Pupilo do chefe! Pulgar se reinventa com Sampaoli e se torna ‘peça chave’ do Flamengo

Escanteado e esquecido no elenco do Flamengo desde sua chegada, Erick Pulgar vive reviravolta no clube da Gávea. De ‘patinho feio', o volante chileno se tornou uma das peças mais importantes do Mais Querido e vem acumulando boas atuações vestindo a camisa rubro-negra. E isso muito tem a ver com um personagem em especial: Jorge Sampaoli.

Jogador de Seleção Chilena, Erick Pulgar trabalhou com Sampaoli na passagem do técnico por La Roja. O treinador argentino gosta das características e do estilo de jogo do volante e resolveu dar moral para o camisa 5 que, como citado, atravessava péssimo momento no Flamengo. A chegada do novo comandante ao Rubro-Negro fez bem a Pulgar e o atleta de 29 anos passou a ser titular na maioria das partidas da equipe carioca.

Desempenho de Pulgar: Vitor Pereira x Jorge Sampaoli

Vítor Pereira teve passagem desastrosa pelo Flamengo. Além de perder os títulos de Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes, o português não conseguiu definir um padrão de jogo ao time, e consequentemente acabou extraindo muito pouco do potencial dos jogadores rubro-negros. Um dos casos mais latentes é o de Pulgar, que pouco rendia com o ex-treinador do Mais Querido e passou a ‘voar' em campo desde que Sampaoli passou a ocupar a área técnica flamenguista.

Segundo o Sofascore, site especializado em dados e estatísticas do futebol, Pulgar atuou apenas 299 minutos com Vítor Pereira no comando. Em contrapartida, a minutagem do camisa 5 mais do que duplicou com Jorge Sampaoli, totalizando 731 minutos em campo até o momento. Na precisão dos passes, o volante chileno também evoluiu após a troca de comando técnico no clube: 82% a 89%. Já nos quesitos gols e assistências, o roteiro se repete, com o jogador saindo do zero em ambos depois da saída do português.

Pupilo do chefe! Pulgar se reinventa com Sampaoli e se torna 'peça chave' do Flamengo
Comparativo do desempenho de Pulgar com Vítor Pereira x Jorge Sampaoli (Sofascore)

Com Pulgar à disposição, Flamengo encara compromisso ‘crucial' pela Libertadores

Eufórico e motivado após embalar duas vitórias seguidas contra rivais regionais, o Flamengo de Pulgar, Sampaoli e companhia agora vira a chave e concentra as atenções na Copa Libertadores. Nesta quinta-feira (8), a partir das 21h (horário de Brasília), o Rubro-Negro enfrenta o Racing, no Maracanã, em duelo válido pela 5ª rodada do Grupo A da competição continental. Com cinco pontos conquistados, o Mais Querido é o vice-líder e busca uma vitória para encostar nos hermanos e ‘se tranquilizar' no chaveamento.

Intenso e imprevisível, Jorge Sampaoli ainda não confirmou a escalação do Flamengo para o jogo decisivo deste meio de semana. O técnico argentino costuma modificar as formações de uma partida para outra e mandar a campo um time conforme as características do adversário em questão. Mesmo com todo o mistério do treinador, a tendência é que Pulgar seja titular e comande a ‘volância' da equipe rubro-negra diante do Racing.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.