Neste sábado (14), Anápolis x Vila Nova se enfrentaram em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Goiano 2023. Após um jogo bastante equilibrado, o jogo terminou em um empate – o primeiro da competição – em 1×1.
No primeiro tempo, Ariel marcou para o Galo, mandante do jogo. Na segunda etapa, João Lucas empatou para o Tigre, evitando a derrota da equipe visitante.
Índice
Assista aos melhores momentos de Anápolis x Vila Nova
https://youtu.be/ZuFdX3YHYag
1° tempo: Time mandante abre o placar
Inicialmente, cabe apontar que a equipe do Vila Nova repetiu a escalação do primeiro jogo, visando a repetição do resultado positivo. Por outro lado, o time do Anápolis realizou algumas modificações. Assim, Wandinho e Ariel substituíram Cazzeta e Kiko.
Logo aos 3′, o Tigre teve sua primeira chance. Neto Pessoa cabeceou dentro da área, deixando a bola com Rickson que acabou chutando para fora.
No minuto seguinte, o Galo respondeu. Ariel chutou de fora da área e a bola passou perto do travessão. Dessa forma, o Anápolis já mostrou uma melhora ofensiva. Em seguida, o time mandante cobrou escanteio, mas Rafael Donato afastou o perigo.
Aos 13′, o Anápolis pressionou mais uma vez. Davi laçou a bola para a área, mas Vanderlei afastou com um soco. Instantes depois, Wandinho cruzou na área, mas nenhum dos atacantes conseguiu finalizar.
Minutos depois, Neto Pessoa ajeitou a bola para Marlone, que completou com uma cabeçada. No entanto, o lance foi de fácil defesa para o goleiro Rodrigo.
O primeiro cartão amarelo foi dado aos 23′ para Lourenço. O atleta recebeu esta punição pela falta dura em Ariel – do Anápolis.
Dois minutos depois, o Galo abriu o placar. Ariel girou na entrada da área e finalizou no canto esquerdo do gol. Cabe destacar que Vanderlei chegou a tocar na bola, mas não foi o suficiente para evitar que ela entrasse.
Após o lance, o Vila Nova começou a correr atrás de um empate ainda no primeiro tempo. Para isso, apostava em bolas paradas. Assim, aos 28′, Marlone cobrou falta, Neto Pessoa desviou com mais uma cabeçada e a bola passou raspando na trave.
O Anápolis também ainda não estava satisfeito com o placar e buscava ampliar. Aos 32′, Elyeser tentou um chute de muito longe, porém Vanderlei cedeu somente o escanteio.
Antes do final da primeira etapa, o Tigre ainda teve mais uma chance de empatar. Rafael Donato desviou de cabeça, depois disso Marcelinho pegou de primeira, mas mandou a bola por cima do gol. Dessa forma, os primeiros 45 minutos terminam com uma vitória parcial da equipe visitante.
2° Tempo: Claudinei faz substituições e Vila Nova empata
O início da segunda etapa começou sem nenhuma alteração nas duas equipes, demonstrando que, a princípio, as atuações não tinham sido abaixo do esperado.
No primeiro minuto, Igor Matheus começou a sentir o braço após dividida com Neto Pessoa. Apesar de uma substituição ser considerada, o zagueiro continuou na partida.
Somente após dez minutos desta etapa os times começaram a ter jogadas de ataque mais promissoras. Aos 11′, Tito arriscou chute de longe, mas a bola passou à esquerda do goleiro do Vila Nova.
Em seguida, uma ótima finalização do Tigre. Vinícius Leite cortou a marcação e chutou. A partir disso, a bola desviou na zaga do Anápolis e passou muito perto da trave.
O time visitante tentava aumentar a pressão do jogo em busca de um empate, mas, aos 19′, foi o Galo que chegou mais perto de ampliar o placar. Gonzalo cabeceou dentro da área, porém o goleiro defendeu. No minuto seguinte, após cobrança de escanteio, Rafael subiu e cabeceou na trave.
Aos 22′, o técnico Claudinei realizou duas modificações com o intuito de deixar o time do Vila Nova mais ofensivo. Ralf e Marlone deram lugar a Sousa e João Lucas.
No minuto seguinte, Vinícius Leite cruzou na segunda trave, Hyuri se esticou e ficou muito perto de emparar o jogo. João Lucas já entrou com todo o gás e arriscou um chute de muito longe, que foi para fora.
Os lances de bola parada continuavam sendo a principal arma do Tigre. Assim, aos 29′, Lourenço cobrou uma falta no canto do goleiro e a bola passou perto da trave.
Enquanto o Anápolis tentava fechar a sua marcação para manter a vitória, o time todo do Vila Nova se adiantou para o campo de ataque.
O resultado surgiu aos 35′. João Lucas arriscou, mais uma vez, de fora da área. Dessa vez, a bola bateu no gramado e passou pelo goleiro Rodrigo, que aceitou o gol de empate.
Ambos os times realizaram algumas modificações tentando alcançar os três pontos. Nos minutos finais, o Vila Nova tinha mais posse de bola, mas não foi o suficiente para alcançar uma virada. Assim, a partida terminou com o primeiro empate da competição.
⏱Fim de jogo em Anápolis.#ANPxVIL – 1×1 – #Goianao2023 #VilaAmorInfinito
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) January 14, 2023
Anápolis x Vila Nova – E agora?
Com esse empate, o Vila Nova chegou aos 4 pontos e dorme na liderança do campeonato. Essa posição provavelmente mudará no domingo (15), quando outros jogos serão realizados. A próxima partida da equipe é na quarta-feira (18) contra o time Crac, às 19:30 (horário de Brasília).
Por outro lado, o Anápolis ganhou seu primeiro ponto, ocupando a 7ª colocação. No entanto, também há grande possibilidade de mudança nesta posição depois de a rodada ser fechada. O próximo embate do Galo ocorrerá na quinta-feira (19) contra o Goiás, às 19:30 (horário de Brasília).
Foto destaque: Fernando Brito/Vila Nova FC