À primeira vista, no último sábado (27), um grupo solicitou, via e mail, a inscrição de uma chapa para disputar os cargos eletivos da diretoria executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal. Da mesma forma, acontecerá uma reunião que vai definir o presidente da Ponte Preta na próxima segunda-feira (29), para o quadriênio entre 2022 e 2025.
Da mesma forma, indicado para presidente foi um nome ligado ao “DNA Pontepretano”: João Carlos Cunha, o “Cal”. Assim como, anunciado como um dos vices de Eduardo Lacerda pela chapa que perdeu o pleito de 20 de novembro. Bem como, foi vice-presidente do clube entre 1997 e 1999, no início da “era Sérgio Carnielli”.
De maneira que, como a eleição da Ponte acontece de maneira indireta, é preciso também ter a maioria no primeiro encontro do Conselho Deliberativo para aprovação das indicações que precisam ser feitas até 48 horas antes da reunião.
Ocasionalmente, o colégio eleitoral é formado pelos novos 150 conselheiros eleitos e por 150 natos. Ou seja, qualquer grupo que esteja entre esses 300 integrantes pode concorrer à presidência, desde que dentro do rito processual.
Grupo solicita inscrição de chapa para reunião na Ponte
Simultaneamente, a chapa “MRP – Movimento Renascer Pontepretano” protocolou os nomes para os 13 cargos eletivos na sexta-feira (26). Eventualmente, um comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do clube informou:
“O presidente da Assembleia Geral de Eleição da Ponte Preta, Marcos Garcia Costa, informa que se encerrou agora às 19 horas o prazo de inscrição dos nomes que desejam concorrer aos cargos da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, e presidente e vice-presidentes da Diretoria Executiva da AAPP. Apenas uma chapa foi inscrita, pelo grupo vencedor da eleição ao Conselho (MRP)”.
No entanto, conselheiros natos ligados ao grupo “DNA Pontepretano” acreditam ter encontrado uma brecha no estatuto. Do mesmo modo, para participar da disputa na segunda-feira.
Logo, a solicitação foi realizada baseada no artigo 27, que diz que as chapas para a eleição dos membros da mesa diretora do Conselho Deliberativo, dos membros do Conselho Fiscal e do Presidente e Vice-Presidentes da diretoria executiva.
Afinal, a posição oficial do Conselho Deliberativo da Ponte, por meio da assessoria de imprensa, é que qualquer solicitação feita fora do expediente da secretaria será avaliada na segunda-feira (29).
Em suma, também na segunda acontecerão a verificação e a análise dos nomes indicados pelo MRP para ver se todos “reúnem as exigências estatutárias para ocupar os cargos”.
Tal como, antes de serem apresentados na reunião, marcada para começar às 18h30, em primeira convocação, desde que presente a maioria absoluta. Contudo, a partir das 19h, em segunda chamada com qualquer número de participantes.
Foto destaque: Divulgação / PontePress


