Favoritos ao líder de assistências do Brasileirão Série B 2023

O portal Futebol na Veia fez um levantamento com todos os 20 clubes do Campeonato Brasileiro da Série B, e já trouxe para você os prováveis melhores jogadores de cada posição. Neste artigo, vamos mostrar, os futuros garçons da competição, ou seja, os candidatos à líder de assistências, aqueles que vão colocar os atacantes na cara do gol, ou achar aquele passe mágico para criar uma situação de perigo.

No futebol atual, com a necessidade de todos os jogadores participarem das ações ofensivas do time, a responsabilidade de armar o jogo não é mais somente do meia, sendo assim, não é incomum observar que os laterais, volantes, e até zagueiros, de vez em quando, surgem com um passe entrelinhas para criar uma grande chance de gol.

Confira a lista com os prováveis jogadores que poderão ser os líderes de assistências no Campeonato Brasileiro da Série B desta temporada.

Favoritos ao líder de assistências do Brasileirão Série B 2023

Élvis (Ponte Preta)

Eleito como favorito a um dos melhores meias da competição pelo portal Futebol na Veia, Élvis é o típico meia clássico, e que está em falta no futebol brasileiro. Extremamente técnico, o jogador tem facilidade para criar situações de perigo no último terço do campo, e pode encontrar um companheiro livre em apenas meio toque na bola.

Élvis foi um dos principais responsáveis pela ótima campanha da Ponte Preta, que foi campeã do Campeonato Paulista da Série A2 nesta temporada. Em 15 jogos disputados este ano, o meia marcou quatro gols e deu oito assistências. O jogador chegou ao time de Campinas em 2022, e foi peça importante no elenco que conseguiu evitar a queda no Campeonato Brasileiro da Série B no ano passado. Com a camisa da Macaca, Élvis já disputou 30 partidas, marcou sete gols, e deu nove assistências.

Régis (Guarani)

Mais um eleito pelo portal Futebol na Veia como um dos grandes meio-campistas da competição. Régis chegou ao Guarani em 2021, e fez uma temporada mágica vestindo a camisa do Bugre naquele ano.

Em 36 jogos defendendo o time de Campinas, o meia fez nove gols e deu outras 11 assistências, contribuindo, e muito, para a boa campanha que o clube fez na Série B do Campeonato Brasileiro daquela temporada, quando o time que até então era treinado por Daniel Paulista, por pouco não subiu para a elite do futebol nacional, tendo terminado o Brasileirão daquele ano na sexta colocação.

Em 2022 o jogador de transferiu para o Coritiba, visando ter maior projeção pela oportunidade de jogar a Série A, entretanto, o meia de 30 anos não teve tantas oportunidades como gostaria, passou praticamente toda a temporada no banco de reservas e foi novamente negociado com o Guarani, que enviou o lateral-esquerdo Jamerson ao time paranaense para repatriar seu antigo ídolo.

Nesta temporada, com a saída de Giovanni Augusto para o Vitória, a diretoria do Guarani agiu rápido para encontrar um substituto para a posição e aposta todas as suas fichas em Régis, para que suas exibições possam conduzir o time ao tão sonhado acesso à Série A do Brasileirão em 2024.

Eduardo Person (Ituano)

Eduardo Person veio do Guarani ao Ituano no ano de 2023. Na temporada passada, o meia de 26 anos fez uma temporada regular, participando de 28 jogos do Campeonato Brasileiro da Série B em 2022, e dando uma assistência. No início deste ano, jogador foi vendido ao Galo de Itu, e por lá encontrou o seu melhor futebol, sendo uma das peças-chave no time de Gilmar Dal Pozzo, que conseguiu se reformular durante a competição, chegando até às semifinais do estadual, sendo eliminado pelo Palmeiras.

Person marcou três gols e deu duas assistências neste ano, e assim que assumiu de vez a posição de meia armador do time, se tornou o garçom oficial da equipe. Sempre muito bem posicionado, e muito rápido em sua tomada de decisão, o meia tem muita qualidade no passe, e encontra seus companheiros entre as linhas de defesa adversária com muita facilidade.

Fábio Lima (ABC)

Um dos líderes de assistências da Copa do Nordeste com quatro, Fábio Lima faz uma ótima temporada pelo ABC de Natal, e figura entre os possíveis favoritos à líder de assistências do Brasileirão Série B em 2023. O atacante de 26 anos é o ponta-esquerdo do time treinado por Fernando Marchiori, e tem muita facilidade para chegar à linha de fundo, ou apoiar o ataque pelo meio para encontrar um companheiro melhor posicionado.

Fábio está no ABC-RN desde o ano passado e, ao longo de 61 jogos defendendo o Elefante Potiguar, já marcou nove gols e serviu seus companheiros em outras cinco oportunidades. Paraibano nascido na cidade de Santa Rita, o atacante começou sua carreira no Auto Esporte-PB em 2025, de lá para cá, o jogador passou por alguns times de seu estado natal como o CSP e o Campinense, e também jogou pelo Cianorte do Paraná.

Foi jogando pela Raposa Paraibana, em 2021, que Fábio Lima chamou a atenção dos olheiros do ABC de Natal, em 23 jogos defendendo o Campinense, o atacante marcou seis gols, e logo foi comprado pelo time potiguar. Além de jogar como ponteiro, o jogador pode assumir a função de lateral esquerdo também.

Luciano Juba (Sport)

Este jogador já foi indicado como um dos melhores pontas pelo portal Futebol na Veia, e muito provavelmente será um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro da Série B em 2023. Isso porque, além de fazer muitos gols, Luciano Juba também serve muito os seus companheiros do Sport, que vem fazendo uma ótima temporada até aqui.

O desempenho do atacante é excepcional este ano. Já marcou 12 gols e deu outras 11 assistências em 23 jogos disputados. Juba, que foi revelado nas categorias de base do Leão da Ilha, pode jogar tanto como ponta pelo lado esquerdo, como também assumir a função de centroavante de referência.

O técnico Enderson Moreira montou o Sport de uma forma que conseguiu potencializar o melhor de Luciano Juba, pois além de fazer muitos gols, o jogador também consegue servir Vágner Love, que chegou este ano em Recife e também é candidato a goleador do Campeonato Brasileiro da Série B em 2023.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.