Depois de reunir os principais goleiros, defensores e atacantes do futebol no Chile, a equipe do Futebol na Veia pesquisou e listou os cinco melhores meias do Campeonato Chileno 2023. A lista compreende volantes, meio-campistas e os meias ofensivos, peças essenciais no esporte pela responsabilidade de ligar a defesa ao ataque.
Índice
Confira quem são os cinco melhores meias do Campeonato Chileno 2023
Matías Marín
Líder em assistências com três passes para gol e um dos principais jogadores do Campeonato Chileno em 2023, Marín é um dos jogadores mais importantes da equipe do O' Higgins. Aos 23 anos, o meia gera muito jogo para o time e deu, em média, 2,3 toque decisivo a cada partida na última temporada. O canhotinho distribuiu 3.8 lançamentos por jogo, com acerto de 63%. Ainda marcou um gol.
Nos números defensivos, Matías destaca-se com os desarmes, tendo em média 1,4 e recuperando 0.9 bola por jogo.
Gonzalo Ríos
Um dos melhores meias do Campeonato Chileno, e o armador com mais participações em gol na temporada. Este é Gonzalo Ríos, argentino de 24 anos que já deu duas assistências e marcou seis gols em 2023. Seu time, o Audax Italiano, está na 10ª colocação da competição nacional, e conseguiu uma classificação inédita ao play-off da Copa Sul-Americana.
Ao longo da temporada, o meia tem ainda mais impacto. São 24 jogos e sete gols marcados em 2023. Revelado no San Lorenzo, o meia tem passagens por times de menor expressão do cenário argentino como Deportivo Armenio, Agropecuário, e Central Córdoba antes de chegar ao time do Audax.
Alejandro Camargo
O argentino de 30 anos é aquele volante “cabeça de área”, responsável pela saída de bola e também por desarmar. Os números ofensivos de Alejandro mostram que o meio-campista acertou em média 83% dos passes e uma média alta de lançamento: 5,2 com acerto de 62% das tentativas.
Defensivamente, o volante do Cobresal foi o responsável por interceptar 2,0 bolas a cada jogo, além de desarmar 1,9 vez e realizar 2,3 cortes.
Uma curiosidade de Alejandro é que o volante foi indicado ao Prêmio Puskas da FIFA, que elege o gol mais bonito do ano, por um tento marcado de trás do meio-campo quando ainda jogava pelo Universidad de Concepción, do Chile.
Lorenzo Reyes
Dono do meio-campo do vice-campeão de 2022, o Ñublense, Reyes é conhecido por sua efetividade com a bola no pé. O volante foi quem mais acertou passes no Campeonato Chileno de 2022, com taxa de 89% de aproveitamento. Em lançamentos, o meio-campista de 30 anos teve média altíssima de acertos com 73%, mandando 3,2 bolas longas a cada partida.
Ainda foi o responsável por dois desarmes a cada jogo da equipe chilena, além de 1.6 interceptação.
Vale destacar que o Ñublense está no mesmo grupo do Flamengo na Copa Libertadores.
Gonzalo Montes
Dentre os melhores meias do Campeonato Chileno, ninguém acertou mais lançamentos que Montes: 5,8 por jogo, com aproveitamento de 62% das tentativas. Apesar de jogar em alguns momentos como primeiro volante, o uruguaio pisa muito no campo de ataque e marcou quatro gols e distribuiu três assistências.
O jogador do Huachipato deu 1.9 passe decisivo, em média, nos 26 jogos que esteve em campo com a equipe. Também teve bons números defensivos, com 1,3 interceptação por jogo e 2,3 desarmes.