Vasco: vitória sobre o Atlético-MG é marcada por volta e festa da torcida

O Vasco derrotou o Atlético-MG por 1 a 0 neste domingo (20), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. O importante triunfo foi marcado pela volta da torcida ao estádio depois de quase dois meses de jogos sem público em que o Cruzmaltino foi mandante. A festa e apoio das mais de 50 mil pessoas presentes foram fundamentais para o time carioca, que aproveitou a atmosfera para pressionar no começo da partida e abrir o placar logo aos quatro minutos com Serginho.

O público total foi de 53.540, com 49.345 pagantes. Antes da bola rolar, os torcedores presenciaram a apresentação de Dimitri Payet, que recebeu a camisa 10 da neta de Roberto Dinamite. As arquibancadas ainda não estavam cheias quando o francês pisou no gramado, cerca de uma hora antes do jogo, mas os vascaínos que chegaram mais cedo ovacionaram o novo reforço.

Ainda antes do apito inicial, a torcida ainda fez uma linda festa com fumaça preta e branca na entrada das equipes. O ápice do show no Maracanã foi com o gol de Serginho, mas o apoio durou os 90 minutos, mesmo debaixo de chuva, e foi decisivo para o Vasco conseguir sua quarta vitória no Brasileirão.

Confusão em derrota terminou em punição

O Vasco não recebia público em um jogo como mandante desde o dia 22 de junho. Na ocasião, a equipe então comandada por Maurício Barbieri perdeu para o Goiás por 1 a 0, em São Januário. Ao fim do jogos, torcedores estouraram bombas e atiraram sinalizadores e copos no gramado. Policiais precisaram escoltar os atletas até o vestiário e utilizaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os mais exaltados nas arquibancadas.

Por causa da confusão, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Vasco com quatro partidas de portões fechados e multa de R$ 60 mil. A pena foi cumprida contra Cuiabá (vitória por 1 a 0), Cruzeiro (derrota por 1 a 0), Athletico-PR (derrota por 2 a 0) e Grêmio (vitória por 1 a 0). São Januário ainda está impedido de receber público por decisão da Justiça do Rio de Janeiro.

Nem tudo é festa

Apesar do lindo show na torcida no Maracanã e da vitória sobre o Atlético-MG, nem tudo é motivo para celebração no Vasco. O clube ainda corre risco de voltar a jogar sem público em outras rodadas, já que a Procuradoria recorreu da decisão em primeira instância e solicitou uma punição maior pelo episódio contra o Goiás.

O processo chegou a ser arquivado, mas a Procuradoria do STJD alegou um erro da secretaria do tribunal. O novo julgamento será realizado na próxima quinta-feira (24). O próximo jogo do Vasco como mandante será justamente o clássico contra o Fluminense, no dia 16 de setembro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por enquanto, a partida está marcada para São Januário.

A presença da torcida é de extrema importância para o Vasco. De volta à Série A após duas temporadas na segunda divisão, o clube precisa mais do que nunca do apoio da arquibancada para permanecer na elite nacional. Atualmente, o Cruzmaltino ocupa o 18º lugar na tabela de classificação, com 16 pontos conquistados em 19 jogos. Apesar de estar na zona de rebaixamento, a equipe vem mostrando sinais de reação sob o comando do técnico Ramón Díaz e vive seu melhor momento no Campeonato Brasileiro, estando invicta há três partidas (duas vitórias e um empate).

Próximos jogos do Vasco

  • Palmeiras x Vasco – Campeonato Brasileiro – Allianz Parque – domingo (27/08), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Bahia x Vasco – Campeonato Brasileiro – Fonte Nova – domingo (03/09), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Vasco x Fluminense – Campeonato Brasileiro – São Januário – sábado (16/09), às 16h (horário de Brasília).
Felipe Novis

Felipe Novis