Os atacantes são as grandes estrelas do futebol por marcarem os gols do time. Mas se não fossem os atletas que jogam no meio-campo, nada disso seria possível. Sabendo da importância dessa posição, o Futebol na Veia foi atrás e reuniu os melhores meio-campistas do Campeonato Colombiano, com a presença de atletas conhecidos no esporte brasileiro. Confira a lista.
Índice
Confira quem são os cinco melhores meio-campistas do Campeonato Colombiano
Didier Moreno
O volante do Junior Barranquilla, Didier Moreno, é o verdadeiro “cão de guarda” do Campeonato Colombiano. Na primeira parte do campeonato, pelo Apertura, o meio-campista chegou a média impressionante de 3,4 desarmes por jogo, além de 2,0 de interceptações e 1,2 cortes. Aos 31 anos, Moreno também teve ótimo índice de acerto de passes, 84%, e acertou 64% das bolas longas.
No Clausura, a média de desarmes caiu para 2,3, mas o volante elevou o patamar sofrendo apenas um drible a cada dois jogos e vencendo mais da metade dos duelos no chão e aéreos.
Juan Quintero
Velho conhecido do futebol brasileiro por especulação, Juan Quintero chegou para reforçar o elenco do Junior Barranquilla em 2023 recepcionado por uma grande festa da torcida.
O meia, que já conta com 30 anos, venceu Libertadores, Recopa e Campeonato Argentino com o River Plate entre 2018 e 2021 e outra passagem menor no ano passado.
Até aqui no time colombiano são sete jogos disputados com apenas um gol, mas essencial na armação com, em média, 3,8 passe decisivo por partida.
Dito isso, o jogador da Seleção Colombiana também passou pelo futebol chinês e europeu. Na China, Quintero defendeu a equipe do Shenzen FC; e na Europa, passou pelo Pescara, Porto e Rennes.
Larry Vásquez
Larry Vásquez pode ser considerado o “Sergio Busquests colombiano“. O primeiro volante do Millonarios, adversário do América Mineiro na Copa Sul-Americana, acertou 91% e 84% em Apertura e Clausura, respectivamente. Mas não são apenas toques “de lado”, mais da metade das ações do meio-campista com a bola acontece no campo de ataque.
O volante de 30 anos também tem ótima visão de jogo e responde por vários dos bons lançamentos dos azuis. Foram 83% de aproveitamento nas bolas longas pelo Apertura de 2022, enquanto no Clausura 73%. Defensivamente Vásquez teve sua importância com média superior a dois desarmes por jogo.
Sherman Cárdenas
Cárdenas é o típico meia do futebol sul-americano com muita categoria com a bola nos pés. Agora no Once Caldas, mas em 2022 pelo Atlético Bucaramanga, o atleta de 33 anos brilhou no Apertura 2022 com nove assistências e dois gols em 24 partidas.
No Clausura, os tentos aumentaram para cinco marcados, mas os passes para gol caíram para dois, acompanhado pelo mau desempenho do Atlético, que terminou em 11º. Cárdenas é conhecido no Brasil por sua passagem pelas equipes do Atlético Mineiro e do Vitória entre 2015 e 2017.
Dorlan Pabón
Outro famoso do futebol brasileiro, Pabón teve passagem pelo São Paulo em 2014. O meia construiu uma larga carreira no futebol mexicano antes de retornar ao colombiano em 2021. Desde lá, é um dos principais jogadores do Atlético Nacional, atualmente treinado pelo brasileiro Paulo Autuori.
Pabón brilhou no último Clausura com três gols e três assistências em 19 jogos, em que distribuiu 2,3 passes decisivos por partida. O experiente colombiano também ajudou na criação a distância, com 4,6 lançamento correto a cada duelo pelo campeonato, acerto de 62%.
O meia de 35 anos também foi decisivo no título da Superliga da Colômbia contra o Deportivo Pereira, em que marcou dois gols e deu uma assistência, e o Atletico Nacional venceu por 4 x 3.
No Apertura os números também foram bons: seis gols e duas assistências em 23 jogos (18 como titular). Porém, com quase metade dos passes decisivos (1,3).
Pela Copa Libertadores, o Atlético Nacional divide o grupo com Patronato, da Argentina, Melgar, do Peru e Olimpia, do Paraguai.