Andressa Alves: biografia, estatísticas, carreira e prêmios

A jogadora Andressa Alves chega para a sua segunda participação numa Copa do Mundo Feminina. Inserida no conjunto de atletas convocadas para compor a Seleção brasileira feminina na disputa do Mundial de 2023, a meia atacante do Houston Dash se prepara para mais uma competição internacional.

Dito isso, conheça um pouco mais sobre a atleta Andressa Alves, convocada pela técnica Pia Sundhage. Saiba mais sobre sua biografia, seus números nas estatísticas, sua carreira e prêmios conquistados.

Andressa Alves: biografia, estatísticas, carreira e prêmios

Nascida em São Paulo, na capital paulista, Andressa Alves da Silva tem 30 anos. Com uma trajetória de sucesso no futebol feminino, Andressa Alves já vestiu camisas de peso no futebol brasileiro; além de gigantes do futebol europeu. Recentemente se transferiu para uma equipe dos Estados Unidos e, claro, segue defendendo o manto da seleção Canarinho. Veja mais informações a seguir.

Andressa Alves: biografia, estatísticas, carreira e prêmios
Andressa Alves foi a primeira brasileira a jogar no Barcelona. Divulgação / Twitter / FC Barcelona Femení

Biografia – Andressa Alves

Nascida em 1992 e natural de São Paulo, Andressa Alves é uma das mais experientes jogadoras neste grupo que vai à Austrália e Nova Zelândia.

Aos 18 anos de idade, a jovem Andressa Alves estreou em campo vestindo a tradicional camisa da Juventus da Mooca. Logo fez sucesso e passou por elencos mais desenvolvidos: esteve no Foz Cataratas e no Centro Olímpico, antes de partir para a Ferroviária, em 2013.

No mesmo ano, foi contratada pela equipe do São José, e deslanchou de vez na carreira como jogadora profissional.

Carreira – Andressa Alves

Antes de sair do país, Andressa Alves teve uma trajetória consistente no futebol feminino brasileiro. Revelada na Juventus da Mooca, a meia atacante passou por times menos expressivos, a exemplo do Foz Cataratas e do Centro Olímpico.

Na sequência, assinou com a Ferroviária, e deu um salto na carreira profissional. destaque na equipe de Araraquara, assinou com o São José no mesmo ano, e chegou às disputas de competições internacionais em 2013 e 2014.

Depois do sucesso no futebol brasileiro, Andressa Alves se transferiu para o Boston Brakers, da liga estadunidense, no final de 2014. Por lá, no entanto, não durou muito, pois recebeu outras propostas e rumou para o futebol europeu.

No Velho Continente, a jogadora passou por gigantes do futebol feminino: Montpellier, Barcelona e Roma foram equipes defendidas por Andressa Alves, até a temporada de 2023.

Neste ano, a atacante retorna aos Estados Unidos para atuar pela equipe do Houston Dash.

Estatísticas – Andressa Alves

Na sua passagem pelas equipes da Juventus, Foz Cataratas, Centro Olímpico e Ferroviária, Andressa Alves garantiu números excelentes, que garantiram grandes conquistas para a jogadora.

A partir da chegada no São José, Andressa Alves deu início à sua contagem: na equipe paulista, atuou em 11 jogos oficiais e marcou cinco jogos pela equipe paulista.

Na chegada ao futebol europeu, Andressa Alves fez ótimas temporadas: para começar, em 2015/2016 atuou pelo Montpellier em 12 partidas, e marcou quatro gols.

Em 2016/2017, Andressa Alves foi a primeira jogadora brasileira a atuar pelo Barcelona. Em três temporadas, a meia atacante atuou em 81 jogos, marcou 29 gols e deu três assistências no período.

Em 2019/2020, Andressa Alves chegou à equipe da Roma. Em quatro temporadas trabalhando no gigante italiano, a jogadora este em campo em 86 jogos, marcou 29 gols e deu nove assistências.

Nesta temporada 2022/2023, Andressa Alves se transferiu para o Houston Dash, e ainda não jogou pela equipe norte-americana.

Pela equipe principal da Seleção Brasileira feminina, Andressa Alves vestiu o manto da Seleção Canarinho em mais de 100 partidas. Neste período, marcou 10 gols, sendo um deles na última Finalíssima Feminina, contra a seleção da Alemanha; e deu quatro assistências.

Prêmios – Andressa Alves

A meia atacante conquistou diversos títulos e prêmios individuais. Foi campeã da Copa do Brasil Feminina em 2011 e 2013, além de bicampeã da Libertadores em 2013 e 2014, jogando pela equipe do São José.

Em solo europeu, conquistou a Copa da Rainha em 2017 e 2018, além da Copa da Catalunha em 2016, 2017 e 2018 com o Barcelona. Atuando já pela equipe da Roma, venceu a Copa da Itália em 2020/2021 e o Campeonato Italiano em 2022/2023.

Atuando pela Seleção brasileira feminina, Andressa Alves conquistou três edições da Copa América Feminina (2014, 2018 e 2022) e a Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos, em 2015.

João Jales

João Jales

Paraibano radicado no Rio, atua como jornalista esportivo especialista em Análise de Dados. Tipster e setorista de futebol nordestino no Futebol Na Veia. É também narrador no canal Dimensão Esportiva; e host do podcast Rifando a Bola, onde fala de futebol, variedades e apostas.