Com a conquista da Copa do Brasil no último domingo (24), somando o único título disputado que faltava na galeria do São Paulo, a torcida se movimentou para “eleger” quais jogadores se tonaram ídolos a partir da taça. Um nome unanime, e talvez que até já estivesse dentre os maiores da história do clube, é do atacante Lucas Moura, mas ainda há muita discussão sobre outros atletas.
Junto de Lucas está o atacante argentino Jonathan Calleri, autor do gol na ida que deu a vitória no Maracanã contra o Flamengo, e o zagueiro equatoriano Robert Arboleda. Apesar de conviver com críticas nessa temporada, o camisa nove sempre despertou sentimentos de idolatria no São Paulo por sua entrega dentro de campo e os vários gols marcados, além do aparente amor pelo clube.
No caso do defensor, a longevidade diz tudo: desde 2017 na equipe, Arboleda conviveu com diferentes técnicos, elencos, praticamente sempre foi titular e manteve um ótimo nível técnico – sendo presença constante nas convocações à seleção do Equador, incluindo em uma Copa do Mundo (2022). O episódio com a camisa do Palmeiras arranhou essa história, mas parece um fato superado pela torcida.
O atacante Luciano, desde 2020 no clube, também é um dos citados pelos torcedores. Apesar das críticas em relação aos (vários) cartões sofridos, o hoje camisa 10 é o representante do são-paulino dentro de campo por sua entrega, vibração e provocação aos rivais, como quando chutou a bandeirinha do Corinthians – seu ex-clube – e após eliminar o Palmeiras afirmar: “é tão bom ver esses caras (palmeirenses) calados”.
Rafinha, são-paulino assumido desde criança, tem menos tempo de casa (contratado no início de 2022), mas deixa ótimas impressões com os torcedores por ser o capitão e o líder desse elenco campeão.
Os garotos revelados pelas categorias de base de Cotia são um capítulo a parte e aí que a torcida diverge nos nomes. Aparecem como “candidatos” a ídolos no clube do Morumbi o zagueiro Lucas Beraldo e os meio-campistas Pablo Maia e Rodrigo Nestor (este, autor do gol do título).
Confira alguns dos comentários dos são-paulinos sobre os jogadores que escreveram de vez o nome na história do clube.
Tem um jeito bem simples de definir quem virou ídolo ou não do São Paulo após o título.
Daqui 10/15 anos, jogo festa no Morumbi, quais jogadores do atual elenco serão convidados?
HOJE, p MIM, só Calleri e Lucas. Talvez o Arboleda.
O resto ainda precisa fazer mais.
— Yondaime (@alexgenaki) September 25, 2023
Discussão grande na internet sobre quem virou ou não ídolo do SPFC…Para mim, Calleri é o único.
— Leo (@leorlms) September 25, 2023
É Nestor, o garoto de Cotia virou ídolo do clube do coração.
E quem duvida disso? Disparado o jogador com mais impacto nas finais dos últimos títulos do São Paulo. Um gigante, que terá o nome marcado para sempre! ❤️🇾🇪 pic.twitter.com/V41WRrrvUl
— SPFC Informer 🇾🇪 (@SPFCInformer) September 25, 2023
Lucas já era, só carimbou ainda mais.
— 1930. (@neospfc) September 24, 2023
antes dos jogos, eu considerava: Rafinha, Luciano, Calleri, Arboleda e Lucas (ainda mais)
agr depois dos jogos, coloco também MERECIDAMENTE Rodrigo Nestor!— Lai 🇾🇪 (@iLaieny) September 25, 2023
Beraldo, Pablo Maia, Nestor e Rafinha são indiscutíveis
Luciano, Arboleda, Lucas e Calleri já eram pra grande parte da torcida.
Rafael, Alisson, Diego Costa, Wellington, Gabi Neves, Caio Pauilsta vejo como personagens importantes, não sei se ídolos, apesar de gostar dms deles
— Shanks ˢᵖᶠᶜ (@ShanksTricolor) September 24, 2023
Calleri, Rafinha, Arboleda, Lucas, talvez Nestor, Beraldo e Luciano tbm
— Gabriel (@GabriellBaracat) September 24, 2023
Ídolos do São Paulo terão que virar a chave no Brasileirão após título
Apenas três pontos separam o São Paulo, em 14º lugar, do Santos (com um jogo a mais), o primeiro time na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Por isso, após o título da Copa do Brasil, o elenco campeão e com alguns novos ídolos precisa retomar a confiança para se afastar das últimas colocações, sem necessidade de ficar no G6, pois já garantido na Libertadores do próximo ano.
Para começar a “remontada” e voltar a vencer no Brasileirão após mais de dois meses, o time de Dorival Júnior joga duas vezes em casa contra Coritiba (nesta quarta-feira, 27) e Corinthians (no próximo sábado, 30).
Próximos jogos do São Paulo
- São Paulo x Coritiba – Brasileirão Série A – Morumbi – 27 de setembro (quarta-feira), às 19h (horário de Brasília);
- São Paulo x Corinthians – Brasileirão Série A – Morumbi – 30 de setembro (sábado), às 18h30 (horário de Brasília);
- Vasco x São Paulo – Brasileirão Série A – São Januário – 7 de outubro (sábado), às 18h30 (horário de Brasília).