Apenas oito homens conseguiram a proeza de conquistar a América como jogador e depois como treinador. Conheça um pouco sobre eles.

HUMBERTO MASCHIO

Nacionalidade: Argentino

Campeão como jogador: Racing-ARG (1967)

Campeão como treinador: Independiente-ARG (1973)

Revelado nas categorias do Quilmes, Maschio só lançou-se nacionalmente no Racing, onde conquistaria a Copa Libertadores da América em 1967. Após se aposentar dos gramados, tornou-se treinador e voltou a faturar a Libertadores por uma equipe de Avellaneda, mas pelo arquirrival Independiente.

ROBERTO FERREIRO

Nacionalidade: Argentino

Campeão como jogador: Independiente-ARG (1964 e 1965)

Campeão como treinador: Independiente-ARG (1974)

Ferreiro jogou a maior parte de sua carreira no Independiente, onde conquistaria a Libertadores nos anos de 64 e 65. Já como treinador, após passagem pela seleção argentina, voltou a equipe de Avellaneda para conquistar o torneio continental pela terceira vez.

LUIS CUBILLAS

Nacionalidade: Uruguaio

Campeão como jogador: Peñarol-URU (1960 e 1961) e Nacional-URU (1971)

Campeão como treinador: Olímpia-PAR (1979 e 1990)

Conhecido por ter sido um ponta de bastante técnica, Cubillas é um dos poucos jogadores da história a conseguir a ser campeão nos dois grandes arquirrivais de seu país, Nacional e Peñarol. Já como treinador, comandou o Olímpia nos dois primeiros títulos da Libertadores conquistados pelo clube, em 1979 e 1990.

JUAN MARTÍN MUJICA

Nacionalidade: Uruguaio

Campeão como Jogador: Nacional-URU (1971)

Campeão como treinador: Nacional-URU (1980)

Juan Martín Mujica é até hoje lembrado como um dos grandes nomes no futebol uruguaio, principalmente por suas conquistas com o Nacional do Uruguai, onde foi campeão da Libertadores como jogador em 1971 e como treinador em 1980.

JOSÉ OMAR PASTORIZA

Nacionalidade: Argentino

Campeão como jogador: Independiente-ARG (1972)

Campeão como treinador: Independiente-ARG (1984)

Conhecido como El Pato, o argentino José Pastoriza conseguiu conquistar a Libertadores como jogador em 1972 e como treinador em 1984, todas elas com a camisa do Independiente.

NERY PUMPIDO

Nacionalidade: Argentino

Campeão como jogador: River Plate-ARG (1986)

Campeão como treinador: Olímpia-PAR (2002)

Pumpido defendeu diversos times na Argentina, mas foi no River Plate onde fez história ao conquistar a Libertadores da América em 1986. Anos depois, ele foi o técnico do Olímpia na conquista do mesmo torneio, em uma lendária final contra o São Caetano.

MARCELO GALLARDO

Nacionalidade: Argentino

Campeão como jogador: River Plate-ARG (1996)

Campeão como treinador: River Plate-ARG (2015)

Conhecido na Argentina como El Muñeco, Gallardo começou sua carreira no próprio River Plate em 1992. Quatro anos mais tarde, jogando ao lado de  craques como Ortega, Crespo, Marcelo Salas, Francescoli, entre outros, conquistou a Taça Libertadores de 1996.

Quase 20 anos depois, Marcelo Gallardo recoloca os Millonarios no caminho das conquistas e leva sua segunda Libertadores, agora como treinador.

RENATO PORTALUPPI

Nacionalidade: Brasileiro

Campeão como jogador: Grêmio (1983)

Campeão como treinador: Grêmio (2017)

Famoso como Renato “Gaúcho”, o treinador alcançou o posto inédito no Brasil. Até então nenhum havia conquistado a Libertadores como técnico e como atleta. Trinta e quatro anos depois, Renato se consagra como o melhor do continente.

Jonathan Silva
Um jornalista de 23 anos que simplesmente ama futebol. Trabalhou nos jornais Folha Metropolitana e Metrô News, de São Paulo, todos como repórter. Atualmente é assessor na empresa TBL Comunicação. Por paixão, há três anos criou o blog Gol de Canela Futebol Clube, que procurar contar um pouco sobre história do futebol.

Artigos Relacionados