O portal Futebol na Veia desenvolveu mais uma lista de destaques do futebol sul-americano, e dessa vez traz para você uma seleção com os melhores goleiros do futebol argentino.
Tradicionalmente, a Argentina sempre revela ao futebol internacional, goleiros de muita impulsão, agilidade e excelentes pegadores de pênaltis. Basta lembrarmos das atuações memoráveis de Emiliano Martínez, que ajudaram a seleção Albiceleste a conquistar seu terceiro título mundial em 2022.
Se na seleção os goleiros são destaque, pela liga nacional, o que não falta são exemplos dentro dos 28 times que disputam a divisão, de atletas que são verdadeiros muros a frente de suas metas.
Índice
Lucas Acosta – Lanús
Goleiro de 28 anos, que foi revelado nas categorias de base do Belgrano em 2013, Lucas Acosta é da nova geração do futebol argentino e tem como principal característica, a agilidade para se movimentar e se posicionar bem para defender, assim como uma impulsão invejável.
Lucas Acosta é um dos responsáveis pela campanha regular do time no Campeonato Argentino neste momento. O Lanús é o 5º colocado na competição nacional com 14 pontos.
Em oito jogos disputados, Acosta tomou apenas quatro gols, uma média de 0,5 gols por partida, o que significa dizer que o arqueiro do time grená leva um gol a cada duas partidas na temporada.
Facundo Cambeses – Banfield
O Banfield não faz uma boa campanha no Campeonato Argrntino em 2023. Porém, poderia ser muito pior, não fossem as brilhantes atuações do jovem Facundo Cambeses junto a meta do time El Talardo.
Em oito jogos, Cambeses foi vazado em seis oportunidades. Atualmente, o Banfield ocupa a modesta 18ª colocação na liga da Argentina, com uma campanha de duas vitórias, três empates e três derrotas.
O time que sofre para fazer gols, é o pior ataque da competição com apenas quatro gols marcados, tem se segurado em muitas partidas e arrancado pontos importantes graças as atuações do goleiro, que tem passagens recentes pela seleção sub-23.
Facundo Cambeses começou sua carreira no próprio Banfield em 2015, e após cinco temporadas pelo El Talardo, ele foi emprestado ao Huracán em 2020. Por lá ficou uma temporada e retornou ao time que o revelou no ano de 2021.
Ezequiel Unsain – Defensa y Justicia
Um dos responsáveis pela ótima campanha do Defensa y Justicia no Campeonato Argentino é Ezequiel Unsain. Figura emblemática do time nas conquistas do time na Copa Sul-Americana e na Recopa em 2021, o goleiro de 28 anos está a seis temporadas seguidas como titular do clube após a sua chegada do Newells Old Boys, time que o revelou.
Além disso, Ezequiel é um símbolo para o grupo e também para a ascensão deste clube, que até pouco tempo era desconhecido, e que formou uma identidade sólida no cenário argentino e sul-americano nos últimos anos.
O Defensa é a terceira melhor defesa do Campeonato Argentino, atrás do San Lorenzo e do River Plate. Em oito jogos, o time venceu quatro, empatou dois e perdeu outros dois. Ezequiel Unsain foi vazado somente seis vezes ao longo da temporada até aqui, e suas atuações em campo tem garantido alguns resultados importantes ao time Auriverde.
Augusto Batalla – San Lorenzo
Se o time do San Lorenzo é a melhor defesa do Campeonato Argentino com apenas quatro gols sofridos. E o nome responsável pela segurança da defesa do time é um velho conhecido da torcida do River Plate.
Augusto Batalla foi revelado no time Millonario em 2014, ele chegou a ser integrado ao time titular que na época era comandado por Marcelo Gallardo, porém com o passar do tempo e algumas falhas cometidas, o goleiro acabou perdendo espaço e saiu do time de Buenos Aires.
Entre idas e vindas por empréstimo, o goleiro se firmou pelo San Lorenzo, e é peça chave do time que hoje ocupa a vice-liderança do Campeonato Argentino.
Batalla ainda é novo, tem apenas 26 anos de idade, e já acumula 28 jogos pelas seleções de base da Argentina. De muita explosão e reflexos acima da média, chegou a ser procurado para voltar ao River Plate, mas afirma que seu momento na carreira está relacionado ao seu trabalho no time do San Lorenzo e não pensa em voltar ao time que o revelou.
Franco Armani – River Plate
Nossa lista de melhores goleiros do futebol argentino não poderia deixar de lado o arqueiro que foi titular da seleção Albiceleste da Copa do Mundo da Rússia em 2018, e que para grande parte da mídia local, é considerado o melhor goleiro do futebol argentino.
Franco Armani é o nome do goleiro responsável pelo segundo melhor sistema defensivo do futebol argentino nesta temporada. Revelado pelo Estudiantes de La Plata, o goleiro teve uma grande projeção e ganhou relevância após o título do Atlético Nacional na Copa Libertadores de 2016, o argentino era o goleiro do time colombiano, e uma das principais referências do time que era treinado por Reinaldo Rueda.
Após a brilhante campanha no Nacional da Colômbia, ele foi transferido para o River Plate e tem sido ídolo da torcida até agora. Nesta temporada, em oito jogos disputados, Armani sofreu apenas cinco gols em oito partidas e será adversário do Fluminense na Libertadores deste ano.
Franco Armani é um dos maiores nomes que já vestiram a camisa um da seleção da Argentina, sua técnica em campo, envergadura e inteligência para controlar o posicionamento defensivo de sua defesa é um grande diferencial. Outro fundamento que chama a atenção para o desempenho do goleiro é a sua qualidade com a bola no pé.
Foto destaque: Marty Jean-Louis/IconSport





