O Campeonato Argentino, também conhecido como Superliga, contempla os 28 melhores clubes do futebol nacional, que se enfrentam em dois campeonatos diferentes ao longo da temporada. Entre 1990/1991 até a temporada 2011/2012, o campeonato era dividido em dois turnos, Torneio Apertura, disputado na primeira metade do ano, e Torneio Clausura, disputado na segunda metade.
O campeão de cada um desses torneios era considerado campeão argentino, sendo assim, a temporada tinha dois campeões argentinos por ano.
A partir da temporada 2012/13, a Associação de Futebol da Argentina (AFA), propôs um novo formato para o campeonato, dividido entre Torneio Inicial e Torneio Final, com os campeões de cada torneio sendo considerados campeões argentinos e se enfrentando em uma finalíssima para definir o campeão da superliga.
De característica ofensiva e de fino trato com a bola, o Campeonato Argentino sempre revela ao mundo do futebol, jogadores de ataque de alta qualidade técnica e poder ofensivo considerável.
Em 2023, vários craques desfilam seu futebol pelos clubes que disputam a Superliga e o portal Futebol na Veia separou os melhores para você conhecer e passar a observar, e quem sabe, faturar uma grana ao apostar nestes jogadores confira.
Índice
Martín Cauteruccio
Experiente centroavante uruguaio de 34 anos, Cauteruccio começou sua carreira no Nacional do Uruguai, e acumulou passagens pelo Racing de Montevideo, Quilmes, Cruz Azul, clube pelo qual venceu o Campeonato Mexicano e a Supercopa do México, São Lorenzo, clube no qual conquistou a Libertadores de 2014, Estudiantes de La Plata e Aldosivi.
Nesta temporada, Cauteruccio já marcou quatro gols em oito jogos defendendo as cores do Independiente, clube que o contratou no início deste ano.
Forte, bom cabeceador e finalizador, Martín Cauteruccio é um jogador que faz muito bem o pivô e consegue marcar os zagueiros como poucos no futebol sul-americano.
Lucas Beltrán – River Plate
Uma das maiores revelações do futebol argentino dos últimos anos. Segundo informações da imprensa local, Beltrán é considerado o “novo Julian Álvarez“, atacante do Manchester City, por conta das suas características dentro de campo.
Forte, ágil, velocista e acima de tudo, goleador. Beltrán marcou quatro gols em sete jogos pelo Campeonato Argentino, mas soma na temporada seis gols em oito partidas.
Adversário do Fluminense na Libertadores, o jovem atacante de 21 anos é a principal referência ofensiva do time treinado por Marín Demichellis e promete dar muito trabalho ao time brasileiro.
Michael Santos – Talleres de Córdoba
O terceiro nome em nossa lista de melhores atacantes do futebol argentino é Michael Santos, uruguaio de 30 anos que joga pelo Talleres de Córdoba.
Revelado pelo River Plate do Uruguai em 2011, Michael Santos tem passagens pelo futebol da Espanha e também pela Dinamarca. Ele voltou para a América do Sul em 2021, quando saiu do Copenhague e foi contratado pelo Talleres.
Em oito jogos pelo time de Córdoba no Campeonato Argentino, Michael marcou quatro gols. Como todo bom atacante uruguaio, Santos não deixa de disputar uma bola sequer no ataque. Apesar de não ser muito alto, o uruguaio é muito habilidoso e um verdadeiro pesadelo para as defesas adversárias.
https://www.youtube.com/watch?v=bBcfa-qvgcM&ab_channel=LucasIFCEdit
Nicolás Fernándes – Defensa y Justicia
Argentino de 27 anos, Nicolás Fernándes é a principal referência técnica do time Auriverde, que faz uma boa campanha até aqui no Campeonato Argentino.
As boas exibições do atacante rendem o terceiro lugar do campeonato nacional ao Hacón. Nicolás é o vice artilheiro da competição com cinco gols marcados em oito jogos, seu último gol foi diante do Talleres, na vitória do time Auriverde pelo placar de 1 x 0, pela 7ª rodada.
Revelado nas categorias de base do próprio Defensa y Justicia, Nicolás Fernández foi para o São Lorenzo em 2020, e retornou ao Hacon na temporada passada.
Mateo Retegui – Tigre
Argentino naturalizado italiano, Mateo Retegui é o artilheiro do Campeonato Argentino com seis gols marcados em oito jogos.
O jovem centroavante de 23 anos foi revelado no River Plate em 2016 e passou boa parte da sua carreira no Boca Juniors. Em 2021 ele jogou no Talleres e na temporada seguinte voltou ao time Xeneize.
Nesta temporada ele chegou ao Tigre, e a diretoria do Boca Júuiors vai vendê-lo pela bagatela de R$600 mil dólares (quase quatro milhões de reais).
O torcedor do time Xeneize ficou na bronca com a diretoria do clube por conta desta negociação, já que Retegui vive seu melhor momento na carreira. Além da artilharia do Campeonato Argentino, o atacante que agora defende a seleção da Itália estreou fazendo gols nas eliminatórias para a Euro 2024, nos jogos contra a Inglaterra e também contra Malta.
Retegui é um atacante completo e tem o faro de gol, seus dois gols tem chamado a atenção de outros clubes ao redor do planeta e provavelmente ao final da temporada argentina ele pode ser transferir a um outro time de maior expressão se mantiver o nível apresentado até aqui no Campeonato Argentino.
Foto destaque: Manuel Cortina/IconSport