“União sinistra”: Torcida do Vasco agradece Atlético-MG por motivo inusitado

O Vasco venceu o Atlético-MG no último domingo e fez a alegria dos mais de 53 mil torcedores presentes no Maracanã

Na manhã do último domingo (20), o Vasco contou com um Maracanã lotado para vencer o Atlético-MG por 1 a 0, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo desafogou os torcedores cruzmaltinos, que não só celebraram o resultado positivo, como também agradeceram ao clube de Minas Gerais por motivo inusitado.

O Vasco tem apenas quatro vitórias em 19 partidas disputadas no Campeonato Brasileiro. Desses quatro triunfos, dois foram justamente sobre o Atlético-MG. A ‘freguesia' acabou virando assunto e repercutindo bastante entre os torcedores cruzmaltinos nas redes sociais. Mensagens como “Obrigado, Galo” e “União Sinistra” foram publicadas por vascaínos após a partida no Maracanã. Confira reações:

Torcidas de Vasco e Atlético-MG são amigas?

Apesar do tom irônico dos cruzmaltinos, fato é que as torcidas de Vasco e Atlético-MG nutrem uma amizade histórica. Desde a década de 1980, quando Galo e Flamengo travavam jogos emocionantes em campo, os vascaínos passaram a simpatizar com o time de Minas Gerais.

Até os dias de hoje, a amizade se faz bastante presente, sobretudo entre as torcidas organizadas dos dois clubes. Galoucura (Atlético) e Força Jovem (Vasco) integram a chamada ‘União Sinistra', ao lado da Mancha Alvi Verde, do Palmeiras. O trio, conhecido por se envolver em confusões e brigas generalizadas dentro e fora de estádios, costuma também se fortalecer e fortificar o nome da união.

O Vasco saiu da zona de rebaixamento com a vitória?

A vitória sobre o Atlético-MG no Maracanã foi de suma importância para o Vasco. No entanto, o Cruzmaltino segue na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Cruzmaltino chegou aos 16 pontos e se manteve na 18ª colocação do certame. Primero time fora da região de descenso, o Bahia tem 21.

Invicto há três jogos, o Vasco volta a campo no próximo domingo (27) e terá parada dura pela frente. A partir das 18h30 (horário de Brasília), o Gigante da Colina enfrenta o vice-líder Palmeiras, no Allianz Parque.

Situação do Atlético-MG no Brasileirão

Diferente do Vasco, o Atlético-MG não está na zona de rebaixamento do Brasileirão. No entanto, a situação do clube no certame também não é nada confortável. Com 27 pontos conquistados, o Galo ocupa o 11º lugar. A equipe vinha de dois triunfos consecutivos, porém voltou a perder e, com isso, não conseguiu se aproximar do pelotão de cima.

O próximo compromisso do Atlético-MG será contra o Santos. Os dois times medem forças no domingo (27), às 18h30 (horário de Brasília). A princípio, a partida ocorrerá na Arena MRV, nova casa do Galo.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.