Confira a fórmula de disputa da Série D 2023

O Campeonato Brasileiro Série D 2023 terá o seu pontapé inicial neste sábado (6), com diversas equipes tradicionais pelos quatro cantos do país. Com isso, detalhamos a fórmula de disputa da edição deste ano, que promete ser uma das mais emocionantes de sua história. O jogo de abertura será entre Nova Iguaçu-RJ x Athletic-MG, às 11h.

Fórmula de disputa e critérios de classificação Série D 2023

A Série D 2023 terá 64 clubes. Assim, as quatro federações piores ranqueadas tiveram direito a apenas um time na competição, ficando o total de vagas distribuído da seguinte forma:

  • Os quatro rebaixados da Série C do ano anterior;
  • O estado 1º colocado no Ranking Nacional das Federações tem direito a 4 vagas;
  • Do 2º ao 9º colocado no Ranking Nacional das Federações têm direito a 3 vagas;
  • Do 10º ao 23º colocado no Ranking Nacional das Federações têm direito a 2 vagas;
  • Do 24º ao 27º colocado no Ranking Nacional das Federações têm direito a 1 vaga para o campeão estadual;

Os designados das federações estaduais são selecionados através do desempenho nos Campeonatos Estaduais ou outros torneios realizados por cada federação estadual.

As equipes que disputam a Série D são normalmente definidas pelo seu posicionamento na tabela de classificação de seus respectivos torneios estaduais. Quando nos estaduais existe algum participante que já disputa alguma divisão superior do Campeonato Brasileiro (Séries A, B ou C), a classificação para a Série D se dá a seguinte equipe melhor posicionada na tabela de classificação. Em alguns estados, os campeonatos locais servem apenas como classificação para a Copa do Brasil da temporada subsequente. A federação destes estados prefere realizar algum torneio paralelo ao estadual propriamente dito, para definir seu(s) representante(s) na Série D do Campeonato Brasileiro. Desde a edição de 2016, por conta de ajustes no regulamento efetuados pela CBF, os campeonatos e seletivas estaduais de um ano classificam suas equipes para as competições nacionais do ano seguinte.

Em suma, as 64 equipes foram divididas em oito chaves, com oito clubes em cada, com jogos de ida e volta. As quatro melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estas se enfrentam em confrontos eliminatórios, com jogos de ida e volta, até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2024.

https://twitter.com/AnapolisFCGalo/status/1632848852217741315

 

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.