Por aqui, vamos falar dos homens de frente no futebol colombiano. Sim, este conteúdo traz informações sobre os melhores atacantes que atuam neste momento por lá. Afinal de contas, a Colômbia possui certa tradição no esporte, além de ser um país exportador de grandes jogadores na posição.
Por isso, o Futebol na Veia trouxe um artigo especial com os melhores atacantes do Campeonato Colombiano, incluindo pontas e centroavantes, para auxiliar os leitores que querem fazer uma “fezinha“.
Índice
Confira quem são os cinco melhores atacantes do Campeonato Colombiano
Carlos Bacca
Lembra dele? Carlos Bacca, ex-Milan, Sevilla e Villareal, retornou ao Junior Barranquilla após quase 12 temporadas. O experiente jogador de 36 anos acrescentou demais ao clube no último Clausura, em que marcou nove gols e distribuiu três assistências em apenas 20 jogos, sendo 14 como titular. Mostrando ser matador, o centroavante colombiano fez todos os tentos de dentro da área, sendo divididos em cinco com a perna direita, três com a esquerda e um de cabeça.
Bacca também exigiu dos goleiros, ao finalizar, praticamente, duas vezes por jogo, acertando o alvo 0,8 vez em média.
Edwar López
Com 28 anos, Edwar López é uma peça importante no elenco do Deportivo Pasto, garantindo bom rendimento no ataque da equipe . O jogador estreou como profissional em 2015 no América Pedro Sellares, e logo se transferiu para o futebol europeu.
No Velho Continente, Edwar López defendeu os mantos do Sanjoanense e do Lusitano, em Portugal. De volta à América do Sul, passou pelos elencos de Orsomarso, Atlético Huila, Estudiantes de La Plata, Argentinos Juniors, Olimpia, Independiente Medellín e Once Caldas.
Desde janeiro de 2023 no elenco do Deportivo Pasto, o atacante Edwar López soma nove gols em 26 jogos que foi a campo nesta temporada.
Andrés Ibargüen
Conhecido por sua passagem no marcante Atlético Nacional, campeão da América em 2016, Ibargüen é um jogador de carreira extensa, com passagens por Argentina e México, além do seu país natal, a Colômbia. Na última temporada, defendendo a camisa do Tolima, esteve em campo 30 vezes e balançou as redes em seis oportunides, além de outras seis assistências.
Para 2023, o colombiano baixinho de 1,68m que também cabeceia muito bem, chegou ao Independiente Medellín e jogará contra o Internacional na Copa Libertadores desse ano. Destro jogando pela ponta esquerda, Andrés gosta de cortar para perna boa e finalizar no bico da área, ponto de atenção ao Colorado.
https://twitter.com/Libertadores/status/1661191230946983936?s=20
Dayro Moreno
Toda liga na América do Sul possui um centroavante experiente que marca muitos gols. No Campeonato Colombiano, esse nome é Dayro Moreno, atualmente no Once Caldas. Em 2022, o atacante de 37 anos cravou 21 gols pelo Atlético Bucaramanga em 41 jogos, além de distribuir quatro assistências. Terminou na vice-artilharia e com média de um tento a cada duas partidas.
Moreno era titular do Once Caldas em 2004, quando o time colombiano venceu sua primeira e única Libertadores. Ainda teve passagem discreta no Brasil pelo Athletico-PR, entre 2006 e 2007. Com mais de 20 anos de carreira, o centroavante passou pelo futebol argentino, romeno, mexicano e boliviano. Também defendeu a Seleção Colombiana em 32 jogos com três gols marcados.
Marco Perez
O Águilas Doradas tem à frente de seu ataque um dos artilheiros do Campeonato Colombiano. Dito isso, Marco Perez faz uma ótima temporada na liga nacional, e deixa sua marca entre os maiores atacantes do futebol colombiano.
Pérez estreou profissionalmente pelo Boyacá Chicó em 2006 aos 17 anos, e logo se tornou membro do time titular, deixando para trás atacantes mais experientes.
Após a boa atuação, despertou o interesse dos argentinos, e foi cedido por empréstimo ao Gimnasia e ajudou o time a evitar o rebaixamento da primeira divisão na temporada 2009/2010. Ainda em 2010, Perez se transferiu para o futebol europeu, onde teve uma rápida passagem pelo Real Zaragoza, da Espanha.
De volta à liga argentina, Marco Perez vestiu as camisas do Independiente e do Belgrano. No Chile, atuou pela equipe do O'Higgins, antes de retornar ao futebol colombiano, na temporada 2013.
Assim, passou por Independiente Medellín, Tolima, Atletico Nacional e Deportivo Cali, antes de chegar ao elenco do Águilas Doradas. Neste momento, Marco Perez é o artilheiro do Campeonato Colombiano, com 13 gols marcados.