Grêmio x Vila Nova como aconteceu – Resultado, destaques e reação

Nesta sexta-feira (2), pela 28ª rodada do Brasileiro Série B, ocorreu o embate entre Grêmio x Vila Nova, no Arena Grêmio, em Porto Alegre. No primeiro turno do campeonato, o jogo havia terminado em um empate sem gols.

Depois de enfrentar uma sequência de quatro jogos sem vitória, anunciar a demissão de Roger Machado e o retorno de Renato Portaluppi, o Tricolor Gaúcho alcançou a vitória. Quando o placar já estava 2×0 para o time mandante, o Tigre ainda diminuiu com gol de Matheuzinho, mas não houve mudança no resultado.

Assista aos melhores momentos de Grêmio x Vila Nova

1º Tempo: Após falha da defesa, Grêmio abre o placar

Inicialmente, cabe destacar os diferentes momentos vividos pelas equipes. Isto porque o Grêmio, apesar de quatro jogos sem vencer, ainda ocupava as primeiras posições da tabela. Por outro lado, o Vila Nova, mesmo tendo vencido a Chapecoense na 27ª rodada, continua na luta para sair da zona de rebaixamento. Logo, a pressão era grande sobre os dois times.

Além da demissão de Roger Machado, o Tricolor Gaúcho contava com cinco desfalques. Assim, Kannemann, Jhonata Robert, Ferreira, Nicolas e Janderson não puderam ser utilizados pelo técnico interino César Lopes. Pelo lado da equipe visitante, Wagner levou o terceiro amarelo e, por isso, estava suspenso.

Logo no início do jogo, o Grêmio demonstrou a pressão que iria realizar sobre o time visitante. Aos 2′, Jaminton levantou para cabeceio de Diego Souza, mas o goleiro Tony defendeu. Em seguida, aos 3′, após a defesa do Vila Nova afastar mal o cruzamento de Diogo Barbosa, a bola sobrou para Biel, que marcou para o Tricolor. 

Após o gol, a torcida reclamava bastante sobre a falha da defesa do Tigre, já que nos últimos jogos, ela tem sido frequente. Principalmente durante o primeiro tempo, o Vila Nova tentava alcançar o campo de ataque do Grêmio, no entanto os passes errados dificultavam o processo. Além disso, os erros davam chances ao adversário, que exploravam em velocidade os espaços deixados pela zaga.

Aos 8′, Jean Martim chutou de fora da área por cima do gol, sem oferecer perigo ao goleiro do Tricolor. Depois, aos 11′, Guilherme finalizou dentro da área, mas a bola bateu do goleiro Tony. Na sobra, Jaminton, que estava impedido, chutou sob o gol.

O time mandante conseguia chegar bem no campo de ataque, porém apresentava pouca criatividade. Ademais, a torcida criticava bastante o meia Jaminton por causa dos constantes erros de passes, que prejudicava a finalização das jogadas.

Assim, as equipes finalizaram algumas vezes, mas nenhuma conseguiu marcar novamente nesta primeira etapa.

2º tempo: Polêmica do VAR e vitória do Grêmio

O início da segunda etapa trouxe uma substituição no time da Grêmio. O lateral-direito, Rodrigo Ferreira, para entrar no lugar de Edílson. Na equipe do Vila Nova, inicialmente, não houve mudanças. Dessa maneira, quem começou pressionando foi o time mandante.

Aos 5′, Biel arrancou pela direita. Willian Formiga conseguiu cortar a jogada, cedendo escanteio para o Tricolor. Em seguida, aos 9′, Diogo Barbosa lançou para Diego Souza, dentro da área,. Novamente, Formiga conseguiu afastar. Dessa vez, de cabeça.

Essa pressão fez com que, aos 12′, Allan Aal fizesse sua primeira substituição. O técnico tirou Jean para a entrada de Matheuzinho. Pelo outro lado, Renato Portaluppi dava sugestões por meio do telefone. Uma delas foi a entrada de Thaciano, que substituiu Biel.

Logo no primeira jogada, aos 18′,  Thaciano mandou de cabeça no ângulo, após cruzamento de Diogo Barbosa, ampliando o placar. No entanto, o VAR chamou o juiz, pois havia um possível pênalti em Kaio Nunes na origem da jogada, o que anularia o gol. Savio Pereira Sampaio viu o vídeo do lance, mas não marcou nada e manteve o gol.

Aos 32′, Dentinho finalizou pela direita, mas o goleiro do Grêmio espalmou. No rebote, o atacante Matheuzinho chutou forte, acertando o ângulo e diminuindo o placar para o Vila Nova. 

A partir disso, os dois técnicos resolveram fazer substituições. César Lopes visava segurar o resultado. Já Allan Aal queria arrancar ao menos um empate. No entanto, depois de sete minutos de acréscimo, o jogo terminou com a vitória do Tricolor Gaúcho.

Grêmio x Vila Nova – E agora?

Em suma, a vitória foi excelente para o Grêmio. Isto porque, o time afastou a má fase. Além disso, marcou positivamente a nova fase com Renato Portaluppi. Já o Vila Nova continua enfrentando a dificuldade de sair da zona de rebaixamento.

Na sequência, o Tricolor Gaúcho joga contra o Vasco, às 16h (horário de Brasília), no próximo domingo (11). Já o Tigre enfrenta o Guarani, em casa, na próxima terça-feira (6), às 21:30h (horário de Brasília).

Foto destaque: Lucas Ubel / Grêmio

Maria Eduarda Oliveira

Maria Eduarda Oliveira

Formada em Letras e mestranda em Estudos Linguísticos pela UERJ. Apaixonada por acompanhar e falar sobre estatísticas, partidas, jogadores e todas as características que envolvem a arte do futebol.