Nas vésperas do encontro entre CRB e Figueirense, nessa terça-feira (19), em jogo válido pela 36ª rodada da série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Jorginho não descartou a chance do clube alagoano receber uma “mala branca” para vencer a partida. O termo, como é conhecido, se dá quando um clube oferece dinheiro para o outro afim de algum objetivo.
Ainda assim, segundo informações do setorista Luciano Costa, a diretoria do clube alagoano já anunciou para o elenco a premiação de R$100mil caso vença o Figueirense. No mais, a prática é conhecida como “bicho” e geralmente é efetuada para premiar os envolvidos ao conquistarem um objetivo almejado. Contudo, o CRB não tem mais chances de rebaixamento, assim como não possui probabilidade de subida para série A.
Por outro lado, em entrevista coletiva, Jorginho, ainda falou sobre a longa viagem até Maceió e as condições do gramado do estádio Rei Pelé. “A viagem (até Maceió) é mortal. Gramado alto e contra um time que sabe jogar. Que tem chance de classificar. Que perdeu na última rodada e vai vir bravo e que possivelmente vai ser oferecido um dinheiro para ganhar de nós. Todos os problemas nós sabemos.”
É importante lembrar que, diferente da “mala preta”, que é quando o time recebe dinheiro para perder o jogo, a “mala branca” não é considerada crime desportivo segundo o que prevê artigos 41-D e 41-C do Estatuto do Torcedor. Ainda assim, a diretoria do CRB não se manifestou sobre a fala do treinador do Figuera. No entanto, é importante lembrar que a premiação é recorrente na gestão do Presidente Marco Barbosa.
Foto destaque: Patrick Floriani/FFC