Melhores defensores do Campeonato Colombiano

Os goleiros são os principais responsáveis por impedir os gols adversários, mas os jogadores a frente deles são tão importantes quanto. Pensando nisso, o Futebol na Veia reuniu os melhores defensores do Campeonato Colombiano mostrando os zagueiros e laterais de maior qualidade no país sul-americano, além de auxiliar os leitores em suas apostas que envolvam quantidade de bolas nas redes.

Confira quem são os cinco melhores defensores do Campeonato Colombiano

Carlos Ramirez

Campeão Colombiano em 2022, Carlos Ramirez é o famoso zagueiro artilheiro. Batedor de pênaltis e faltas do Deportivo Pereira, o defensor de 34 anos balançou as redes 12 vezes em 42 jogos.

Mas não são apenas os aspectos ofensivos o ponto alto do jogador. Com Ramirez na zaga, o Deportivo passou 10 partidas sem sofrer gols. O zagueiro também teve, em média, 4,7 e 2,8 cortes por jogo em Apertura e Clausura, respectivamente.

Gilberto Garcia

Lateral direito e o responsável pelas bolas paradas do Deportivo Pasto, um dos times mais fracos da liga, Gilberto Garcia é o grande gerador de chances da equipe colombiana. Em 17 jogos do Apertura do ano passado, o ala deu quatro assistências e garantiu, em média, 2,1 passes decisivos por jogo ao seu clube. Defensivamente, quando esteve em campo seu plantel passou seis partidas sem sofrer gol.

No Clausura foram três assistências em 12 jogos, onde ajudou o seu time a não ser vazado em quatro oportunidades. Garcia seguiu como importante no momento ofensivo ao dar 1,9 toque decisivo por partida, além de acertar 3,8 bolas longas.

Jeisson Quiñónes

Com grandes números defensivos, Quiñónes brilhou no Clausura do último ano. Com o zagueiro em campo, o Rionegro Águillas Doradas não foi vazado em 13 jogos de 24. Isso garantiu ao time colombiano a terceira melhor defesa da segunda parte do Campeonato Colombiano.

Ainda pelo Clausura, Jeisson Quiñónes interceptou, em média, 1,9 bola por jogo, recuperou 1,3 e realizou 4,7 cortes. O zagueirão de 25 anos ainda marcou três gols.

Andrés Cadavid

Outro defensor essencial no campo ofensivo, Andrés Cadavid é um zagueiro completo. Além dos 12 gols marcados em 45 partidas de Apertura e Clausura, o experiente jogador de 37 anos ajudou o Indepediente Medellín a não ser vazado em 19 jogos, quase metade das disputas do time no último Colombiano.

Os lançamentos são uma grande característica de Cadavid, visto que acertou 4,1 e 5,7 bolas longas por jogo em Apertura e Clausura, respectivamente. O zagueiro faz parte da mesma chave do Internacional na Copa Libertadores de 2023.

Juan Pablo Vargas

O costa-riquenho Juan Pablo Vargas foi o grande zagueiro do futebol colombiano no último ano. Com 27 anos, o defensor esteve em campo 33 vezes e em 17 oportunidades não deixou sua defesa ser vazada.

Mostrando seu poder de defender no mano a mano, Vargas cometeu uma falta a cada dois jogos e sofreu em média 0,2 drible por partida. Ou seja, o zagueiro era superado em uma finta adversária a cada 10 jogos.

Ainda foi amarelado apenas uma vez dentre os 33 jogos.

Ofensivamente, teve números discretos em participações diretas em gols: dois tentos e uma assistência. Mas contribuiu com lançamentos, uma arma forte, em que acertou 5,0 por jogo, mais da metade. Vargas está no grupo do América-MG na Copa Sul-Americana 2023.

 

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.