Vamos acordar! Nesse ínterim terminamos a 21ª rodada e a partir da próxima rodada 51 pontos em ação em 17 rodadas, dá para escapar? (Foto destaque: Igor Sales)

Desde já a Ponte Preta traz uma situação nada boa. Segundo o site Chance de Gol dez clubes têm chances acima de 1% de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Assim também mesmo na 15ª colocação, a Macaca aparece com 32%. E por isso bato no ponto: vamos acordar! Nesse ínterim terminamos a 21ª rodada e a partir da próxima rodada 51 pontos em ação em 17 rodadas, dá para escapar?

Eventualmente pega a calculadora aí! Os quatro últimos colocados superam os 50% de chances de queda na Série B. A pior situação é do vice-lanterna Brasil-RS com 98,4%, pouco acima do Confiança (96%), último colocado. Além deles Londrina e Vitória também precisam tomar cuidado.

Ademais os baianos já têm chances de 59,6%, enquanto o Londrina aparece com 53,3%. Depois desses quatro, o pior cenário é da Ponte Preta. Mesmo na 15ª colocação, a Macaca aparece com 32%, à frente do Vila Nova (19,1%), que está uma posição abaixo na classificação. Juntamente com eles o Cruzeiro tem probabilidade de 12,6%. Consequentemente o Remo, por sua vez, chama a atenção por ter 1,3% de chance de acesso e 8,7% de chance de rebaixamento.

Analogamente as probabilidades de título, classificação, rebaixamento são obtidas com base nas probabilidades de vitória. Do mesmo modo empate e derrota calculadas para cada um dos jogos ainda não realizados no campeonato em questão. Assim também a partir de milhares de simulações de todos esses jogos, são contabilizadas todas as possibilidades de cada uma das equipes se classificar à fase seguinte, ir para a repescagem. As probabilidades de cada resultado de cada jogo dependem basicamente da força de cada oponente.

Vamos acordar! Confira os clubes na briga contra a degola com chances acima de 1%

Brasil-RS (98,4%)
Confiança (96%)
Vitória (59,6%)
Londrina (53,3%)
Ponte Preta (32%)
Vila Nova (19,1%)
Brusque (17,8%)
Cruzeiro (12,6%)
Remo (8,7%)
CSA (1,1%)

Ocasionalmente a Veterana é a pior visitante da competição, com apenas quatro em 33 possíveis (12,12% de aproveitamento). Assim também a pergunta o time vai sair dessa situação?

 

(Foto destaque: Igor Sales)

Ainah Carvalho
Ahhh o jornalismo, gosto muito do contato, de escrever, falar, questionar e lembro bem que desde pequena sonhava entrevistar os jogadores após o jogo. Aí cresci e o desejo continuava. Entrei para a faculdade de jornalismo e me formei em 2015. Na época da faculdade trabalhei em rádio-escuta em uma assessoria e fui repórter em um site de máquinas. Após a formação trabalhei em uma assessoria com artistas independentes e também já cuidei das redes sociais de um hotel. Fiz bons cursos no Senac como o jornalismo esportivo, grande amor, também fiz apresentação de programas jornalísticos e programas de variedades. Mas o que eu me identifiquei foi apresentar um programa esportivo. Ahhhh esse amor rsrs