Possível mudança na regra do impedimento irrita torcedores: “Vai ficar pior do que já é”

Proposta de nova regra do impedimento idealizada pelo ex-técnico do Arsenal, Arséne Wenger, pode mudar a forma como o futebol é praticado.

A era da linha do impedimento pode estar com os dias contados no futebol. Ou vai passar por uma mudança drástica. Pelo menos é o que promete um estudo feito pela FIFA, que avalia mudar mais uma vez a regra, o que, segundo os estudiosos, resultaria em um jogo com mais dinamismo, e principalmente gols.

Portanto, um atacante só estaria em posição irregular caso estivesse com o corpo todo à frente do último defensor, no momento do passe, ou cruzamento, ou seja, caso o jogador de ataque divida ou esteja um pouco adiantado em relação ao defensor, o lance seria considerado legal.

Para o ex-árbitro, Renato Marsiglia, a ideia foi implementada por Arséne Wenger, lendário técnico do Arsenal, e atual Diretor de Desenvolvimento Global de Futebol da FIFA.

E claro, com uma mudança deste tamanho sendo cogitada no mundo da bola, o que não faltaram foram torcedores nas redes sociais dividindo opiniões sobre o que isso impactaria no jogo. Já que com esta possível alteração 99% dos gols seriam validados.

Torcedores brincam e elegem novos candidatos a Melhor do Mundo com mudança no impedimento

Com a possível mudança na regra do impedimento em vista, os torcedores dos times brasileiros, e também os amantes do esporte bretão na Europa, aproveitaram para dar seus palpites de possíveis artilheiros máximos da temporada, caso isso vigore em um futuro próximo.

Nomes como Álvaro Morata, atacante renomado da Espanha, Rony, e Timo Werner, da Alemanha, foram alguns nomes citados, já que, segundo boa parte dos torcedores, costumam ficar com certa frequência em impedimento, em situações que seriam consideradas legais com a alteração da regra.

Regra do impedimento sofreu diversas alterações com o passar do tempo.

Uma das mais polêmicas e controversas regras do futebol é a do impedimento. Que consiste em anular uma jogada ofensiva, caso o jogador que está atacando, no momento do passe, esteja com parte do corpo à frente do seu adversário, ganhando uma vantagem considerada indevida na regra atual do esporte bretão.

Com as inúmeras mudanças táticas no futebol com o passar dos anos, e a extensão dos campos, foi necessário implementar uma regra para que os atacantes dos times nãoo levassem vantagem em relação aos defensores no momento de marcar um gol.

Não fosse pela regra do impedimento, teríamos um futebol com times muito mais espaçados em campo, e abusando de bolas longas, como era feito na Europa durante boa parte da década de 50 até meados dos anos 90.

Atualmente, com a implementação do VAR, o Campeonato Brasileiro de 2023, por exemplo, tem como prioridade o favorecimento ao ataque, nos casos no qual a linha do atacante (analisada pelo árbitro de vídeo) deve ficar sobreposta à linha do zagueiro.

Para exemplificar, Richarlison, atacante da Seleção Brasileira, teve um gol anulado após sete minutos no jogo desta terça-feira diante do Peru. No lance, o jogador está milimetricamente à frente do defensor. Algo que mesmo com a imagem congelada gera dúvidas e interpretações dúbias. Portanto, a ideia da FIFA é minimizar a demora neste tipo de lance para que o jogo ganhe mais emoção e dinamismo.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.