Melhores atacantes do Campeonato Chileno

Com 16 equipes na disputa, a liga de futebol do Chile tem um formato simples, onde todos se enfrentam e o time que mais pontuar torna-se o campeão. Em 2022, o Colo-Colo terminou com a taça. E quem melhor para dar pontos aos times do que os homens de frente? Por isso, o Futebol na Veia trouxe em um artigo especial os melhores atacantes do Campeonato Chileno.

Confira quem são os cinco melhores atacantes do Campeonato Chileno

Leandro Garate – Unión Española

Com nove gols marcados em 14 jogos, é o grande artilheiro da competição. Garate tem 29 anos e é peça fundamental do time Rojo, que já somou 21 pontos, e está na 9ª colocação da competição, fora da zona de classificação para a próxima fase do Campeonato Chileno.

Fernando Zampedri – Universidad Católica

Pelo terceiro ano consecutivo, o argentino Fernando Zampedri foi o artilheiro do Campeonato Chileno. Em 2022, foram 18 gols em 29 partidas. Aos 35 anos, é o típico centroavante experiente que guarda quase todas as chances que chegam e acerta pênaltis como poucos. Tanto que, dos 18 tentos, 17 foram de dentro da área. Em 2023, o centroavante promete repetir a dose da temporada passada e já marcou nove gols em 14 jogos.

Zampedri, como um bom centroavante, finalizou mais de três vezes por jogo em média, sendo 1,5 desses chutes no gol adversário. O argentino fez sua parte na partida contra o Audax Italiano, do Chile, pela fase prévia da Copa Sul-Americana. Foram dois tentos do centroavante, mas o Universidad Católica ficou pelo caminho ao perder por 3 x 2.

Alexander Aravena – Universidad Católica

O jovem Aravena é um nome para se observar no mercado do Brasil. Com apenas 20 anos, o ponta que pode atuar pelos dois lados marcou 11 gols e deu três assistências em todos os 30 jogos (24 como titular) do último Campeonato Chileno. Na edição de 2023, o jogador tem feito a diferença e já marcou sete gols em 13 jogos.

Aravena foi um dos responsáveis pelo vice-campeonato do Ñublense no ChilenoNeste ano, o clube está no grupo do Flamengo na Libertadores, mas sem o atleta de 20 anos. Alexander se transferiu para a Universidad Católica. Aos 20 anos, o ponta estreou pela Seleção Chilena em março de 2023.

Gastón Lezcano – Cobresal

O experiente argentino Gastón Lezcano é a grande referência técnica do Cobresal e foi o melhor jogador do time em 2022. Apesar de jogar pela ponta direita, o atacante balançou as redes 15 vezes e deu quatro passes para gol em 28 jogos. Em 2023, o jogador marcou seis gols em 13 jogos.

Mas não apenas em participações diretas Lezcano é importante. No último Chileno o ponta sofreu, em média, 2,6 faltas por jogo, além de dar 2,3 passes decisivos.

 

Cris Martínez – Huachipato

Fechando os top cinco melhores atacantes do Campeonato Chileno aparece Cris Martínez, ponta esquerda do Huachipato, que marcou seis gols em 14 partidas na competição. Suas exibições em campo ajudaram o time a chegar a liderança do torneio. Com 29 pontos, Los Siderúrgicos  tem apenas um ponto de diferença para o Cobresal, que está na 2ª colocação com 28.

Paraguaio de nascença, Martínez tem dupla nacionalidade e é naturalizado chileno. Revelado no Nacional do Paraguai, o jogador tem passagens pelo San Luís, Universitario do Peru, e Deportes Temuco.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.