No último domingo (27), o Caxias venceu o Internacional nos pênaltis e chegou a decisão do Campeonato Gaúcho. O time grená enfrentará o Grêmio na final do estadual. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou as datas, horários e locais dos jogos de ida e volta da competição.
Com a melhor campanha, o Grêmio tem a vantagem de decidir o título estadual em casa. As partidas acontecem nos próximos dois finais de semana.
- Mando do Caxias: 1 de abril, às 16h30 (horário de Brasília), no Estádio Centenário
- Mando do Grêmio: 9 de abril, às 16h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio
A trajetória do Imortal no estadual foi quase perfeita até a semifinal. O time liderou de ponta a ponta o torneio, com nove vitórias, dois empates, 25 gols marcados, apenas cinco sofridos e ainda um triunfo contra o rival Internacional. Porém, o Ypiranga dificultou no último desafio antes da decisão. O time de Erechim venceu a partida de ida por 2 x 1 e chegou a abrir o placar na volta na Arena. O Grêmio pressionou, virou, levou aos pênaltis e avançou para final.
O Caxias também fez campanha interessante, apesar de vários empates no caminho. O time treinado por Thiago Carvalho perdeu apenas uma vez na temporada, justamente contra o Grêmio, na abertura do Campeonato Gaúcho. Desde lá, foram cinco vitórias e cinco igualdades no placar e terceira colocação na classificação geral. Contra o Inter na semifinal, empatou a ida (0 x 0) e a volta (1 x 1) e passou nas penalidades.
Vale salientar que Grêmio e Caxias decidiram a final do Gaúcho em 2020. O Imortal, apesar de perder o jogo de volta por 2 x 1 em plena Arena, levou o título pela vitória de 2 x 0 na ida. O Tricolor do Sul está em sua quinta final consecutiva, em busca do sexto título gaúcho desde 2018.
Já a equipe do interior do estado vai em busca do bicampeonato. O time venceu pela primeira e única vez o Campeonato Gaúcho em 2000, sob o comando do técnico Tite. Aliás, o Grêmio terminou derrotado na final por esse Caxias histórico com jogadores de renome nacional, como Gil Baiano, Ivair, Paulo Turra, Titi, Sandro Neves, Adão, Márcio Hahn e Jairo Santos.
Foto Destaque: Divulgação/ Grêmio/ Lucas Uebel