Nesta próxima terça-feira (2), mais um Campeonato Brasileiro Série C 2023 será iniciado, reunindo muitos clubes tradicionais do nosso país, que buscam a elite do Brasileirão. Desse modo, confira com detalhes a fórmula de disputa da edição deste ano, que promete ser uma das melhores de sua história.
Fórmula de disputa da Série C 2023
O Campeonato Brasileiro Série C desta temporada seguirá com o formato usado na edição de 2022. Ao todo, 20 clubes se enfrentam, em turno único, com 19 rodadas para serem disputadas. Os oito mais bem colocados se encaram em um quadrangular, divididos em dois grupos.
Os quatro piores da primeira fase são rebaixados à Série D do Brasileiro. Na segunda fase, os dois melhores colocados, de cada grupo, confirmam vaga para a Série B do Brasileiro. Em suma, a CBF confirmou o uso do VAR na competição, mas apenas a partir da segunda fase.
Vale lembrar que este regulamento entrou em vigor no ano de 2022, causando sucesso entre os clubes participantes.
Formato antigo
Anteriormente ao formato vigente, a Série C tinha uma fórmula de disputa bem peculiar, que causava muita emoção do começo ao fim. Primeiramente, também com 20 clubes participantes, as equipes eram divididas em dois grupos: Grupo A e Grupo B. Em cada chave, os clubes se enfrentavam duas vezes — jogos de ida e volta — consumando 18 rodadas, com os quatro melhores de cada grupo avançando para a fase seguinte. As duas piores equipes de cada chave eram rebaixadas para a Série D.
Na fase seguinte, os oito classificados foram divididos em dois grupos de quatro clubes. Os dois mais bem classificados de cada grupo eram promovidos à Série B, enquanto o melhor clube de cada chave avançava à final.
Na última edição que obteve esse formato, na temporada de 2021, o campeão foi o Ituano, derrotando na grande final a Tombense.
https://twitter.com/geglobo/status/1462178582755696649
Por fim, o jogo de abertura da Série C 2023 será nesta terça-feira (2), entre Manaus x Náutico, às 16h (horário de Brasília).