Com áudio do VAR, gremistas alegam favorecimento ao Flamengo: “VARmengo”

Grêmio promete ir à CBF em virtude do polêmico pênalti assinalado na semifinal da Copa do Brasil, contra o Flamengo

Na noite da última quinta-feira (17), a CBF divulgou os áudios da comunicação entre a cabine do VAR e o árbitro Braulio da Silva Machado, no jogo entre Flamengo x Grêmio, realizado no Maracanã e válido pela volta da semifinal da Copa do Brasil. A entidade efetuou o compartilhamento com intuito de explicar a decisão da marcação do pênalti cometido por Rodrigo Ely, zagueiro do Grêmio. E a justificativa parece não ter convencido os torcedores tricolores, que protestaram em massa contra um suposto favorecimento ao time Rubro-Negro.

O polêmico lance ocorreu aos 23 minutos do segundo tempo, quando Flamengo e Grêmio ainda empatavam em 0 a 0. Em cobrança de escanteio de Luiz Araújo, Léo Pereira subiu para cabecear e a bola acabou batendo no braço de Rodrigo Ely. Bráulio mandou o jogo seguir, contudo Wagner Reway, árbitro de vídeo escalado, pediu ao companheiro de trabalho para que analisasse a jogada no monitor.

“O braço está aberto, ele (Rodrigo Ely) salta com o braço aberto”, diz Reway a Bráulio, que decide ir ao monitor. “Acha que é o braço de bloqueio?”, questiona Bráulio. “Ele salta com o outro braço de disputa e esse está aberto. Ele (Léo Pereira) está cabeceando ao gol e o braço está na posição da bola que está em direção ao gol”, responde Reway.

Bráulio então comunica sua decisão: “Braço de bloqueio, jogador salta, um braço está embaixo e outro aberto… É o mínimo contato (Léo Pereira em Besozzi), tudo ok, não impede de jogar. Estou retornando com tiro penal e cartão amarelo para o número 5”. Como citado, o veredito da arbitragem irritou os gremistas, que passaram a encher as redes sociais de críticas a CBF e ao Flamengo. Confira algumas reações:

Grêmio promete ir à CBF

Após a desclassificação do Grêmio no Maracanã, o técnico tricolor Renato Gaúcho e o presidente Alberto Guerra teceram críticas à arbitragem da semifinal. Segundo o mandatário do Imortal, o clube gaúcho fará uma reclamação formal junto à CBF.

O argumento utilizado por Alberto foi o mesmo citado por torcedores do Grêmio nas redes sociais. Para o dirigente, houve falta de critério no pênalti marcado a favor do Flamengo, já que em lances de jogos anteriores do Imortal, a decisão pela penalidade máxima não foi tomada.

O que restou ao Grêmio na temporada?

Fora da Copa do Brasil, o Grêmio agora foca as atenções na única competição que lhe restou na temporada: o Campeonato Brasileiro. Com 33 pontos conquistados, o Imortal ocupa a terceira colocação do certame. Em 19 rodadas disputadas, a equipe gaúcha obteve 10 vitórias, três empates e cinco derrotas.

Apesar do Grêmio estar 14 pontos atrás do líder Botafogo, Renato Gaúcho afirmou que o elenco está muito focado no Brasileirão e que não jogou a toalha pelo título.

“O Grêmio está apenas no Brasileirão, estamos com todas as fichas no Brasileirão. Muita gente fala que o Botafogo já é campeão brasileiro, mas cada um pode ter sua opinião. Eles tem uma grande vantagem sobre os demais, sem dúvida alguma. Mas o segundo turno vai começar agora. Tem muita coisa para acontecer”, disse o treinador.

Próximos jogos do Grêmio

  • Santos x Grêmio – Campeonato Brasileiro – Vila Belmiro – domingo (20/8), às 16h (horário de Brasília);
  • Grêmio x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro – Arena do Grêmio – domingo (27/8), às 16h (horário de Brasília);
  • Grêmio x Cuiabá – Campeonato Brasileiro – Arena do Grêmio – domingo (3/9), às 11h (horário de Brasília)
Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.