Ponte Preta x Vila Nova Como aconteceu – Resultado, destaques e reação

Neste sábado (8), pela 34ª rodada do Brasileiro Série B, ocorreu o embate entre Ponte Preta x Vila Nova, no
Estádio Moisés Lucarelli, em São Paulo. Assim como no primeiro turno do campeonato, o jogo terminou com um empate entre essas equipes. Até mesmo o placar se repetiu, terminando novamente em 1×1.

Dessa maneira, a Macaca abriu o placar com Wallisson. No entanto, o time mandante cedeu o empate. Já nos acréscimos, Neto Pessôa, marcou para o Tigre. Assim, as duas equipes somaram mais um ponto na competição.

Assista aos melhores momentos de Ponte Preta x Vila Nova

1º tempo: Poucas oportunidades para ambas as equipes

Primeiramente, cabe destacar as especificidades dos momentos vivenciados pelas equipes. Isto porque a Ponte Preta, após duas derrotas seguidas, perdeu a chance de brigar pelo acesso à Série A. Então, apesar da pressão da torcida, o resultado não mudaria muito a situação da equipe no campeonato.

Por outro lado, o Vila Nova, apesar de não ocupar a zona de rebaixamento, ainda precisa lutar para garantir a vaga na Série B em 2023. O time de Allan Aal vinha de uma sequência de cinco jogos sem derrota e não queria perder esse feito.

Inicialmente, cabe destacar que era um embate bastante focado na marcação. Por isso, nenhuma das equipes conseguia avançar além do meio de campo. Com isso, faltas e cartões amarelos começaram a aparecer. 

Aos 29′, Igor Formiga, lateral-direito da Macaca recebeu o terceiro cartão amarelo. Assim, o jogador será desfalque na próxima partida. Pelo lado do Tigre, em seguida, aos 31′, foi a vez de Arthur Rezende receber a punição.

Chegando ao final do primeiro tempo, a Ponte Preta tinha mais posse de bola, mas isso não era suficiente para criar jogadas perigosas. Já o Vila Nova tentava utilizar os contra-ataques, mas também não havia sucesso, 

Quando parecia que a primeira etapa seria finalizada sem nenhuma boa chance, os times demonstraram o contrário. Aos 40′, o volante Léo Naldi arriscou um chute da entrada da área. No entanto, o goleiro Tony defendeu. Talvez, este tenha sido o primeiro lance de perigo no jogo.

Instantes depois, o Tigre respondeu. Wagner recebeu na área, ajeitou a bola e lançou a bola, que passou bem próximo à trave. Dessa forma, o jogo que estava bastante parado começou a se movimentar. 

Aos 41′, o goleiro da Ponte Preta também recebeu cartão amarelo. O atleta será mais um desfalque na escalação do técnico Hélio dos Anjos. 

Já nos acréscimos, o time mandante ainda fez mais uma tentativa de abrir o placar. Desta vez, Echaporã, bateu de fora da área. Mais uma vez, Tony defendeu.

2º tempo: Ponte Preta abre o placar, mas o Vila Nova empata no fim

Apesar das dificuldades de finalização para ambas as equipes, o início da segunda etapa não trouxe nenhuma substituição. Mesmo assim, o time mandante já começou a última etapa do confronto pressionando o adversário. Antes de um minuto de jogo, Artur recebeu na área e bateu para o gol. Tony defendeu bem, espalmando para fora. 

Aos 3′, a Ponte Preta confirmou mais uma falta para o próximo jogo. Wallison também recebeu o terceiro cartão amarelo. 

A primeira substituição aconteceu no Vila Nova. O técnico Allan Aal tirou Souza para a entrada de Ralf. No entanto, a mudança não evitou que o time levasse o gol logo depois, aos 8′. Wallisson marcou um belo gol, de fora da área, no ângulo. Desta vez, nenhuma chance para o goleiro do Tigre. 

O time visitante quase empatou com o que seria um golaço de William Formiga. O lateral-esquerdo viu que o goleiro da Macaca estava adiantado e tentou mandar por cobertura. No entanto, Caique França defendeu bem.

A partir daí, foi um show … Só que de cartões amarelos e os técnicos começaram a realizar substituições para evitar expulsões. 

Por fim, já nos acréscimos, quando a vitória da Ponte Preta era quase certa, a história mudou. Aos 47′, Railan levantou a bola na área e Neto Pessoa cabeceou e empatou o jogo. 

Na coletiva de imprensa, o técnico Allan Aal apontou a importância deste empate para a confiança do time:

“O importante é que a gente está pontuando. Ganhamos uma posição hoje, viemos em uma série invicta que nos dá muita confiança para a próxima partida” – afirmou o treinador.

Ponte Preta x Vila Nova – E Agora?

Em suma, o resultado foi bom nem para o Vila Nova que busca os últimos pontos para se livrar de vez da possibilidade de rebaixamento. Já a Ponte Preta não tem mais chances de acesso à Série A, mas vai aumentando a insatisfação da torcida com três jogos seguidos sem vencer. 

Na sequência, a Macaca joga contra o Tombense, no próximo sábado (15), às 16:30h (horário de Brasília). Já o Tigre enfrenta o campeão Cruzeiro na sexta-feira (14), às 20:30h (horário de Brasília).

Foto destaque: Álvaro Jr./PontePress

Maria Eduarda Oliveira

Maria Eduarda Oliveira

Formada em Letras e mestranda em Estudos Linguísticos pela UERJ. Apaixonada por acompanhar e falar sobre estatísticas, partidas, jogadores e todas as características que envolvem a arte do futebol.