Relembre viradas improváveis e históricas da Copa do Brasil

A Copa do Brasil é uma competição cheia de misticismo, envolve muita paixão, fé, e até mandinga dos torcedores de clubes de todo o país, que sonham com a possibilidade de vencer uma competição nacional, e de quebra garantir uma vaga na Copa Libertadores da América. Ao longo da história, o que não faltam são confrontos memoráveis, resultados surpreendentes e viradas inesquecíveis. Basta lembrarmos o que aconteceu em 2004, quando o Santo André e em 2005, quando o Paulista de Jundiaí foram os campeões da competição.

Vamos relembrar alguns resultados que entraram para a história da Copa do Brasil por conta da emoção, e da imprevisibilidade de seu acontecimento, confira!

Viradas inesquecíveis da Copa do Brasil

Fluminense 2 x 5 América-RN – 2014

Pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2014, o Fluminense enfrentou o time do América de Natal no Maracanã. Após ter vencido o primeiro jogo, fora de casa, pelo placar de 3 x 0, pouco imaginariam uma virada do time potiguar jogando fora de casa.

Porém, Rodrigo Pimpão, revelado no Vasco da Gama, e principal jogador do time do Rio Grande do Norte, foi o nome dos nordestinos naquela noite. O Mecão perdia pelo placar de 2 x 1 na virada do primeiro para o segundo tempo, e foi aí que o time treinado pelo técnico Oliveira Canindé fez história, e marcando quatro gols na etapa final, virou o jogo para 5 x 2, e eliminou o Tricolor Carioca no Rio de Janeiro.

Athletico Paranaense 3 x 0 Vitória – 2007

O Furacão havia perdido na ida para o Vitória por 4 x 1 no Barradão, e estava perdendo pelo placar de 4 x 0, quando conseguiu seu gol no fim da partida. Porém, mesmo a desvantagem grande no marcador não impediu do time paranaense ir com tudo para cima dos baianos na volta e devolverem o placar necessário para se classificar. Na Arena da Baixada Lotada, o Athletico venceu pelo placar de 3 x 0, e deixou o forte Leão Baiano para trás.

Palmeiras 4 x 2 Flamengo – 1999

Jogo inesquecível na memória de palmeirenses, flamenguistas e qualquer outro amante do esporte bretão no cenário nacional. Pelas quartas de final da Copa do Brasil de 1999, o Palmeiras perdeu o jogo da ida para o Flamengo por 2 x 1, no Maracanã. Na volta, com o Palestra Itália absolutamente lotado, o Verdão saiu atrás do placar, empatou o jogo, mas tomou o segundo gol do Mengão. Porém, nos 15 últimos minutos de partida, Euller, O Filho do Vento entrou em ação, marcou dois e o Alviverde conseguiu virar o jogo para 4 x 2, se classificando para as semifinais da competição naquele ano.

Cruzeiro 2 x 1 São Paulo – 2000

Na grande decisão da Copa do Brasil de 2000, Cruzeiro e São Paulo proporcionaram mais um daqueles encontros inesquecíveis para que ama o futebol. Após empate sem gols no jogo de ida no Morumbi, o Tricolor abriu o marcador no Mineirão e ficou a um passo da taça, porém, Fábio Júnior, e Geovane, nos minutos finais de jogo, viraram a partida em favor da Raposa, e adiaram mais uma vez o sonho do time paulista de se tornar campeão da competição.

Sport 2 x 0 Corinthians – 2008

Recém-rebaixado para o Campeonato Brasileiro da Série B em 2008, o Corinthians montou um time forte, e sob a batuta do técnico Mano Menezes foi à final da Copa do Brasil e teve grande chance de vencer uma competição nacional no mesmo ano em que disputaria a 2ª divisão do futebol nacional. No jogo de ida, o Timão passeou em campo e abriu 3 x 0 no Morumbi com muita tranquilidade.

Porém, um apagão do time nos minutos finais de jogo foi o suficiente para o Leão da Ilha acreditar que teria chance para fazer pelo menos um gol, e levar a decisão para a Ilha do Retiro, estádio que foi fundamental para a campanha do time na competição. Não deu outra. Praticamente na última bola do jogo, Enílton marcou o gol dos pernambucanos, e encheu de esperança o coração do torcedor do Sport, que no jogo da volta, venceu por 2 x 0 e faturou pela primeira vez em sua história o título da Copa do Brasil.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.