São Paulo: Torcida elege novos ídolos após título da Copa do Brasil 2023

Desde jogadores mais experientes até os garotos de Cotia estão dentre os "eleitos" ídolos pelos torcedores do São Paulo

Com a conquista da Copa do Brasil no último domingo (24), somando o único título disputado que faltava na galeria do São Paulo, a torcida se movimentou para “eleger” quais jogadores se tonaram ídolos a partir da taça. Um nome unanime, e talvez que até já estivesse dentre os maiores da história do clube, é do atacante Lucas Moura, mas ainda há muita discussão sobre outros atletas.

Junto de Lucas está o atacante argentino Jonathan Calleri, autor do gol na ida que deu a vitória no Maracanã contra o Flamengo, e o zagueiro equatoriano Robert Arboleda. Apesar de conviver com críticas nessa temporada, o camisa nove sempre despertou sentimentos de idolatria no São Paulo por sua entrega dentro de campo e os vários gols marcados, além do aparente amor pelo clube.

No caso do defensor, a longevidade diz tudo: desde 2017 na equipe, Arboleda conviveu com diferentes técnicos, elencos, praticamente sempre foi titular e manteve um ótimo nível técnico – sendo presença constante nas convocações à seleção do Equador, incluindo em uma Copa do Mundo (2022). O episódio com a camisa do Palmeiras arranhou essa história, mas parece um fato superado pela torcida.

O atacante Luciano, desde 2020 no clube, também é um dos citados pelos torcedores. Apesar das críticas em relação aos (vários) cartões sofridos, o hoje camisa 10 é o representante do são-paulino dentro de campo por sua entrega, vibração e provocação aos rivais, como quando chutou a bandeirinha do Corinthians – seu ex-clube – e após eliminar o Palmeiras afirmar: “é tão bom ver esses caras (palmeirenses) calados”.

Rafinha, são-paulino assumido desde criança, tem menos tempo de casa (contratado no início de 2022), mas deixa ótimas impressões com os torcedores por ser o capitão e o líder desse elenco campeão.

Os garotos revelados pelas categorias de base de Cotia são um capítulo a parte e aí que a torcida diverge nos nomes. Aparecem como “candidatos” a ídolos no clube do Morumbi o zagueiro Lucas Beraldo e os meio-campistas Pablo Maia e Rodrigo Nestor (este, autor do gol do título).

Confira alguns dos comentários dos são-paulinos sobre os jogadores que escreveram de vez o nome na história do clube.

Ídolos do São Paulo terão que virar a chave no Brasileirão após título

Apenas três pontos separam o São Paulo, em 14º lugar, do Santos (com um jogo a mais), o primeiro time na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Por isso, após o título da Copa do Brasil, o elenco campeão e com alguns novos ídolos precisa retomar a confiança para se afastar das últimas colocações, sem necessidade de ficar no G6, pois já garantido na Libertadores do próximo ano.

Para começar a “remontada” e voltar a vencer no Brasileirão após mais de dois meses, o time de Dorival Júnior joga duas vezes em casa contra Coritiba (nesta quarta-feira, 27) e Corinthians (no próximo sábado, 30).

Próximos jogos do São Paulo

  • São Paulo x Coritiba – Brasileirão Série A – Morumbi – 27 de setembro (quarta-feira), às 19h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Corinthians – Brasileirão Série A – Morumbi – 30 de setembro (sábado), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Vasco x São Paulo – Brasileirão Série A – São Januário – 7 de outubro (sábado), às 18h30 (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.