. Como disse outras vezes: não foi por dinheiro. Se fosse, eu teria saído quando a equipe caiu. Abri mão de tudo, fiz de tudo e deixei bem transparente para o torcedor, entendeu? Só achei que poderia ser diferente. Mesmo que não fosse para permanecer, que fosse da forma correta: com hombridade, com transparência… faltou muito, mas passou, ficou para trás —, disse Fábio.

Fábio voltará ao Cruzeiro?

Fábio trata a sua passagem pelo Cruzeiro como encerrada. Ronaldo chegou a afirmar publicamente que as portas da Raposa estão abertas para que o jogador retorne para encerrar sua carreira. Feliz no Fluminense, onde se tornou um dos ídolos da torcida, o histórico goleiro comemora o momento vivido e agradece ao clube carioca pela oportunidade.

— Segui minha vida aqui no Fluminense, no meu dia a dia. Tenho gratidão por estar aqui fazendo o meu melhor pelo Fluminense. Se encerrou a minha passagem pelo Cruzeiro quando eu saí. Em respeito ao Fluminense, aqui é minha dedicação diária. Penso aqui até dezembro, vou dar minha vida para o Fluminense e honrar ao máximo essa camisa porque foi um presente de Deus, uma porta aberta de estar vestindo essa camisa — afirmou o goleiro.

O Cruzeiro ainda deve R$ 20,7 milhões para o goleiro Fábio. Apesar das mágoas com a gestão do clube, o craque aceitou o plano de pagamento aos credores proposto na Recuperação Judicial do clube celeste e garante que não irá impor dificuldades no acordo de recebimento.

Próximos jogos do Cruzeiro no Brasileirão

  • 20ª rodada – Cruzeiro x Corinthians – 19/08 (sábado) – 21h – Mineirão
  • 21ª rodada – Grêmio x Cruzeiro – 27/08 (domingo) – 16h – Arena do Grêmio
  • 22ª rodada – Cruzeiro x RB Bragantino – 03/09 (domingo) – 18h30 – Mineirão
  • 23ª rodada – Santos x Cruzeiro – 13/09 (quarta) – 21h30 – Vila Belmiro
  • 24ª rodada – Fluminense x Cruzeiro – 23/09 (quarta) – 21h – Maracanã

Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Esporte News Mundo e Mais Minas. Atualmente, escreve para o Futebol na Veia e para a Trivela. Acredita que futebol é sonhar.