Neste sábado (26), as equipes de Ferroviária e Sousa foram a campo pelo duelo de ida das quartas de final do Brasileirão Série D. No gramado da Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, a Locomotiva grená venceu o Dinossauro do Sertão por 1 x 0. Num confronto bastante disputado, a equipe do interior paulista venceu o time do sertão da Paraíba pelo placar mínimo, e joga pelo empate na volta.
Embora as duas equipes tenham se esforçado para mostrar o melhor em campo, a torcida da Ferroviária protagonizou um momento lamentável nesta temporada da Série D. Segundo as declarações do presidente do Sousa Esporte Clube, Aldeone Abrantes, torcedores da equipe paulista cometeram racismo e xenofobia contra os jogadores da equipe paraibana.
Índice
Nas redes, presidente do Sousa denuncia racismo e xenofobia na Série D
Após o término da partida, o dirigente da equipe paraibana publicou em suas redes sociais o relato sobre o fato. Segundo o presidente do Sousa, “(…) fica o registro sinistro de parte da torcida local por trás do banco de reservas do Sousa. Termos xenófobos e racistas o jogo inteiro”, afirmou Aldeone Abrantes.
Apesar da ótima recepção por parte da Ferroviária em São Paulo, fica o registro Sinistro de parte da torcida local por trás do Banco de reserva do Sousa. Termos xenófobos e Racistas o jogo inteiro. Canalhocratas e Calhordas não passarão.
— Aldeone Abrantes (@aldeoneabrantes) August 26, 2023
Após o jogo, o presidente do Sousa foi procurado por nossa equipe, e relatou que os jogadores da equipe paraibana chegaram a informar ao árbitro Anderson Daronco o fato, mas ele não deu atenção ao caso. Durante o jogo, os perfis das redes sociais do clube paraibano denunciaram o fato:
"Paraíba miserável, morto de fome".
— Sousa Esporte Clube 🦖⭐⭐⭐ (@SousaEC91) August 26, 2023
Eram os gritos xenófobos proferidos pela torcida da Ferroviária ao banco de reservas do Sousa.
Não passarão. 🌵
Dito isso, ao término da partida o Sousa publicou em suas redes sociais nota oficial sobre o assunto, detalhando o teor dos xingamentos de parte da torcida da Ferroviária: expressões como “paraíbas miseráveis mortos de fome” e “índio” (se referindo ao atleta Herick Maceió, de ascendência indígena) estavam presentes no vocabulário de alguns torcedores grenás.
https://twitter.com/SousaEC91/status/1695571545781907482?s=20
Segundo informações do presidente Aldeone Abrantes; elenco, diretoria e comissão técnica do Sousa Esporte Clube farão uma reunião ainda neste domingo (27) para definir encaminhamentos sobre o caso junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O dirigente da equipe paraibana não informou qual serão as providências tomadas neste âmbito, mas esclareceu que o departamento jurídico do clube está ciente e trabalhando no caso.
Ferroviária emite nota em resposta ao Sousa
Ainda na noite do sábado (26), a Ferroviária publicou nota oficial, em resposta ao posicionamento do Sousa. Segundo a versão do clube paulista, a diretoria da Ferroviária afirma não ter presenciado as palavras de racismo e xenofobia verbalizadas por membros de sua torcida.
Ainda sobre o tema, a Ferroviária afirmou que jamais pactou com este tipo de atitude, e tem um histórico de combate ao preconceito.
[…] tipo de atitude.
— Ferroviária (@afeoficial) August 27, 2023
A Ferroviária é um clube que tem histórico de combate público à toda forma de preconceito e discriminação. Esta é a posição da instituição, da imensa maioria da nossa torcida e da população de Araraquara.
Série D: Sousa x Ferroviária, o jogo do acesso
Depois do jogo de ida em Araraquara, há o duelo da volta, no Estádio Marizão, em Sousa, no sertão paraibano. O confronto entre Sousa x Ferroviária acontece no próximo domingo (3/9) às 15h (horário de Brasília). Como venceu por 1 x 0, o time grená joga pelo empate para conquistar o acesso para a terceira divisão. Já os donos da casa precisam vencer por dois gols de vantagem para garantir vaga nas semifinais. Em caso de vitória do Sousa por um gol de diferença, a decisão do confronto será nos pênaltis.