Vasco da Gama x Sampaio Corrêa se enfrentaram em São Januário, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (27), em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2022 e proporcionaram um espetáculo à torcida que resultou na vitória do Bolívia Querida por 3 x 2, de virada, adiando a festa de ascensão dos vascaínos para a elite do futebol em 2023.
Índice
Assista Aos Melhores Momentos
1º Tempo – A rede balançou cedo
As duas equipes ainda estavam frias, mas o jogo começou quente. Logo aos 3´, o meia André Luiz, do Sampaio, se atrapalhou num ataque vascaíno e cedeu escanteio ao adversário e deu chance para Palácios cruzar uma bola perfeita na cabeça do capitão Anderson Conceição, que subiu mais alto do que todo mundo no meio da área e colocou para dentro das redes do goleiro Matheus Inácio.
A primeira grande oportunidade de gol do Tubarão aconteceu aos 17´, quando retomou as rédeas do jogo e numa trapalhada do veterano Nenê, Eloir roubou a bola e deu assistência para que Pará fizesse um golaço de pé direito, chutando de fora da área, igualando o placar e deixando a torcida cruzmaltina com o coração na boca.
A pressão do time maranhense aumentou e o Vasco deu uma murchada nas finalizações e procurou mais se defender. Daí então, quase que a estrela do artilheiro Gabriel Poveda brilhou, quando cabeceou do meio da área vascaína, depois de um cruzamento de Rafael Vila, aos 40´com grande defesa Thiago Rodrigues.
2º Tempo – A dança do vira-vira mudou de lado
Parecia que a emoção toda experimentada em São Januário havia ficado mesmo lá no primeiro tempo, com poucas chances dos dois lados e os dois técnicos fazendo todas as substituições possíveis para corrigir os erros da etapa anterior. Só parecia, porque com o passar do tempo e a obrigação de vencer , campo pegou fogo.
E quando Poveda está em campo, o placar não fica em branco. O matador voltou com a faca entre os dentes e comandou a virada do Bolívia Querida em pleno São Januário, fato esse raro, pois o clube do Maranhão não estava rendendo muito bem fora de casa. O segundo gol aconteceu aos 21´, depois de um contra-ataque de origem num rebote de escanteio cobrado pelos donos da casa. O atacante artilheiro chutou do meio da área e deixou a sua marca.
Só aos 40´que Alex Teixeira levou perigo ao gol do Sampaio, após tentar marcar com um chute de fora da grande área. Aos 45´, o goleiro Matheus Inácio se contundiu e precisou ser substituído por Matheus Polentine. O árbitro ainda estendeu a partida com mais dez minutos de acréscimo, ampliando a frustração da torcida vascaína, que queria comemorar o acesso à Série A antecipada.
E foi aos 51´que o momento mais polêmico da partida ocorreu. Bruno Tubarão lançou Andrey Santos, que se encontrava em posição irregular, fato esse não percebido pela arbitragem. O gol foi validado sob protestos dos jogadores do Sampaio.
Porém, quando os cruz-maltinos acharam que iriam emplacar a tradicional dança portuguesa do vira, se deparou com o maracatu do boi-bumbá. O Tubarão matou o jogo em outra virada, aos 56´, com uma bobeira da zaga dos anfitriões, que cederam um escanteio, batido por Warley e concluído com maestria por Joécio, de cabeça. Logo o árbitro encerrou a partida e a torcida saiu do estádio com grito entalado na garganta. o detalhe é que ambos entraram no segundo tempo. Os maranhenses estragaram a festa dos cariocas.
Vasco da Gama x Sampaio Corrêa – E Agora?
Com essa derrota em casa, agora o Vasco está na dependência do resultado de Londrina x Ituano, que torce por uma vitória do time paranaense, e também de uma derrota do Bahia diante do Guarani, jogos de amanhã e com o poder de mudar toda a configuração da zona de classificação. Os baianos estão na quarta colocação, com 58 pontos, e podem ser alcançados pela equipe de Itu, com 54. Os vascaínos devem ir para a próxima rodada, contra os paulistas, para o tudo ou nada ou, então, só para cumprir tabela.
Já o Sampaio Corrêa chegou aos 55 pontos, tirou temporariamente do Ituano do quinto lugar e recebe na última rodada o Londrina, que dependendo do cenário, pode também ser em clima de final ou um abraço de afogados, apesar do clube de São Luiz ser um dos melhores anfitriões do campeonato. A parte boa é que Gabriel Poveda está fazendo história na artilharia da competição e agora acumula 19 gols. Enfim, todos estão à espera de um milagre. Só o campeão Cruzeiro e o vice Grêmio estão rindo de orelha a orelha.
https://twitter.com/sampaiocorrea/status/1585832016225996802
Foto Destaque: Divulgação/SCFC






