Rei pontepretano: Dicá maior artilheiro da história da Ponte

De antemão, Oscar Salles Bueno Filho, o mestre Dicá, carrega o importante marco de principal artilheiro da história da Ponte Preta com 155 gols. Assim sendo, de 1966 à 1972, 1976 à 1984 o herói tem uma linda história de amor vista entre um craque e um clube que celebra a marca de Rei pontepretano. Vale lembrar, da era mais recente, o principal goleador é Washington, que marcou 82 vezes nas duas passagens pela Ponte (1998 e 2000 a 2002).

Juntamente com isso, o eterno artilheiro chegou em 1963 para defender a Ponte e participou de apenas sete jogos pela equipe de juniores. Logo, foi integrado ao time principal, com 19 anos de idade. Todavia, a camisa do time parecia inspirar ainda mais o talento de Dicá. Bem como, jogando na meia direita com liberdade para criar as jogadas do ataque e responsável por uma reforma estrutural no time.

De maneira que, grande líder, aquele jogador que comandava a equipe dentro de campo e sabia o tempo da bola, a maestria dos passes, com a facilidade em colocar a bola no fundo das redes em cobranças de falta, antes de Dicá, a Ponte teimava em contratar jogadores famosos e experientes, mas com este camisa 10, a diretoria do clube implantou uma nova filosofia para conquistar títulos acreditando nos novatos.

Do mesmo modo, o resultado foi o respeito e a projeção do clube no cenário futebolístico paulista e nacional e o Acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paulista em 69. No Paulistão de 70, Dica foi eleito o jogador revelação do campeonato.

Rei pontepretano: Dicá maior artilheiro da história da Ponte

Tal como, sabia que por mais que se destacasse e se esforçasse, o Brasil tinha apenas uma seleção, e inúmeros craques. Ainda mais, o ex-jogador também vestiu a camisa Portuguesa de Desportos, com o técnico Oto Glória. Em 1972 a Lusa era um time em ascensão, mas ele caiu na desgraça de Oto Glória, que preferia a combatividade de Basílio ao jogo cerebral de Dicá. O técnico sentia prazer em ser cruel com o craque campineiro. Quando escalava, costumava dizer nas preleções. Assim também, jogou seis meses emprestados ao Santos de Pelé

Dicá era um verdadeiro camisa 10. Foi eleito o melhor jogador da história da Ponte Preta, sendo o jogador que mais vezes vestiu a camisa da Macaca, além do maior artilheiro da história do clube.

Por fim, ainda hoje, por onde passe em Campinas é saudado com carinho, tanto pelos torcedores da Ponte, como também do Guarani. Contudo, isto prova o respeito que o torcedor campineiro tem por pelo rei Dica.

Foto destaque: Reprodução/Heitor Esmeriz

Ainah Carvalho

Ainah Carvalho

Jornalista, apresentadora e apaixonada por futebol! Desde pequena eu sabia que tinha nascido para atuar em algo ligado ao esporte e cada vez mais tenho certeza que quero isso pra mim.