Mais ofensivos ou fortes na marcação, todo clube precisa de laterais confiáveis para conseguir seu objetivo. Seja aparecendo no ataque pelo lado do campo ou por dentro, essa posição foi se reinventado no futebol e atualmente exercem diferentes funções. No Brasil, com o esporte diverso, existem alas de todas as características. Veja nesta artigo especial do Futebol na Veia quem são os melhores laterais-esquerdos do Brasileirão Série A 2023.
Índice
Veja quem são os melhores laterais-esquerdos do Brasileirão Série A 2023
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Guilherme Arana sofreu uma grave lesão em setembro de 2022 durante jogo do Atlético-MG pelo Brasileirão. Desde lá, o atleta de 25 anos não voltou a atuar em campo, mas isso não o tira dos melhores laterais-esquerdo do futebol brasileiro. Ele está em processo final de recuperação e já corre no campo.
Antes de se machucar, Arana vinha em um bom Campeonato Brasileiro, com três assistências em 20 jogos, além de um gol marcando. Mostrando ser um ótimo armador, apesar de jogar na lateral, o jogador do Galo criou oito grandes chances nessas partidas, segundo o app SofaScore. Em média, teve 1,9 passe decisivo.
Com forte poder de duelos no mano a mano, podendo atuar por dentro ou bem aberto na ponta, Arana foi peça essencial no Atlético-MG de 2021 que venceu Brasileirão e Copa do Brasil.
Marçal (Botafogo)
O experiente Marçal fechou com o Fogão no meio de 2022 e desde lá tornou-se titular absoluto na lateral-esquerda. Aos 34 anos, o defensor foi um peça-chave na defesa do time de Luís Castro, com números defensivos importantes. Dos 18 jogos com o atleta em campo, o Botafogo passou sete sem ser vazado e teve desempenho bom para as pretensões do clube com oito vitórias, quatro empates e seis derrotas.
Ofensivamente, Marçal garantiu três gols de forma direta, uma vez balançando as redes e outras duas em assistências. Mas o lateral-esquerdo gerou jogo e garantiu, em média, 2,9 passes decisivos. Na atual edição do Brasileirão, o lateral disputou cinco partidas. Pela Sul-Americana, foram três jogos, de seis possíveis até o momento, com uma assistência.
Joaquín Piquerez (Palmeiras)
Contratado pelo Palmeiras para substituir seu compatriota e titular absoluto Matías Viña, Piquerez fez muito bem o seu papel. A versatilidade é o ponto alto do atleta, que já foi zagueiro pela esquerda e como lateral exerce funções de construtor por dentro ou prestando apoio na ponta esquerda.
Piquerez, com 24 anos, é um dos principais jogadores do Palmeiras desde que chegou em julho de 2021. No último Brasileirão, que terminou como campeão, o uruguaio passou 12 dos seus 26 jogos sem deixar a defesa alviverde ser vazada. O lateral garantiu 2,2 desarmes a cada partida, além de 1.5 interceptação e 1,3 corte por jogo. Na edição atual do Brasileirão, Piquerez disputou oito partidas, contribuindo com três assistências.
Ayrton Lucas (Flamengo)
Após passar seis meses com contrato de empréstimo, Ayrton Lucas enfim foi contratado em definitivo pelo Flamengo por 7 milhões de euros (cerca R$ 39 milhões) em 2023. Por merecimento, visto o desempenho do lateral ex-Fluminense no último Brasileirão, com dois gols marcado e seis assistências em 31 jogos. Defensivamente também foi bem com dois desarmes a cada partida.
Em 2022 Ayrton disputou posição com Filipe Luís, mas nesse ano tem vencido a disputa, que agora conta com a concorrência de Everton Cebolinha e Marinho quando o esquema está com três zagueiros. Na temporada atual pelo Campeonato Brasileiro, o lateral participou de 13 partidas, de 13 possíveis, tendo marcado três gols e dado uma assistência.
Marcelo (Fluminense)
A “cria de Xerém” retornou ao clube das laranjeiras após 17 anos de sucesso na Europa. Marcelo dispensa apresentações. O lateral fez por muito tempo dupla mortal com Cristiano Ronaldo pelo lado esquerdo do Real Madrid e é o maior vencedor da história dos Merengues com 25 taças, dentre elas cinco Ligas dos Campeões, cinco Campeonatos Espanhóis e quatro Mundiais de Clubes.
Após muita expectativa, o jogador estreou pelo Flu na abertura da Copa Libertadores e mostrou sua qualidade de sempre. Aos 13 minutos do segundo tempo, Marcelo, pelo lado direito, deu um lindo passe de três dedos e encontrou Jhon Arias na área. O colombiano cruzou rasteiro, e German Cano apareceu para marcar o segundo do Fluminense no jogo, que terminou 3 x 1. Até o momento, Marcelo disputou cinco partidas pelo Campeonato Brasileiro.