A Liga Dimayor, principal torneio de futebol na Colômbia, é disputada por 20 times e dividida em dois turnos, chamados de Apertura e Clausura. Por mais que os fãs do esporte queiram ver gols, sabemos da importância dos arqueiros e como podem garantir vitórias. Por isso, o Futebol na Veia foi atrás dos melhores goleiros do Campeonato Colombiano para você que gosta de apostar saber que são os paredões no torneio.
Índice
Confira quem são os cinco melhores goleiros do Campeonato Colombiano
Kevin Mier
O goleiro mais jovem da lista, Kevin Mier, já causa interesse em clubes de fora da Colômbia. Recentemente, um olheiro do Tottenham revelou que o arqueiro de 22 anos do Atlético Nacional estava no radar do clube. Informações locais também afirmaram que o jogador é monitorado por Coritiba, Pachuca, do México, e Braga, de Portugal.
Kevin Mier faz uma ótima temporada no futebol colombiano. Neste momento, o arqueiro do Atlético Nacional é o arqueiro menos vazado do Campeonato Colombiano, com apenas nove gols sofridos em 19 jogos que foi a campo.
O jovem goleiro conquistou dois títulos no Atlético: o campeonato nacional e a Superliga da Colômbia. Mier conta com passagens pela seleção de base da Colômbia nos mundiais sub-17 e sub-20. Uma curiosidade é a de que atualmente o técnico brasileiro Paulo Autuori comanda o time colombiano e jogará a Libertadores no Grupo H contra Olimpia (Paraguai), Melgar (Peru) e Patronato (Argentina).
Andrés Mosquera
Andrés, do Independiente Medellín, é rival do Internacional na Copa Libertadores de 2023, junto com Nacional e Metropolitanos. O time gaúcho que se cuide, pois o arqueiro vem brilhando nessa temporada. Nas duas partidas pela fase prévia da competição continental, Mosquera foi o melhor em campo pelo time colombiano contra o Nacional, do Paraguai, com 15 defesas no total.
Entre Apertura e Clausura de 2022, Mosquera teve uma média inferior a um gol sofrido por jogo: 0,88. O arqueiro de 31 anos defendeu, em média, 2,7 vezes por partida. Muito por sua responsabilidade, o Independiente Medellín foi até a final do último Colombiano, mas acabou derrotado pelo Deportivo Pereira.
Jose David Contreras
Contreras é um dos melhores goleiros do Campeonato Colombiano. O venezuelano de 28 anos chegou em julho de 2022 e logo assumiu a titularidade no Rionegro Águilas Doradas. Foram 21 jogos no Clausura, alcançando, em média, 2,4 defesa a cada 90 minutos, além de sofrer 0,7 gol por partida.
Esse desempenho levou o time a vice-liderança geral da competição. Dos 15 tentos sofridos por Contreras, apenas dois foram de fora da área.
Kevin Dawson
Tricampeão uruguaio pelo Peñarol, Kevin Dawson aceitou um novo desafio em 2023 ao fechar por empréstimo com o Deportivo Cali. Com 33 anos, o arqueiro estreou como titular do clube no Apertura e tomou conta da posição. São 10 jogos defendendo a meta do clube alviverde, com destaque para partida de estreia, contra o Once Caldas, em que garantiu o empate em 0 x 0.
Em 2022, com a camisa do Peñarol, Dawson sofreu apenas seis gols nos 15 jogos do torneio Apertura, média praticamente de um tento sofrido a cada três partidas. O Carbonero, como é conhecido o time uruguaio, fez um Clausura muito ruim, que afetou o desempenho do goleiro.
Além do tri nacional, Dawson é bicampeão da Supercopa do Uruguai e foi eleito o melhor jogador do Campeonato Uruguaio em 2018.
Álvaro Montero
Convocado regularmente na Seleção Colombiana, Álvaro Montero é rival do América Mineiro na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023. O arqueiro do Milionários teve um 2022 regular no campeonato nacional, em boas atuações no Apertura e Clausura.
Foram 49 jogos, com 35 gols sofridos, média de cerca 0,7 por partida. Vale destacar que Montero sofreu apenas três tentos de fora da área, mostrando que não costuma aceitar finalizações de longe.
Ainda foi o goleiro com o maior número de jogos sem ter a meta vazada: 25 dentre as duas competições.