Na tarde desta segunda-feira (7), o treinador Tite juntamente com sua equipe técnica, anunciaram os nomes dos 26 atletas que vão defender a camisa da Seleção brasileira na Copa do Mundo no Catar 2022. Diante o pronunciamento, a ausência de Gabriel Barbosa (Gabigol), frustrou muitos torcedores, uma vez que, o jogador ajudou seu atual time em duas conquistas recentes.
Em sua carreira, o camisa 9 vem se destacando como um dos principais artilheiros do Brasil. O jogador conquistou todos os títulos possíveis de se ganhar na América do Sul. E pelo Flamengo após a última Copa do Mundo de 2018, Gabriel marcou 151 gols.
O atacante ainda foi o autor do gol que deu o tricampeonato da Copa Libertadores ao Flamengo, contra o Athletico Paranaense. Mesmo não sendo convocado para os últimos jogos da seleção, Gabriel assim como outros jogadores, estavam esperançosos para a divulgação da lista.
Diante o anuncio, Cleber Xavier (auxiliar do técnico Tite), comentou sobre a ausência do jogador. “Não só o Gabigol ficou de fora ficou de fora, mesmo tendo ele tendo um momento importante faz tempo no Flamengo. Mas atletas como o (Matheus) Cunha, hoje na reserva do Atlético (de Madrid-ESP), com pouca minutagem, mas foi importantíssimo das Olimpíadas. O (Roberto) Firmino também um grande jogador em um grande clube (Liverpool-ING). Sempre vai acabar sobrando um ou outro atleta.
Para essa Copa foram convocados nove atacantes sendo eles: Neymar (PSG), Vinicius Junior (Real Madrid), Antony (Manchester United), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham) e Rodrygo (Real Madrid).
Após a divulgação da lista oficial, diversos torcedores invadiram as redes sociais indignados com a ausência de Gabriel Barbosa para o Mundial. Alguns internautas ainda chegaram a pontuar a presença de Gabriel Martinelli.
Além da grande disputa pela posição, o atacante teve a seu desfavor a consistência defensiva, mencionada pelo técnico Tite algumas vezes durante a coletiva de imprensa. “Eu quero bater em uma tecla de equilíbrio, ele é fundamental. Na vida, não só no esporte. Há uma geração de atletas de alto nível, que estão se convocando. Eles estão buscando, com desempenho alto. Há uma versatilidade e priorizamos atletas importantes no meio para frente, mas não foge da ideia de equipe equilibrada. Para vencer em alto nível precisa de criação e gol. Isto não quer dizer que consistência defensiva não gera o ponto de equilíbrio para vencer. O bom momento deles gerou a convocação”. Disse o treinador.
Convocação Oficial Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2022
