A segunda maior liga de clubes do futebol brasileiro está prestes a começar. Guarani e Avaí farão o jogo de abertura do Campeonato Brasileiro Série B desta temporada, nesta sexta-feira (14), no Estádio Brinco de Ouro da Princesa em Campinas. O portal Futebol na Veia após analisar cuidadosamente os 20 clubes da competição vai indicar os favoritos ao título do Brasileirão Série B de 2023, que apesar de não contar com os considerados clubes grandes, como foi no ano passado, reservam muitas emoções e do início ao fim.
Ceará, Atlético Goianiense, Avaí e Juventude foram os times que caíram para a segunda divisão do futebol brasileiro, enquanto ABC, Mirassol, Botafogo-SP e Vitória subiram da Série C e também estarão no páreo para buscar uma das vagas para a elite do futebol nacional em 2024. Chegou a hora de conhecer os prováveis times que brigarão pelo topo da tabela da Série B em 2023.
Índice
Favoritos ao título do Brasileirão Série B 2023
Criciúma
Atual campeão catarinense após dez anos de jejum, o Tigre vem embalado para a disputa do Brasileirão Série B, e conta com a manutenção do trabalho do técnico Cláudio Tencati como um dos trunfos para brigar pelo título da competição.
Na temporada passada, o time chegou perto de conseguir o acesso, terminando na 8ª colocação da competição, seis pontos atrás do quarto colocado, que foi o Vasco da Gama. O time do Criciúma contará com a experiência do atacante Éder, ex-São Paulo, e que também já jogou pela seleção da Itália, o meia Felipe Mateus e o lateral-esquerdo Marcelo Hermes para tentar repetir a boa campanha do ano passado.
Juventude
Recém-rebaixado da Série A em 2022, o time de Caxias do Sul reformulou parte do elenco e da sua comissão técnica pensando exclusivamente na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. Eliminado ainda na primeira fase da Copa do Brasil para o São Luiz-RS, a diretoria do Juventude demitiu o técnico Celso Roth, e trouxe um velho conhecido da torcida para comandar o time em busca do título da competição.
Pintado, que treinou a Inter de Limeira no começo deste ano, foi o escolhido para assumir o cargo, sob o comando do treinador em 2021, o Juventude conseguiu o acesso para a primeira divisão do futebol brasileiro em 2022. Além da vinda do técnico, o time de Caxias do Sul conseguiu uma grande aquisição para a disputa da competição, o meia Nenê, que foi dispensado do Vasco, será a grande estrela do time, que buscar voltar para a elite do futebol brasileiro, um ano após sua queda.
Atlético Goianiense
Atual campeão goiano, o Atlético Goianiense, que foi rebaixado na temporada passada, figura entre os favoritos ao título do Brasileirão Série B 2023. Treinado por Mozart Santos, que chegou recentemente ao clube, e já conseguiu seu primeiro título com o Dragão, o time contará com jogadores de muita qualidade para tentar o título da competição, e voltar para a primeira divisão do futebol nacional em 2024.
Shaylon, Araos e Luiz Fernando, que inclusive foi eleito o melhor jogador do estadual, são alguns dos nomes do time Rubro Negro, que quer confirmar o seu favoritismo na Série B.
Ceará
Vice-campeão do Campeonato Cearense em 2023, o Ceará perdeu algumas peças do time em relação à temporada passada, mas se reforçou para este ano e, por enquanto, vem fazendo uma temporada regular. O time é finalista da Copa do Nordeste, e vai enfrentar a Sport na grande decisão.
Treinado pelo paraguaio Gustavo Morínigo, que estava no Coritiba no ano passado, o time conta com alguns nomes muito interessantes, e chega como um dos favoritos ao título da competição. O Vozão contratou o zagueiro Tiago Pagnussat; os laterais-esquerdos Willian Formiga e Danilo Barcelos, o volante Caíque Gonçalves, os meias Arthur Rezende, Chay, Jean Carlos, além do atacante Luvannor.
Sport
Talvez o maior favorito a vencer o Campeonato Brasileiro da Série B este ano. O Sport faz uma grande temporada por enquanto. Finalista tanto no Campeonato Pernambucano, como na Copa do Nordeste, o time treinado por Enderson Moreira demonstra um futebol eficiente, extremamente ofensivo e conta com a fase iluminada de Vagner Love e Luciano Juba para buscar o título da segunda divisão nacional.
Acostumado a jogar o Campeonato Brasileiro da Série A, e já algum tempo na Série B, o Leão da Ilha se preparou muito para que este ano, o time possa subir este degrau e retorne à elite do futebol nacional.