Grupo do São Paulo na Sul-Americana 2023: reencontro polêmico, duelo inédito e revés de rival

Vice-campeão em 2022, o São Paulo quer, dessa vez, levar o bicampeonato da Copa Sul-Americana. Para isso, o Tricolor terá que avançar em primeiro no Grupo D para ir direto às oitavas de final ou, em segundo, e jogar um playoff contra clubes da Libertadores.

Os duelos disputados entre abril e junho reuniram Tigre, Tolima e Academia Puerto Cabello como adversários do São Paulo. Confira a trajetória dos times até a Sula.

Conheça o grupo do São Paulo na Sul-Americana 2023

Tigre

O jogo que não acabou, assim é conhecido o confronto entre São Paulo e Tigre na final da Sul-Americana de 2012. Perdendo por 2 x 0, os argentinos entraram em confronto com jogadores e seguranças do time paulista no intervalo da partida e se recusaram a entrar a retornar para os 45 minutos finais. Por isso, o árbitro finalizou o jogo e o Tricolor ficou com o título, o último internacional do clube.

O Tigre usou suas redes sociais para inflamar o sentimento de “vingança” por essa final. No Twitter, o clube respondeu ao post do São Paulo sobre o grupo e disse “A família Matadora mais unida do que nunca“. Alguns torcedores compraram a ideia e responderam afirmando “queremos sangue“.

A equipe argentina não chega em seu melhor momento. O Tigre venceu apenas dois jogos em oito até no Campeonato Argentino. São outros dois empates e quatro derrotas. Por isso, está na 21ª colocação no torneio de 28 clubes. O destaque do time é Mateo Retegui, jogador convocado pela Seleção Italiana, onde já marcou dois gols em duas partidas. Pelo Argentino desse ano, o jovem de 23 anos, emprestado pelo Boca Juniors, balançou as redes seis vezes.

Tolima

Conhecido no futebol brasileiro pela eliminação do Corinthians na pré-Libertadores de 2011, o Tolima teve que passar pelo Junior Barranquilla para alcançar a fase de grupos da Sul-Americana. No Apertura do Campeonato Colombiano, os comandados de Hernan Torres, há mais de dois anos no cargo, ocupam a oitava colocação com 14 pontos em 10 jogos.

O goleiro William Cuesta, considerado um dos melhores jogadores do último Colombiano no Tolima, é um destaque para o São Paulo ficar de olho. Assim como o atacante Andrés Rentería, que está retornando de uma grave lesão.

Academia Puerto Cabello

Pela primeira vez na história, o São Paulo enfrentará o Puerto Cabello. Para quem não conhece o time venezuelano, são os atuais líderes do campeonato nacional com um campanha perfeita: sete jogos, sete vitórias, 18 gols marcados e apenas um sofrido. Luifer Hernández, camisa nove de apenas 21 anos, é o craque do time até aqui com cinco tentos.

Para chegar na Sula, o Cabello passou pelo Caracas na fase prévia. 1 x 0 gol de Luifer, chegando ao sexto em sete jogos na temporada.

Calendário do São Paulo na Sul-Americana

  • Tigre x São Paulo – 06/04, 21h
  • São Paulo x Puerto Cabello – 18/04, 21h30
  • Tolima x São Paulo – 02/05, 19h
  • Puerto Cabello x São Paulo – 23/05, 21h30
  • São Paulo x Tolima – 08/06, 19h
  • São Paulo x Tigre – 27/06, 21h30

Foto destaque: Maurício Rummens/IconSport

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.