Melhores defensores da Copa Libertadores 2023

Sabemos que o principal objetivo do futebol é o gol, mas o que seria do esporte sem os zagueiros e laterais, responsáveis por defender e, em alguns casos, decidir no ataque também. Veja nesta lista especial do Futebol na Veia os melhores defensores da Copa Libertadores 2023.

Confira os melhores defensores da Copa Libertadores 2023

Frank Fabra (Boca Juniors)

O colombiano Frank Fabra é o dono da lateral esquerda do Boca Juniors desde 2016. Com 32 anos, o defensor já vestiu a camisa Xeneize em 207 partidas, com 14 gols marcados e 28 assistências.

No recorte de jogos apenas por Libertadores, são 38 partidas, com três gols marcados e sete assistências. Fabra nunca conquistou a “Glória Eterna” da América do Sul. Sua melhor campanha foi em 2018, quando o Boca foi derrotado na final pelo seu maior rival, o River Plate.

Jogador de velocidade e bom drible, Fabra faz muito bem o papel do lateral que dá amplitude pelo lado do campo. No último Campeonato Argentino, o defensor distribuiu quatro assistências.

 

Nino (Fluminense)

Nino é o famoso “zagueiro moderno” com bom passe, mas que não deixa de ser bom defensivamente. Aos 26 anos, é o titular absoluto e capitão do Fluminense de Fernando Diniz. Na campanha do último Brasileirão, que o Tricolor ficou em terceiro, o defensor foi titular em 30 jogos e passou nove deles sem ser vazado. Em média, sofreu apenas 0,3 drible por jogo e realizou 2,9 cortes. Bom com os pés, Nino acertou 91% dos passes e 66% das bolas longas, sendo 3,2 por jogo em média.

Na atual edição da Libertadores, Nino participou de cinco jogos, com um gol marcado, contra o The Strongest. Gol este que garantiu os três pontos para o Flu, jogando em sua casa. Além disso, o zagueiro foi convocado pela Seleção Brasileira, para os amistosos contra as seleções de Guiné e Senegal. Esta foi a 1ª convocação do zagueiro para a seleção principal, mas foi campeão olímpico no jogos de Tóquio, em 2021.

Kevin Mac Allister (Argentinos Juniors)

Sendo um dos principais destaques do Argentinos Juniors, Kevin Mac Allister vem jogando com regularidade pela equipe argentina. Até aqui, o jogador disputou todas as quatro partidas da Libertadores, onde levou dois cartões amarelos.

Das quatro partidas disputadas, em três sua equipe não sofreu gols. Com bons números, o jogador conta com média de 1.3 interceptações por partida, 5.5 desarmes por jogo, quatro cortes por jogo. Ainda conta com 63% de vitória nos duelos no chão e 58% de vitória em duelos aéreos. Na edição atual do Campeonato Argentino, o atleta participou de 20 partidas, de 23 possíveis e anotou quatro gols

Richard Schunke (Independiente del Valle)

Zagueiro do Independiente del Valle, Richard Schunke vem sendo um dos principais nome da equipe na atual edição da Libertadores e vem ajudando muito na boa campanha que a equipe vem fazendo. O defensor disputou os quatro jogos da equipe até aqui na competição.

O defensor de 31 anos participou participou de uma partida sem sofrer gols de sua equipe na competição continental e conta com bons números individuais, sendo 68% de vitória nos duelos no chão e 58% de vitória em duelos aéreos. Na edição atual do Campeonato Equatoriano, o atleta participou de 14 partidas, de 15 possíveis e contribuiu com três assistências.

Gustavo Gómez (Palmeiras)

Talvez o grande defensor do futebol brasileiro nos últimos anos. O paraguaio Gustavo Gómez é a cara do Palmeiras vencedor nos últimos anos, com dois Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores, dois Campeonatos Paulista, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil.

Campeão e dono da melhor defesa no último Brasileirão, quando Gómez esteve em campo, o Palmeiras não foi vazado em 13 oportunidades dos 30 jogos do paraguaio. Por incrível que pareça, Gómez ainda marcou nove gols e ficou em 15º na artilharia do campeonato.

Pela Libertadores, Gómez conta com um total de 52 participações, 10 gols marcados e uma assistência. Na edição atual, o zagueiro tem três gols e uma assistência em cinco partidas, de seis possíveis até o momento.

Lucas Uchoa

Lucas Uchoa

Fã de esportes, especialmente o futebol, que é o esporte com o qual mais tenho familiaridade desde que me conheço como pessoa. A Bundesliga é o campeonato com o qual eu mais tenho contato e busco informações, por mais que o Bayern de Munique seja soberano por lá, ainda assim há equipes muito boas com excelentes jogadores.