Maicon, Capasso ou Bambu: quem forma a dupla ideal com Léo Pelé na zaga do Vasco?

A temporada do Vasco é desastrosa até o momento. Eliminado de maneira precoce da Copa do Brasil, o Cruzmaltino amarga a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro, com nove pontos ganhos, e luta rodada a rodada para sair da zona de rebaixamento. Dentre as principais críticas e chateações do torcedor vascaíno, uma em especial se destaca: o miolo de zaga.

No início do ano, Léo Pelé, Robson Bambu e Manuel Capasso foram contratados para compor a zaga cruzmaltina. Com exceção do primeiro, até o momento os reforços não se provaram e deram dor de cabeça ao torcedor. Afim de tentar acertar o sistema defensivo e encontrar o ‘parceiro ideal' para Léo, o Vasco anunciou a chegada de Maicon, ex-Santos.

Maicon, Capasso ou Bambu?

Experiente, Maicon tem 34 anos de idade e estava defendendo o Santos, que também atravessa momento delicado na temporada. Logo após o Vasco confirmar a contratação do defensor, o torcedor deve ter se perguntado: ‘E agora? Quem formará a dupla de zaga ao lado de Léo Pelé?'. Nós não temos essa resposta, afinal tal escolha parte da comissão técnica. Porém, o Futebol na Veia resolveu apresentar um comparativo estatístico entre os três zagueiros.

Segundo o Sofascore, site referência em dados e estatísticas do futebol, Maicon, Capasso e Robson Bambu fazem temporada parecida até aqui. O novo contratado apresenta índices melhores nos seguintes quesitos: interceptações por jogo, duelos ganhos e baixo número de cartões amarelos. Confira o comparativo detalhado abaixo.

Maicon, Capasso ou Bambu: quem forma a dupla ideal com Léo Pelé na zaga do Vasco?
Números de Maicon, Robson Bambu e Capasso na temporada (Sofascore)

Temporada de Maicon

Como citado, Maicon entrou em campo 14 vezes na temporada. No Campeonato Brasileiro, por opção técnica, o zagueiro só disputou um jogo. No entanto, vale destacar que esteve à disposição em praticamente todas as partidas do Santos em 2023, e só ficou fora da lista de relacionados em quatro oportunidades.

Com passagens por clubes importantes como Cruzeiro e São Paulo, Maicon viveu seu melhor momento no Tricolor Paulista, entre 2016 e 2017. Ídolo da torcida do Porto, onde jogou por cinco temporadas, o zagueiro também defendeu Galatasaray (Turquia) e Al-Nassr (Arábia Saudita).

Características de Maicon

Uma das principais virtudes do jogo de Maicon é a imposição física. Forte, o defensor usa tal característica à seu favor e frequentemente impõe-se frente aos adversários dentro de campo. Combativo e intenso, o jogador se destaca por sua raça e disposição, atributos que logo de cara podem conquistar o torcedor vascaíno.

Maicon é um jogador com ótimo tempo de bola. Por conta de seu bom posicionamento no miolo de zaga, tem a capacidade de limitar o poder de fogo de atacantes e auxiliar nas coberturas em jogadas de contra-ataque dos adversários. Apesar de tudo isso, o experiente zagueiro terá de lutar por seu espaço, e Capasso e Robson Bambu certamente também farão o mesmo.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.