Quem é o Deportivo Pereira, adversário do Palmeiras na Libertadores

Estreante na Libertadores, o Deportivo Pereira encara um dos maiores vencedores recentes da competição continental

Nesta quarta-feira (23), o Deportivo Pereira recebe o Palmeiras no Estádio Hernán Ramirez Villegas, pela partida de ida na fase de quartas de final da Copa Libertadores.

Mesmo que esteja brigando contra o rebaixamento no Campeonato Colombiano, na 16ª posição, a sua primeira disputa por La Glória Eterna é histórica. Isso porque o time colombiano conseguiu classificação no Grupo F, junto do Boca Juniors.

Além disso, os colombianos acabaram eliminando umas das sensações do futebol sul-americano nas oitavas de final: o Independiente del Valle. E, o próximo adversário é nada menos que o Palmeiras, de Abel Ferreira, um dos maiores vencedores recentes na competição continental.

Primeiro jogo do Deportivo Pereira contra brasileiros

Fundado em 1944, o Deportivo Pereira se classificou pela primeira vez para as quartas de final da Copa Libertadores nesta temporada. Assim, será também o primeiro duelo contra times brasileiros na sua história de 79 anos.

Na verdade, a temporada de 2023 foi a primeira na qual o time colombiano enfrentou times internacionais oficialmente. Até a fase de grupos, encarou Boca Junios, da Argentina, Colo-Colo, do Chile, Monagas, da Venezuela, já nas oitavas de final, despachou o Independiente del Valle, do Equador.

Conhecidos do futebol brasileiro no Deportivo Pereira

Mesmo que nunca tenha enfrentado times brasileiros, o Deportivo Pereira tem dois jogadores com passagens recentes pelo nosso futebol. O primeiro deles é o mais conhecido, que saiu do Vasco da Gama na última temporada: Juan Quintero. O zagueiro de 28 anos, que também passou por Fortaleza e Juventude, chegou no clube colombiano nesta temporada e tem sido titular nas últimas disputadas da Libertadores.

Já o meio-campista Larry Angulo defendeu as cores do Figueirense entre 2015 e 2016, ainda nas categorias de base. O jogador também tem 28 anos e disputou seis partidas na campanha inédita dos colombianos no torneio continental, marcando o gol decisivo contra o del Valle, na fase de oitavas de final.

Campanha do Deportivo Pereira na Libertadores 2023

A classificação inédita do Deportivo Pereira para figurar nesta edição da Libertadores foi com muito drama. Na última temporada, o time colombiano venceu a Liga Colombiana – Clausura, superando o Independiente Medellin nas penalidades, por 4 a 3.

A partir daí, com a vaga assegurada no Grupo F, o Deportivo Pereira terminou na 2ª posição, apenas atrás do Boca Juniors, com oito pontos conquistados. Na primeira fase, a equipe comandada por Alejandro Restrepo esteve invicta jogando em casa, vencendo os Xeneizes e o Monagas, além do empate contra o Colo-Colo.

Já nas oitavas de final, os colombianos surpreenderam o continente com a vitória por 1 a 0, também jogando ao lado da sua torcida, contra o Independiente del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana e um dos mais promissores times da América do Sul.

No jogo de volta, com muita emoção e um pênalti perdido no último lance pelos equatorianos, o Deportivo Pereira se candidatou a adversário do Palmeiras nas quartas.

Próximos jogos do Palmeiras

Palmeiras x Vasco, Brasileirão Série A, Allianz Parque, São Paulo-SP – 27 de agosto (domingo), às 18h30 (horário de Brasília).

Palmeiras x Deportivo Pereira, Libertadores, Allianz Parque, São Paulo-SP – 30 de agosto (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).

Corinthians x Palmeiras, Brasileirão Série A, Neo Química Arena, São Paulo-SP – 03 de setembro (domingo), às 16h (horário de Brasília).

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.