Nesta última quarta-feira (10), a Comissão Disciplinar da Conmebol deliberou sobre a punição que será dada a um dos clubes brasileiros que disputa a Libertadores 2023. A entidade, que denunciou as irregularidades ocorridas ao longo da competição, definiu as penalizações a serem aplicadas.
Gigante brasileiro punido na Libertadores? Saiba mais
O gigante do futebol brasileiro que foi penalizado é o Fluminense. Assim, a Conmebol reuniu provas para a denúncia realizada contra a equipe carioca, no jogo entre o clube tricolor e os bolivianos do The Strongest.
O confronto, válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores, foi vencido pela equipe carioca por 1 x 0. O gol do triunfo foi marcado de cabeça pelo zagueiro e capitão tricolor Nino, após levantamento de PH Ganso na área adversária.
Apesar da vitória e da festa do Time de Guerreiros, a Conmebol verificou irregularidades ao longo da partida, no Maracanã. Para início de conversa, a entidade máxima do futebol sul-americano denunciou o uso de sinalizadores na torcida do clube carioca.
De acordo com o artigo “12.2 c” do Código Disciplinar da Conmebol, “é proibido o uso de sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer outro tipo de objeto pirotécnico”. A entidade reuniu provas documentais que comprovam que a torcida do Fluminense acendeu sinalizadores no Maracanã.
Além do uso de objetos pirotécnicos, o Fluminense também foi penalizado pela ausência de itens exigidos na infraestrutura de telecomunicações. A ausência de uma das três linhas telefônicas demandadas para chamadas internacionais acarretará em prejuízo para o clube brasileiro.
As sanções são sobretudo financeiras: a multa prevista no caso dos sinalizadores é de US$ 5 mil; enquanto a penalização pela falta da linha telefônica custará US$ 3,3 mil aos cofres do Tricolor das Laranjeiras.
Fluminense tem 100% de aproveitamento na Libertadores
Enquanto a Conmebol aplica as multas ao clube carioca, o Fluminense segue com uma excelente campanha na disputa da Libertadores 2023. Com 100% de aproveitamento nas três primeiras rodadas da fase de grupos, o Tricolor é líder do Grupo D da competição; somando atuais nove pontos.
Dito isso, o próximo compromisso do Fluminense no torneio continental será diante do mesmo clube boliviano. Assim, o Tricolor visita o The Strongest na altitude de La Paz; no dia 25 deste mês, com início agendado para as 19h (horário de Brasília).