Melhores goleiros do Campeonato Chileno

Seguindo na busca pelos melhores jogadores da América do Sul, o portal Futebol na Veia desbravou o Campeonato Chileno, e separou para você, os melhores goleiros da liga chilena em 2023. Ao longo da semana, novos conteúdos relacionados as outras posições serão publicadas no site.

A lista a seguir reuniu os paredões do Campeonato Chileno desta temporada. Tradicionalmente, os goleiros do Chile sempre foram muito técnicos e ágeis, apesar de não serem tão altos. Basta lembrarmos do lendário Nelson Tápia, que foi titular da seleção chilena nos anos 90 e 2000, e mais recentemente, Claudio Bravo, que brilhou na La Roja, e chegou a vestir a camisa do Barcelona.

Confira os melhores goleiros do Campeonato Chileno

Omar Carabalí – Unión La Calera

O primeiro goleiro da nossa lista tem dupla nacionalidade, pois além de chileno, Carabalí é equatoriano de nascença, tendo nascido na cidade de Guayaquil. Aos 25 anos, o arqueiro de 1,87 metros é o portão do time do Unión La Calera, que ocupa a 8ª colocação do Campeonato Chileno, com 12 pontos ganhos, e luta por uma vaga nos playoffs da competição.

Omar Carabalí sofreu apenas três gols em cinco jogos disputados, tendo ficado sem levar gols em outras duas oportunidades dentro da temporada. Sua segurança e técnica embaixo das traves tem garantido bons resultados ao time do Unión La Calera, que vem de empate sem gols contra o Audax Italiano na última rodada.

Carabalí iniciou sua carreira jogando nas categorias de base do Colo Colo, se transferiu por empréstimo para o San Luis, e sem muitas oportunidades no time principal do time de Santiago, foi vendido em definitivo ao time do Unión.

O goleiro também tem passagens pelas categorias de base dos dois países que possui nacionalidade, uma pelo Equador em 2016,  e quatro pelo Chile em 2020.

Nelson Espinoza – Deportes Copiapó

Seu time é o lanterna da competição com apenas seis pontos ganhos em nove partidas. Porém Nelson Espinoza é um dos poucos jogadores que se destacam no Deportes Copiapó. O goleiro conseguiu ficar sem tomar gols em duas das três partidas que realizou pelo time, e suas aparições tem chamado a atenção de outros time no futebol chileno, e no exterior também.

Espinoza tem 27 anos e tomou somente três gols na temporada. O goleiro dividia a posição com Richard Leyton, mas suas exibições nos jogos não eram tão segura, por isso, Nelson teve oportunidade no time titular, e mostrando muito trabalho até então.

Nascido na cidade chilena de Doñihue, Nelson Espinoza começou a sua carreira nas categorias de base da Universidad de Chile e foi emprestado a outros times do futebol chileno, tais como, Magallanes, San Luis e O'Higgins. Foi transferido ao Deportes Copiapó em 2022.

Matías Dituro – Universidad Católica

Goleiro do líder da competição e um dos jogadores mais valiosos da Liga Chilena, Matías Dituro tem sido um ponto fora da curva do frágil sistema defensivo da Universidad Católica, que apesar de estar na frente da competição, sofre muito com os gols que vem sofrendo.

Ao longo de nove rodadas, Dituro sofreu 13 gols, média de mais de um gol por partida. Seu time lidera o Campeonato Chileno com 18 pontos, mesma pontuação do Huachipato, que é o vice-líder, porém com melhor saldo de gols. Exceto pelo jogo de estreia da Universidad Católica, quando venceu o Everton pelo placar de 3 x 0, fora de casa, em todos os outros jogos o time foi vazado.

A campanha até aqui tem sido positiva, são cinco vitórias, três empates e somente uma derrota. Porém, não fosse o desempenho do experiente arqueiro de 35 anos, Los Cruzados poderiam não estar na liderança da competição.

Matías Dituro, assim como Osmar Carabalí, tem dupla nacionalidade, além da chilena, ele possui cidadania argentina, seu país natal inclusive. Por isso, seu começo de carreira foi no país Hermano, defendendo as cores do Bigand, em 2010, depois dessa primeira experiência, o goleiro rodou por alguns clubes da Bolívia, do Paraguai, e chegou a passar pelo futebol espanhol, defendendo o Celta de Vigo.

Cristóbal Campos – Universidad do Chile

Atualmente na 5ª posição do Campeonato Chileno, a Universidad do Chile conta com a juventude e segurança de Cristóbal Campos para tentar buscar as primeiras colocações no torneio. O goleiro, que não foi vazado em quatro, das nove partidas que disputou, é um dos responsáveis pela segurança defensiva de La U, que é a segunda melhor defesa da competição, com apenas oito gols sofridos.

Natural da cidade de Loquén, Cristóbal começou nas categorias de base da própria Universidad de Chile e teve uma experiência no futebol português, defendendo o time sub-19 do Alcanenense. Campos subiu ao time profissional da La U em 2021, quando foi promovido do time sub-21.

Brayan Cortés – Colo Colo

Goleiro mais valorizado dentre todos da liga, o passe de Brayan Cortés, goleiro de 28 anos, e que defende o Colo Colo, está avaliado em 2,8 milhões de euros (mais de R$15 milhões de reais). Sua aparições pelo clube nesta temporada tem sido fundamentais para que o clube Mapuche mantivesse sua sexta colocação no Campeonato Chileno e ainda na disputa por uma vaga nos playoffs da próxima fase.

Cortés não foi vazado em quatro das nove partidas que disputou, entretanto, o sistema defensivo do Colo Colo não tem sido muito efetivo, tendo levado 14 gols. Todavia, mesmo em uma defesa não muito sólida, Brayan tem se destacado e se tornou uma referência no time.

Revelado pelo Deportes Iquique, em 2014, o Colo Colo é o segundo clube da carreira de Brayan Cortés, que chegou ao Los Albos em 2018 por 340 mil euros (quase R$1,9 milhão de reais).

Gabriel Castellón – Huachipato

Um dos responsáveis pela solidez defensiva do vice-líder do Campeonato Chileno, Gabriel Castellón tomou apenas sete gols em nove jogos na liga, e ficou sem levar gols em dois jogos na competição. O Huachipato até aqui vem fazendo uma ótima campanha, com seis vitórias e duas derrotas.

Na última rodada, vitória sobre o Everton pelo placar de 3 x 0, e encostou de vez no líder, a Universidad Católica, que tem os mesmos 18 pontos, mas está na frente por conta do saldo de gols.

Foto destaque: Colas Buera/IconSport

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.