Feliz aniversário! Coritiba completa 112 anos de história 

Em suma, o Coritiba comemora nesta terça-feira (12), 112 anos de história. Desse modo, fundado em 1909, e sendo o primeiro clube paranaense campeão brasileiro (1985), o Coxa busca voltar aos tempos de glória e se firmar na elite do futebol nacional. 

Assim, na atual temporada o Verdão lidera a Série B com 54 pontos, tendo 94% de chance pelo tão sonhado acesso. Por isso, restam apenas nove rodadas para o final do campeonato e o pensamento de todos no clube é de também conquistar o título. 

Vivendo reconstrução, o Alviverde está seis pontos à frente do 5º colocado, CRB. Com o paraguaio Gustavo Morínigo de técnico, o Coritiba possui as segundas melhores campanhas dentro e fora de casa no torneio, atrás somente do Botafogo e da equipe alagoana. Além disso, o clube possui a melhor defesa da Série B, com 22 gols sofridos em 29 jogos, fora o quinto ataque mais goleador, e o vice-artilheiro do campeonato com Léo Gamalho que tem 12 gols. 

Assim, o Coxa está perto de retornar a Série A logo após ter sido rebaixado em 2020. Sob nova diretoria, o presidente eleito na chapa, Renato Follador, acabou falecendo vítima da Covid-19 sete meses após tomar posse do cargo. Desse modo, quem assumiu foi o vice Juarez Moraes e Silva. 

Planos da atual gestão

A principal missão dos novos dirigentes é manter o clube na elite nacional, pois o Coritiba disputou a 2ª Divisão dez vezes nos últimos 30 anos. Em contrapartida, nesse período, o seu maior rival acumulou conquistas importantes como a Copa do Brasil em 2019 e a Sul-Americana em 2018, ultrapassando o Coxa nas taças e em estrutura. 

Vale dizer que a última vez que o Verdão se manteve na Série A foi entre 2011 e 2017. No período, o clube foi vice-campeão da Copa do Brasil em duas oportunidades (2011 e 2012). Além de três participações na Copa Sul-Americana. 

A reformulação está em processo de andamento, com dívida na casa dos R$ 276 milhões, o clube entrou no Ato Trabalhista em 2020 para aliviar o fluxo de caixa. Porém, as despesas do Profut, empréstimo de pessoas físicas e do financiamento Pro Tork ainda estão pendentes. 

O plano da nova diretoria é que em 15 anos, o Coritiba tenha um melhor aproveitamento das suas categorias de base, consiga adquirir jogadores por meio de análises, arrecadar mais do que gasta, quitar dívidas, mudar o estatuto e resgatar a credibilidade no mercado. 

Temporada 2021 do Coritiba 

De antemão, a temporada 2021 começou turbulenta no Alto da Glória. Assim, o Alviverde foi eliminado na 1ª fase do Campeonato Estadual pela primeira vez desde 1988. Com a queda, o diretor executivo José Carlos Brunoro foi demitido, e o vice-presidente Marcelo Almeida foi outro a deixar a equipe. 

Por outro lado, o técnico Morínigo permaneceu no cargo conseguindo fazer boa campanha na Série B. Durante esse percurso, a diretoria esteve perto de demitir o paraguaio, mas optaram por deixá-lo no comando. Vale ressaltar, que o último treinador que ficou do começo ao fim de uma temporada no Coritiba foi Marcelo Oliveira em 2011. 

Fora de campo, o clube conviveu com atrasos salariais. Sendo assim, o elenco ficou quatro meses sem receber, o que gerou protestos e a não concentração para dois jogos. Em setembro, a direção quitou os valores pendentes, aliviando o ambiente. 

Foto destaque: Divulgação/Coritiba

Cristian Moraes
Estudante de jornalismo que sonha em trabalhar nos maiores eventos esportivos do mundo. E, assim, ser referência na área. Meu principal objetivo é ser correspondente internacional em Turim ou Londres. Sou fascinado por futebol, e como o esporte influencia às pessoas, e o mundo. Não me limito apenas a assistir, mas a consumir em sua totalidade, estudando e entendendo regras, conceitos, histórias e tudo que envolve o mundo das quatro linhas. No entanto, gosto de acompanhar outras modalidades, como: Basquete, Surf, Futebol Americano, Hóquei, Tênis, dentre tantas outras. Junto isso, tenho o amor pela leitura e a escrita como minhas aliadas na hora de passar para os meus textos, todas as sensações e emoções que estou sentindo, ao lado de informações relevantes com apuração precisa. Seja bem-vindo (a)!

Deixe um comentário